Projetos com técnicas EduScrum na formação de professores de Educação Artística

Main Article Content

Julio Leyva Haza
Ramón Hurtado Guerra
Yusimí Guerra Véliz

Resumo

Um desafio atual na Educação Artística é alcançar a aprendizagem colaborativa, tanto na gestão do conhecimento quanto na criação. Isso requer a mudança para novas metodologias, como aprendizado baseado em projetos e EduScrum, que enfatizam o trabalho em equipe. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da aprendizagem colaborativa dos alunos na criação de uma obra plástica tridimensional, através de um projeto, seguindo as técnicas EduScrum, na disciplina Formação Artística III na carreira docente em Educação Artística . na Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, Cuba, no ano letivo 2020-2021. Assumiu-se uma metodologia dialético-materialista que integra métodos quantitativos e qualitativos, a partir de um desenho de séries cronológicas com um único grupo para avaliar a aprendizagem colaborativa dos alunos nas cinco fases em que se dividiu o processo de criação. As avaliações foram realizadas por meio de uma rubrica criada para esse fim. Os resultados das qualificações formaram uma série temporal a partir da qual se avaliou a evolução das equipas. Trabalhamos com uma amostra intencional de oito alunos no ano letivo 2020-2021. Os progressos progressivos experimentados pelas equipas nas avaliações de cada fase, tanto do ponto de vista cognitivo como pelo seu impacto positivo na motivação, sugerem que a aprendizagem colaborativa dos alunos foi reforçada com a realização do projeto com recurso às técnicas do EduScrum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Leyva Haza, J., Hurtado Guerra, R., & Guerra Véliz, Y. (2022). Projetos com técnicas EduScrum na formação de professores de Educação Artística. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1190–1206. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3027
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Julio Leyva Haza, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas. Villa Clara. Cuba.

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular del Centro de Estudios de Educación.

Ramón Hurtado Guerra, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas. Villa Clara. Cuba.

Licenciado en Educación, Instructor de Arte. Profesor Asistente del Departamento de Educación Artística.

Yusimí Guerra Véliz, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas. Villa Clara. Cuba.

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular del Departamento de Ciencias Exactas.

Referências

Álvarez-Rodríguez, M.D. y Bajardi, A., (2015). Arte colaborativo e identidad en la formación inicial del profesorado. Reidocrea, monográfico: 115-120. http://hdl.handle.net/10481/37125. DOI: 10.30827/Digibug.37125

Delhij, A., van Solingen, R. y Wijnands, W. (2015). La guía de eduScrum. Las reglas del juego. España. https://docplayer.es/11549591-La-guia-de-eduscrum-las-reglas-del-juego -setiembre-de-2015-desarrollado-por-el-equipo-de-eduscrum.html

Hurtado, R., Leyva, J., y Guerra, Y., (2021). La hibridación de tendencias educativas enfocada en la formación humanista del profesorado de artes. Revista Varela, 21(59), 116127. http://www.revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/1213

Kuz, A., Falco, M., y Giandini, R. S. (2018). Comprendiendo la Aplicabilidad de Scrum en el Aula: Herramientas y Ejemplos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (21), e07. https://doi.org/10.24215/18509959.21.e07

Mariño, S., Cardozo, G., y Alfonzo, P. (2021). Agilidad en el aprendizaje activo: propuesta en la asignatura modelos y simulación. Mendive. Revista de educación, 19(2), 542-554. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2351

Martín, S. (2020). Aplicación de las Metodologías Ágiles al proceso de enseñanza-aprendizaje universitario. Revista d'Innovació Docent Universitària, 20(12), 62-73. http://dx.doi.org/10.1344/RIDU2020.12.7

Onieva, J. L. (2018). Scrum como estrategia para el aprendizaje colaborativo a través de proyectos. Propuesta didáctica para su implementación en el aula universitaria. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 22(2), 509-527. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i2.7735

Rodríguez, C. J. (2016). Ambientes de aprendizaje colaborativo y creación colectiva en 3 weeks bside project experience. Revista SOBRE, 2, 09-24. https://doi.org/10.30827/5046.

Salido-López, P. V. (2021). La Educación Artística ante el reto de enseñar a aprender: un estudio de caso en la formación de docentes. Arte, Individuo y Sociedad, 33(4), 1429-1447. https://doi.org/10.5209/aris.72439

Timkyw, N., Bournissen, J. M. y Tumino, M. C. (2020). Scrum como Herramienta Metodológica para el Aprendizaje de la Programación. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (26), e9. https://doi.org/10.24215/18509959.26.e9