Auto-percepções dos professores estagiários sobre o seu papel pedagógico e desempenho profissional

Main Article Content

Claudine Glenda Benoit Ríos
Héctor Vega Pinochet

Resumo

A autopercepção das capacidades de ensino é um factor importante para examinar a forma como o processo académico dos estudantes universitários é levado a cabo. Neste contexto, o objectivo desta investigação era analisar as percepções dos professores estagiários do último ano relativamente ao seu processo de formação e à aquisição de estratégias para enfrentar o mundo do trabalho. A investigação corresponde a um estudo descritivo, baseado numa abordagem qualitativa. A amostra era não-probabilística e intencional, constituída por 37 professores estudantes chilenos. A informação foi recolhida por meio de um questionário elaborado numa plataforma digital. De acordo com o conteúdo temático das respostas abertas, foram analisadas as categorias de formação académica, formação para a vida profissional e papel docente. Os principais resultados concentram-se nos pontos fortes identificados pelos professores estagiários sobre si próprios, incluindo: desenvolvimento de aspectos didácticos e disciplinares, capacidades de comunicação, vocação pedagógica e formação abrangente. Entre as fraquezas do processo está a falta de experiência prática e o controlo deficiente do grupo. Embora se destaquem sentimentos positivos como confiança e empenho ou o desenvolvimento de estratégias, os resultados revelam autopercepções com avaliações negativas, tais como a presença de receios e apreensões associadas à resolução eficaz de problemas, empregabilidade e colocação no emprego, e a realização das expectativas que outros têm em relação ao seu papel docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Benoit Ríos, C. G., & Vega Pinochet, H. (2022). Auto-percepções dos professores estagiários sobre o seu papel pedagógico e desempenho profissional. Mendive. Revista Educação, 20(3), 790–808. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2864
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Claudine Glenda Benoit Ríos, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Académica Departamento de Didáctica, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción, Chile. Títulos y grados: • Profesor de Español (Universidad de Concepción) • Doctor en Lingüística (Universidad de Concepción) • Magíster en Lingüística (Universidad de Concepción) • Licenciado en Educación, mención Español (Universidad de Concepción) • Diplomado en Práctica Reflexiva para Docentes y Formadores (Centro de Investigación para la administración educativa, México) • Diplomado en Innovación de la Docencia para la Educación Superior (Laspau) • Diplomado en Innovación en la enseñanza de la Ciencia, Tecnología, Ingeniería, Humanidades y Matemáticas, STHEM (Laspau)

https://orcid.org/0000-0002-1791-2212

Héctor Vega Pinochet, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Académico Departamento de Ciencias del Lenguaje y Literatura, Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción, Chile.

Títulos y grados:

• Profesor de Inglés (Universidad de Concepción)

• Magíster en Lingüística (Universidad de Concepción)

• Licenciado en Educación (Universidad de Concepción)

• Diplomado en Innovación en la enseñanza de la Ciencia, Tecnología, Ingeniería, Humanidades y Matemáticas, STHEM (Laspau)

Referências

Asensio, I. y Ruiz, C. (2017). Medida y evaluación de las creencias sobre la profesión de los maestros en formación. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(3), 79-91. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.20.3.265231

Cadavieco, J., Martínez, M. y Cabezas, I. (2016). El trabajo colaborativo en la educación superior: una competencia profesional para los futuros docentes. Educação & Sociedade, 37(135), 519-538. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016147914

Gibbs, G. (2012). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Morata.

Iglesias, A. y Southwell, M. (2020). Los profesores principiantes y su inserción laboral en las escuelas secundarias de la Ciudad de Buenos Aires. Revista de estudios y experiencias en educación, 19(40), 71-89. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20201940iglesias4

Medina Hernández, M., Fabé González, I. y Mena Lorenzo, J. (2021). Competencias profesionales pedagógicas del Licenciado en Educación, Economía. Estrategia didáctica desde la Economía Política. MENDIVE, 19(3), 920-935. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2566

Méndez Garrido, J. y Conde Vélez, S. (2018). La autorreflexión inicial: una estrategia para la mejora de la práctica docente. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21(1), 17-31. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.21.1.270591

Mujica, F. y Orellana, N. (2018). Autopercepción de la vocación en docentes de educación física escolar en Chile. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, 27, 203-229. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i27.2563

Otzen, T. y Manterola C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población a estudio. Int. J. Morphol., 35(1), 227-232. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i4.9468

Perlado, I., Muñoz, Y. y Torrego, J. (2019). Implicaciones de la formación del profesorado en aprendizaje cooperativo para la educación inclusiva. Profesorado, 23(4), 128-151. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i4.9468

Pompa Montes de Oca, Y. y Pérez López, I. (2015). La competencia comunicativa en la labor pedagógica. Universidad y Sociedad, 7(3), 160-167. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202015000200023

Ramírez, U. y Barragán, J. (2018). Autopercepción de estudiantes universitarios sobre el uso de tecnologías digitales para el aprendizaje. Apertura (Guadalajara, Jal.), 10(2), 94-109. https://doi.org/10.32870/ap.v10n2.1401

Rojas, C., Breijo, T. y Novo, M. (2018). El desarrollo de la habilidad ubicación temporal con enfoque profesional en la formación del maestro primario. MENDIVE, 16(1), 79-92. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1289

Ruffinelli, A. (2013). La calidad de la formación inicial docente en Chile: la perspectiva de los profesores principiantes. Calidad en la educación, 39, 117-154. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-45652013000200005

Sánchez, G. y Jara, X. (2018). Habilidades profesionales asociadas a la docencia. Fijando posiciones de profesores en formación. SOPHIA AUSTRAL, 22, 247-269. http://dx.doi.org/10.4067/S0719-56052018000200247

Solís, M., Núñez, C., Vásquez, N., Contreras, I. y Ritterhaussen, S. (2016). Problemas en la inserción profesional de profesores: necesidad de mentoría. Estudios Pedagógicos 42(4), 201-221. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000500012