Treinamento para prática pedagógica com crianças Asperger

Main Article Content

Kathleen Santos Basilio
Edwin Roger Esteban Rivera

Resumo

No Peru e no mundo, defende-se a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, inclusive crianças com síndrome de Asperger, na educação básica regular; Porém, essa tão esperada inclusão não traz os resultados devido a múltiplos fatores, um deles é o despreparo dos professores para a prática docente. Com o objetivo de ajudar os professores a terem referências para aplicá-los em seu trabalho profissional, compartilhamos a experiência do programa Educação Sem Limites, voltado para professores que trabalham com crianças Asperger. A pesquisa foi abordada com o método experimental e trabalhou com 29 professores do nível inicial, que atuam em instituições públicas e que têm pelo menos um aluno Asperger em sala de aula. Utilizou-se a técnica de observação e a ficha de observação para a coleta de dados sobre a prática docente. O processamento foi realizado com o programa estatístico SPSS 24 e como resultado existe uma diferença estatística entre o escore de observação antes e após a intervenção, encontrando um valor t de Student t = -17,042 menor que t = -1,701, concluindo que é vital treinar professores para contribuir para o sucesso da inclusão de crianças Asperger na educação básica regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santos Basilio, K., & Esteban Rivera, E. R. (2021). Treinamento para prática pedagógica com crianças Asperger. Mendive. Revista Educação, 19(4), 1080–1090. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2545
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Kathleen Santos Basilio, Universidad Nacional Hermilio Valdizán

Psicóloga de profesión, maestra en Investigación y Docencia Superior, docente en la Universidad Nacional Hermilio Valdizán.

Edwin Roger Esteban Rivera, Universidad Nacional Hermilio Valdizán

Dr. en Ciencias de la Educación, Director de la Unidad de Posgrado, facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Hermilio Valdizán, Perú.

Referências

Alonzo, D. C. & Aguilar, E. K. (2020). Estrategia metodológica inclusiva para niños con síndrome de asperger en las clases de Educación Física. Revista Cognosis. Revista de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación, 5(1), 19-32. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/2182

Bedor, L. P. (2018). La formación continua de los docentes para la inclusión de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Espirales. Revista Multidisciplinaria de investigación, 2(20). http://www.revistaespirales.com/index.php/es/article/view/338/302

Cabrera, M. & Medina Azócar, M. (2017). El docente de aula regular y la atención educativa de niños que presentan Sindrome de Asperger. Dialógica: revista multidisciplinaria, 14(1), 50-86. http://revistas.upel.edu.ve/index.php/dialogica/article/view/5769

Comboni, S., Juárez, J. M. & Garnique, F. (2010). De la educación especial a la educación inclusiva. Argumentos. Estudios críticos de la sociedad, 62, 41-84. https://argumentos.xoc.uam.mx/index.php/argumentos/article/view/352

Contreras, P. (2018). Trastorno del Espectro Autista (TEA). Psiquiatría y Salud Mental, 35(1/2), 114-121.

Esteban Rivera, E. R. (2007). Cómo elaborar proyectos de investigación en educación. Graficentro.

Fortuny, R. & Sanahuja, J. M. (2020). Comparativa de las estrategias metodológicas utilizadas en dos escuelas inclusivas con alumnado con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Revista Educación, 44(1), 15-30. https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.36889

Gómez Galeano, N. M. (2013). Estrategias Metodológicas aplicadas por los docentes para la atención de niñas(os) con necesidades educativas especiales, asociados a una discapacidad en III Grado A de la Escuela Oscar Arnulfo Romero. Revista Científica de FAREM-Estelí, (6), 1-5. https://rcientificaesteli.unan.edu.ni/index.php/RCientifica/article/view/529

González-Alba, B., Cortés-González, P. & Mañas-Olmo, M. (2019). El Diagnóstico del síndrome de Asperger en el DSM-5. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 17(2), 332-353. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-21612019000200006&lng=es&tlng=es

Pichot, P. (1995). DSM-IV Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales. American Psychiatric Association de Washington.

Ramón Santiago, P., Aquino Zúñiga, S. & García Martínez, V. (2015). Necesidades educativas especiales (NEE) del nivel básico del Estado de Tabasco (Estudio diagnóstico). En V. García Martínez, S. Aquino Zúñiga, J. Izquierdo, & P. Ramón Santiago, Investigación e innovación en inclusión educativa. Diagnósticos, modelos y propuestas (pp. 35-50). Durango: Red Durango de Investigadores Educativos, A.C. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6296981

Reynoso, C., Rangel, M. J. & Melgar, V. (2017). El trastorno del espectro autista: Aspectos etiológicos, diagnósticos y terapéuticos. Revista médica del Instituto Mexicano del Seguro Social, 55(2), 214-222. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=71938

Valenzuela, B., Lúgigo, M. G. & Ángeles, C. Á. R. de los. (2015). Inclusión educativa, una aproximación a sus condiciones en educación básica en el estado de Sonora. En V. García Martínez, S. Aquino Zúñiga, J. Izquierdo, & P. Ramón Santiago, Investigación e innovación en inclusión educativa. Diagnósticos, modelos y propuestas (pp. 69-81). Red Durango de Investigadores. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6296979

Vásquez, B. & Del Sol, M. (2017). Características Neuroanatómicas del Síndrome de Asperger. International Journal of Morphology, 35(1), 376-385. https://doi.org/10.4067/S0717-95022017000100060

Zapata, M. E., Beltran, C., Martinez, J. & Cuartas, J. M. (2020). Desempeño Intelectual en el Síndrome de Asperger. Cuadernos Hispanoamericanos de Psicología, 20(1), 1-16. https://revistas.unbosque.edu.co/index.php/CHP/article/view/3277