A melhoria dos professores de Matemática: um desafio para o ensino secundário básico

Main Article Content

Jorge Antonio Díaz Lozada
Luisa Manuela Martínez O'Farrill

Resumo

A sociedade do conhecimento trouxe transformações profundas em todas as esferas, incluindo a educação. Isto exige novas formas de pensar e agir a fim de desenvolver uma prática educativa que responda às exigências sociais. No entanto, a crescente falta de professores é um desafio que não é satisfeito com a graduação nas universidades e escolas pedagógicas. Outro elemento a ter em conta é que muitos professores só têm uma formação abrangente sem especialização de disciplinas. Como resultado, os professores não satisfazem as necessidades da escola, nem quantitativa nem qualitativamente. Daí a importância de implementar processos de melhoria que elevem a qualidade da sua preparação para que os professores possam valorizar o seu trabalho e ser devidamente apreciados pela sociedade. Este documento visa caracterizar a melhoria necessária para os professores com base na sua própria experiência e opiniões. Para este fim, um curso é concebido de uma forma flexível, em que os próprios professores identificam as suas próprias necessidades de melhoria e reflectem sobre a sua relevância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Díaz Lozada, J. A., & Martínez O'Farrill, L. M. (2021). A melhoria dos professores de Matemática: um desafio para o ensino secundário básico. Mendive. Revista Educação, 19(1), 86–102. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2071
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Jorge Antonio Díaz Lozada, Universidad Tecnológica de La Habana

Profesor Titular,Doctor en Ciencias, SubDirector Docente Instituto de Ciencas Básicas, de la Universidad Tecnológica de La Habana

Luisa Manuela Martínez O'Farrill, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona

Profesora Titular, Doctora en Ciencias Pedagógicas

Laboratorio en la Facultad de Ciencias de la Educación

Referências

Camacho, M. (2016). La configuración de la práctica docente en el marco de la formación por competencias: un estudio en educación primaria. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores. 3(5), 1-33. https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/500

Delors, J. (1996). Los cuatro pilares de la educación. En La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI. España: Santillana/UNESCO. 91-103.

García, G., Addine, F. & Castro, O.J. (2010). La superación permanente. Universidad 2010, Curso llevado a cabo en el Congreso Universidad 2010, La Habana, Cuba.

García, F. J., Barquero, B., Florensa, I. & Bosch, M. (2019). Diseño de tareas en el marco de la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Avances de Investigación en Educación Matemática, 15, 75- 94. https://www.aiem.es/index.php/aiem/article/view/267

Gil, R.L. (2018).La formación docente: Horizontes y rutas de innovación. Buenos Aires: Librería Latinoamericana de Ciencias Sociales.

Hernández, D. & Lezama, F. (2019). Configuración de la identidad de profesores de Matemática de educación secundaria a partir de un proceso de profesionalización: Un estudio de caso. Perspectiva Educacional, 58(1), 26-58. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-97292019000100026&lng=e&nrm=iso

Lalangui, J.H., Ramón,M.A. & Espinoza,E.E. (2017). Formación continua en la formación docente. Revista Conrado,13(58), 30-35. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/469

Ministerio de Educación. (2014). Resolución Ministerial 200/2014 del Ministerio de Educación.

Ministerio de Educación. (2019). Resolución ministerial 140/2019 del Ministerio de Educación.

Ministerio de Educación Superior. (2018).Resolución Ministerial 2/2018 del Ministerio de Educación Superior.

Miranda, C. Rivera, P, Salinas, S. & Muñoz, E. (2010) ¿Que hace a la formación permanente de profesores eficaz? Estudios Pedagógicos, 36(2), 135-151 https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052010000200008

Nieva, J.A. & Martínez, O. (2016). Nueva mirada sobre la formación docente. Universidad y Sociedad, 8(4), 14-21. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202016000400002

Salgado, C., Juan, D.T. & Mederos, J.A. (2014). Perfeccionamiento del sistema de superación de los docentes en una escuela de capacitación. Referencia Pedagógica. 1, 106-118 https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/43

UNESCO. (2016). Informe de resultados. TERCE: Tercer estudio regional comparativo y explicativo. Factores asociados. Resumen ejecutivo. Perfiles Educativos, 38(152), 204-217. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2016.152.57607