Metodologia para a avaliação do desenvolvimento integral no processo educativo da criança pré-escolar

Main Article Content

Yaser Ramírez Benítez
Bárbara Bermúdez Monteagudo
Lidia Mercedes Lara Díaz

Resumo

A avaliação no processo educativo é fundamental para direcionar o desenvolvimento da criança pré-escolar de forma integral. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da implementação de uma metodologia de avaliação do desenvolvimento integral no processo educativo de crianças pré-escolares. Para a implementação da metodologia, foi selecionado o Círculo Infantil “Veinte Primaveras” do município de Cienfuegos, no ano letivo 2018-2019. A amostra da pesquisa foi composta por 93 alunos, segundo critérios de seleção: crianças entre o 4º e o 6º ano de vida (entre 3 e 6 anos), permanência de 6 meses na instituição.Foram utilizados métodos teóricos para a realização da pesquisa. (histórico-lógico, analítico-sintético e modelagem) e empírico (observação, entrevista, análise documental e grupo de discussão) A aplicação da metodologia na prática educativa permitiu aos educadores expressar uma opinião positiva sobre a proposta: a metodologia oferece ações ordenadas para direcionar a avaliação do desenvolvimento integral durante o processo educativo, a proposta oferece ações que permitem a troca educador-família para realizar a avaliação, e permite o uso de diversas situações pedagógicas para avaliar o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança e tomar decisões sobre sua educação e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ramírez Benítez, Y., Bermúdez Monteagudo, B., & Lara Díaz, L. M. (2022). Metodologia para a avaliação do desenvolvimento integral no processo educativo da criança pré-escolar. Mendive. Revista Educação, 20(2), 555–568. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2834
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Cáceres, Y, y Benavides, Z. (2019). La evaluación del desarrollo integral de los niños de la primera infancia desde lo social-personal. Varona. Revista Científico-Metodológica, 69, 1-6. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382019000200006

Chan, J. Y. C., & Scalise, N. R. (2022). Numeracy skills mediate the relation between executive function and mathematics achievement in early childhood. Cognitive Development, 62, 101-154. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2022.101154

Franco, O. (2016). Introducción a la didáctica para escuelas pedagógicas. Especialidad Preescolar. Editorial Pueblo y Educación.

Förster, C. E. (2017). Alfabetización evaluativa de los docentes. En Förster, C. (Ed.), El poder de la evaluación en el aula. Mejores decisiones para promover aprendizajes (pp. 13-42). Ediciones UC.

Marcaida Pérez, M. Y., Carreño Ortega, M. D., & Sánchez Pérez, M. O. (2017). Procedimientos lúdicos para la enseñanza del inglés en los niños preescolares. Revista Conrado, 13(60), 191-196. Recuperado a partir de https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/595

Mazó Machado, M. A., & Cruz Cruz, D. C. L. (2018). La motricidad fina en la primera infancia. Talleres de preparación a docentes. Ciencias pedagógicas, 11(2), 209220. Recuperado a partir de http://www.cienciaspedagogicas.rimed.cu/index.php/ICCP/article/view/128

Lorenzo-Román, K., Rodríguez Rivero, L., & Fernández-Escanaverino, E. M. (2021) Proceder metodológico para la utilización de videos educativos en la formación del profesor de Matemática. Revista Márgenes, 9(3), 88-104. Recuperado a partir de https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/margenes/article/view/1264

Matos, Y, y Sánchez, JV. (2016). Procederes metodológicos: vía para implementar las estrategias curriculares. Educación y Sociedad, 14(1),52-61. Recuperado a partir de https://revistas.unica.cu/index.php/edusoc/article/view/149

Pozo, M, y Henríquez, L. (2021). Proceder metodológico para el uso del método exposición problémica desde la informática. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 13, 2, 113-125. Recuperado a partir de https://www.eumed.net/es/revistas/atlante/2021-febrero/exposicion-problemica-informatica

Sánchez, G. I., & Jara, X. E. (2022). Habitus en torno a la evaluación. (Des) encuentro entre medición y comprensión. Revista Electrónica Educare, 26(1), 1-20. Recuperado a partir de https://zenodo.org/record/4891347 ; https://doi.org/10.5281/zenodo.4891347

Suárez, A; Cruz-Cruz, C; Díaz- Izaguirre, Y. (2018). Estrategia para la preparación técnico-metodológica de los docentes de círculos infantiles en educación musical. EduSol, 18(62), 2- 9. Recuperado a partir de https://www.redalyc.org/journal/4757/475756618013/

Rojas-Hidalgo, M., Pino-Pupo, C. E., & Ponce-Reyes , S. A. (2021). Comportamiento histórico del proceso educativo de la Primera Infancia en el Círculo Infantil, con énfasis en la evaluación. LUZ, 20(2), 48-63. Recuperado a partir de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1105

Vallejo Ruiz, M. & Torres Soto, A. (2020). Concepciones docentes sobre la calidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje de la educación preescolar. Revista Electrónica Educare, 24(3), 1-20. http://doi.org/10.15359/ree.24-3.13

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)