Fundamentos de um modelo de formação para educadores pré-escolares que dirigem Educação Física

Main Article Content

Rasciel de la Caridad Zayas Acosta
Juan Francisco Pérez Torres
Faustino Camejo León
Gustavo Pacheco Ruíz

Resumo

O III Aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Educação da Primeira Infância aponta como uma das principais aspirações a preparação dos educadores para liderar um processo educacional de maior qualidade; onde atendem todas as áreas de desenvolvimento, dentre as quais está a área de Educação Física. O objetivo deste artigo é estabelecer um modelo de formação de educadores para o aprimoramento dos rumos da área de Educação Física, como parte do processo educativo na infância pré-escolar. O método dialético-materialista assume-se como o método mais geral, o que permite a determinação de um sistema de métodos teóricos, entre eles: métodos lógicos como modelagem, sistêmico e estrutural-funcional; bem como os procedimentos que compõem o método: análise e síntese, indução e dedução. A população selecionada foi de 32 educadores e 25 gestores. O resultado da pesquisa se expressa em um modelo de formação de educadores e revela os componentes nos níveis teórico, metodológico e processual. Como conclusões, estabelecem-se os vínculos entre a direção do processo educativo que desenvolve a Educação Física na infância pré-escolar e as ações formativas para a transformação das ações dos educadores, como protagonistas do processo que desenvolvem, para promover o aprimoramento profissional. o humano, a partir do estabelecimento de vínculos interdisciplinares, identificando os problemas e potencialidades do contexto infantil, bem como a inclusão do autoaperfeiçoamento direcionado e da complementação colaborativa a partir da prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Zayas Acosta, R. de la C., Pérez Torres, J. F., Camejo León, F., & Pacheco Ruíz, G. (2021). Fundamentos de um modelo de formação para educadores pré-escolares que dirigem Educação Física. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1229–1246. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2562
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Rasciel de la Caridad Zayas Acosta, Universidad "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Trabaja en el departamento de educación física de servicio de la Universidad de Pinar del Río. Profesor Auxiliar, Doctor en ciencias de la Educación

Referências

Burguet, N., Valcárcel & Burguet, I. (2017). La consultoría como opción para la capacitación en Buenas Prácticas de Farmacovigilancia. Revista CENIC Ciencias Biológicas, 48(2), 33-40. https://revista.cnic.cu/index.php/RevBiol/article/view/22

Blanco, A. (2008). Reflexiones necesarias para la concepción de la capacitación en el marco del postgrado. Revista Pedagogía Universitaria, XIII (4).

Díaz Vera, E.; López Rodríguez del Rey, M.M., & Bermúdez Monteagudo, B. (2015). La capacitación profesional de las promotoras del programa Educa tu Hijo. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 100-107. Recuperado en 25 de noviembre de 2021, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202015000300015&lng=es&tlng=es

UNESCO (2015). Carta Internacional de la Educación Física y el Deporte. UNESCO.

INDER (2019). Precisiones metodológicas de la Educación Física y el Deporte para todos 2019-2020 del INDER en Cuba. La Habana: INDER

Infante & Breijo (2017). Mirada histórica al proceso de Capacitación en el Mundo. Mendive. Revista de Educación, 15(1), 57-64.

Legrá, A.A. (2018). Elementos teóricos y prácticos de la investigación científico tecnológica. ISMM: Cuba. Recuperado a partir de https://universoabierto.org/2019/06/24/elementos-teoricos-y-practicos-de-la-investigacion-cientifico-tecnologica/

Leontiev, (1981). Actividad, conciencia y Personalidad. La Habana: Pueblo y Educación.

MES (2019). Reglamento de Posgrado del Ministerio de Educación Superior de la República de Cuba (RM 140/2019). Cuba: MES

MES (2017). Plan educativo de la Primera Infancia. Ministerio de Educación, Cuba © Editorial Pueblo y Educación, ISBN 978-959-13-3188-5

Torres Ramos, Y.H., Pérez Travieso, I. (2017) La capacitación a ejecutores en el empleo de los medios didácticos. Praxis Investigativa ReDIE: revista electrónica de la Red Durango de Investigadores Educativos, 9(16) ISSN-e 2007-5111. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6558223

Valle, A. (2012). La investigación pedagógica: otra mirada. La Habana: Pueblo y Educación.

Vigotski (1981). Pensamiento y lenguaje. La Habana: Pueblo y Educación.

Zayas, R. (2019) Estrategia de capacitación para el mejoramiento de la Educación Física en la infancia preescolar ISSN: 19962452 RNPS: 2148 Revista de Ciencia y tecnología en la Cultura Física Pódium, 14(2): 204-221 Disponible en: https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/816

Zayas, Valcárcel & Vento (2019). Caracterización de la capacitación a educadoras de la infancia preescolar que dirigen la Educación Física. Mendive. Revista de Educación, 17(3), p. 421-436 Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1552