Proposta de conteúdos para o estudo da paisagem cultural na formação do Gestor Sociocultural

Main Article Content

José Antonio Cebey Sánchez
Georgina Villalón Legrá
Yaima Mederos Jiménez

Resumo

Na formação inicial do Gestor Sociocultural, o tratamento dos conteúdos da paisagem cultural é de grande relevância pelo seu contributo para a compreensão das relações natureza-sociedade no tempo e no espaço, do património local e nacional pelas suas características naturais, históricas, sociais, culturais e econômicos, que constituem destinos turísticos famosos, objetivos estratégicos para a implementação da Agenda 2030 e construtores de identidade cultural. O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de conteúdos para o tratamento da paisagem cultural, na formação inicial desse profissional. No processo investigativo foi utilizado o modelo quantitativo com aspectos qualitativos. Os métodos teóricos: histórico-lógico, análise-síntese e indução-dedução permitiram enriquecer os fundamentos dos pesquisadores que abordaram a paisagem cultural e os métodos empíricos utilizados foram: análise documental, observação participante, entrevista e testes pedagógicos. Para validar a aplicação da proposta desenhada, foi desenvolvido um experimento pedagógico que alcançou resultados satisfatórios. Os conteúdos propostos para estudar sobre as paisagens culturais cubanas potencializam as esferas cognitivo-afetivas, o desenvolvimento de habilidades, a formação de valores e a implementação dos objetivos estratégicos do desenvolvimento sustentável, na formação do Gestor Sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cebey Sánchez, J. A., Villalón Legrá, G., & Mederos Jiménez, Y. (2023). Proposta de conteúdos para o estudo da paisagem cultural na formação do Gestor Sociocultural. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3068. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3068
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

José Antonio Cebey Sánchez, Universidad Central ¨Marta Abreu¨ de Las Villas

Licenciado en Geografía, MSc en Didáctica de la Enseñanza de la Geografía. Profesor Auxiliar del Departamento de Estudios Socioculturales,  de la Universidad Central ¨Marta Abreu¨ de Las Villas, Cuba, con más de treinta años de experiencia en la docencia.Sus principales líneas de investigación son: el paisaje cultural, gestión medioambiental y turismo cultural

Georgina Villalón Legrá, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas

Licenciada en Geografía, Dra en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular del Centro de Estudio de la Educación de la Universidad Central ¨Marta Abreu¨ de Las Villas, con más de treinta y cinco años de experiencia en la docencia. Forma parte del colectivo de expertos encargados de la instrumentación de la tarea Vida en la Educación Superior. Sus principales líneas de investigación son: la Educación Ambiental, Tarea Vida, la toponimia, programas medioambientales aplicados a las cuencas hidrográficas

Yaima Mederos Jiménez, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas

Graduada de Estudios Socioculturales. Máster en Conservación de la Biodiversidad. Profesora Auxiliar del Departamento de Estudios Socioculturales, en la Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Trabaja las líneas de investigación: consumo cultural, educación ambiental, promoción y gestión sociocultural.

Referências

Álvarez Larrain, A. (2018). El devenir histórico de los paisajes culturales de un pueblo catamarqueño (Andalhuala, Yocavil, Argentina). Revista colombiana de antropología, 54(1), 219-252.

Borges Machín, A.Y. (2020). Manual teórico-metodológico de orientación al docente para la dirección del proceso de formación de la habilidad profesional integradora, Gestión sociocultural. Feijóo.

Cambón Freire, E. del C. (2009). Paisajes culturales como patrimonio: criterios para su identificación y evaluación. Revista Científica De Arquitectura Y Urbanismo, 30(1), 1017. https://rau.cujae.edu.cu/index.php/revistaau/article/view/79

Cañizares Ruiz, M. del C. (2014). Paisajes culturales, ordenación del territorio y reflexiones desde la geografía en España. Polígonos, Revista de Geografía, (26), 147-180.

Cañizares Ruiz, M. del C. (2020). Procesos y retos en torno al patrimonio y a los paisajes culturales: una reflexión teórica desde la geografía española. Revista de Geografía Norte Grande, 76, 189-212.

Espinosa Ocallaghan, M. (2007). Paisajes culturales en el oriente cubano. La gran piedra y su entorno. Ciencia en su PC, (4), 79-90.

Fernández Díaz, D.M. y Sánchez Giner, M.V. (2021). El paisaje cultural como recurso educativo indispensable para reflexionar acerca de la relación Hombre-Naturaleza. Revista Nuevas Tendencias en Antropología, (11), 21-44.

León B., J.M. (2018). Paisaje cultural y una nueva forma de entender el Patrimonio en Ecuador. Revista Interamericana de Ambiente y Turismo, 14(2), 161-169.

López Segrera, Y. (2010). La Conservación del patrimonio cafetalero en el sudeste de Cuba: El Plan de Manejo Integral de un Paisaje Arqueológico. Apuntes 22(2), 172-183.

López Segrera, Y. (2017). Del Batey cafetalero al Paisaje Cultural: trascendencia de la autenticidad. Batey. Revista Cubana de Antropología Sociocultural, 9(9), 69-76.

Martínez Casanova, M. (2018). Gestión Sociocultural. Félix Varela: La Habana

Martínez-Osorio, P.A., Martínez-Ochoa, F.H. y Castellanos-Tuirán, A. (2020). Paisaje e imaginarios urbanos: dinámicas en la construcción de identidad y sentido de lugar en Sincelejo, Colombia. Estoa, 9(18), 37-44. DOI: 10.18537/est.v009.n018.a03

Melero Lazo, R.N. (2015). Paisaje Culturales. En Monumentos Nacionales de la República de Cuba, Collage Ediciones, Consejo Nacional de Patrimonio. La Habana.

Rigol Savio, I. (2014). Programa de Desarrollo del Caribe. Gestión de Paisajes culturales. Módulo 4. Oficina Regional de Cultura para América Latina y el Caribe de la UNESCO. La Habana.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)