Estratégia para formar a competência de aconselhamento psicopedagógico no profissional de Pedagogia-Psicologia em formação inicial

Main Article Content

Yunier Guerra Borrego
Lázara María Varona Moreno
Manuel Antonio Mulet González

Resumo

A formação do aconselhamento psicopedagógico como competência na formação inicial do profissional de Pedagogia-Psicologia constitui uma necessidade social, na medida em que ultrapassa a formação deste como habilidade ou modo de atuação. É concebido a partir e para o desempenho profissional, como concretização do que sabe e necessita da sua intervenção profissional, num processo de dependência à independência na prática. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é socializar uma estratégia pedagógica para a formação da competência de consultoria psicopedagógica a partir da internalização dos elementos constitutivos da mesma, sua exteriorização na prática e a reflexão avaliativa do que foi necessário, aplicado e preciso .transformar em treinamento para sua eficiência. Os métodos de pesquisa científica utilizados foram: análise-síntese, indutivo-dedutivo e modelagem, todos de natureza teórica; e a análise documental, a observação, o levantamento e o critério de especialistas, de natureza empírica, demonstraram o valor científico, a viabilidade e exequibilidade da estratégia. A estratégia, como elemento inédito, mostra o novo entendimento da formação do aconselhamento psicopedagógico como competência do profissional de Pedagogia-Psicologia na formação inicial e sua contribuição para atingir profissionais ágeis, preparados para a mudança, úteis na gestão e solução de problemas, conflitos que daí decorrem nas entidades trabalhistas de base. Favorece a conscientização das ações na formação da competência psicopedagógica consultiva e estimula a passagem para estágios superiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Guerra Borrego, Y., Varona Moreno, L. M., & Mulet González, M. A. (2023). Estratégia para formar a competência de aconselhamento psicopedagógico no profissional de Pedagogia-Psicologia em formação inicial. Mendive. Revista Educação, 21(2), e3153. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3153
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yunier Guerra Borrego, Universidad de Las Tunas

Profesor del Departamento Pedagógica Psicología

Lázara María Varona Moreno, Universidad de Las Tunas

Departamento Pedagogía Psicología, jefa de la Disciplina Didáctica y Currículum

Manuel Antonio Mulet González, Universidad de Las Tunas

Departamento Pedagogía Psicología, profesor

Referências

Álvarez, A. (2019). La educación agropecuaria. Una aproximación a sus fundamentos en la formación inicial del profesional de Pedagogía-Psicología. Revista Cognosis, 4(2), 109-122. https://doi.org/10.33936/cognosis.v4i2.1865

Batista, N. & Valcárcel, N. (2022). Determinación de la prefactibilidad en la aplicación de una estrategia pedagógica para la formación de la competencia Emprender en la educación preuniversitaria como contribución a la formación integral del estudiante. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, (15). http://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/

Castro, G., Peña, S. & Boffill, T. F. (2018). Diagnóstico y comunicación. Desafíos en la preparación profesional del licenciado en pedagogía-psicología en formación inicial. Opuntia Brava, 10(1), 143-154. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/0b25e88a-0a54-4f96-8c63-c60662190084

Contrera, M., Torres, H. F. & Martí, Y. (2022). El proceso de formación inicial de la licenciatura en Educación, PedagogíaPsicología, en Cuba. Apuntes necesarios. Revista Científica Cultura, Comunicación y Desarrollo, 7(1), 48-56

Gabarda, V., Rodríguez A. & Moreno, M. D. (2017). La competencia digital en estudiantes de magisterio. Análisis competencial y percepción personal del futuro maestro. Education Siglo XXI, 3(52), 253-274.

Guerra, Y., Peña, S., Conde, M. M. y Peña, Y. (2021a). La asesoría del profesional de Pedagogía-Psicología a directivos y docentes para prevenir problemas educativos. Revista Pertinencia Académica, 5(3), 1-15. https://doi.org/10.5281/zenodo.5739356.m

Guerra, Y., Varona, L. M. & Mulet, M. A. (2021b). Competencia de asesoría psicopedagógica: formación impostergable en el estudiante de Pedagogía-Psicología. Revista Didasc@lia, XII(6), 90-100.

Ferreira, Y. & Castro, D. (2021). Prácticas y estrategias de evaluación que desarrollan los mejores docentes en el enfoque de formación basado en competencias. Revista Educare, 25(2), 279-305.

Imbernon, F. (2007). Asesorar o dirigir. El papel del asesor/a colaborativo en una formación permanente centrada en el profesorado y en el colectivo. Revista iberoamericana sobre cambio y eficacia y cambio en educación, 5(1), 1-9. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55100108

Orozco, M. Y., Niño, J. A. & Fernández, F. H. (2020). Estrategia pedagógica para formar a padres y acudientes sobre el fenómeno del ciberacoso. Revista Espacios, 41(23).

Pérez, V.B., Baute, M., & Maldonado, M.T. (2017). La asesoría: una forma de organización para la preparación de los directivos de educación superior en la evaluación profesoral. Universidad y Sociedad, 9(3), 102-108. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus

Román, D., García, S., Torres, V. E., Pantoja, P. M., Moreno, M. C. & Calzada, A. M. (2021). Construcción teórica de la asesoría psicopedagógica. Revista Cognosis, 6(2).

Ventura, M. (2008). Asesorar es acompañar. Revista de Currículum y formación del profesorado, 12(1), 1-14. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56717073018

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.