Formação da competência de investigação nos alunos da carreira Bacharelato em Educação Inglês Língua Estrangeira

Main Article Content

Guillermo Olazábal Vega
Alisvech Aguila Carralero

Resumo

O actual cenário mundial exige uma reconceptualização do processo de formação dos profissionais da educação; por isso, a ênfase é colocada no desenvolvimento de competências que possam apoiar o desempenho profissional adequado. Este artigo visa propor uma descrição estrutural-conceptual da competência de investigação para a formação dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Inglesa. Foram utilizados diferentes métodos, incluindo: análise e síntese, indução-dedução, análise documental sobre a base legal que apoia a formação de competências de investigação no Ensino Superior e, em particular, na carreira, a observação dos estudantes no exercício da defesa do diploma e do trabalho e técnicas como o inquérito aos estudantes e professores. Os resultados obtidos através da triangulação metodológica indicam como avaliação mais significativa que existem deficiências de formação na ordem da investigação nos estudantes da carreira em estudo e que parte deles pode ser apoiada pela presença vaga de propostas relacionadas com a descrição estrutural-conceptual da competência de investigação, necessária para a sua formação nos estudantes da referida carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Olazábal Vega, G., & Aguila Carralero, A. (2020). Formação da competência de investigação nos alunos da carreira Bacharelato em Educação Inglês Língua Estrangeira. Mendive. Revista Educação, 18(3), 515–527. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1979
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Guillermo Olazábal Vega, Universidad de Camaguey ¨Ignacio Agramonte Loynaz¨

Máster en Ciencias de la Educación Superior. Profesor asistente del Departamento de Lenguas Extranjeras de la Universidad “Ignacio Agramonte y Loynaz”.

Alisvech Aguila Carralero, Universidad de Camaguey ¨Ignacio Agramonte Loynaz¨

Licenciada en Derecho, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular e investigadora del Centro de Estudios de Ciencias de la Educación ¨Enrique José Varona¨ de la Universidad de Camaguey.

Referências

Arrieta Padilla, W., y Ocón Barrios, A.(2018). "La competencia investigativa en la formación docente. Caso programa licenciatura en matemáticas de la Universidad de Sucre". Boletín Redipe 7(10):130-38.

Ayala Garcia, E. T. T., y Barrera Prieto, J. M.(2018). "Competencias investigativas en docentes universitarios. El caso del departamento de arquitectura de la Universidad Francisco de Paula Santander". Revista Perspectivas 3(1):71-84.

Cerda, H. (2007). "La investigación formativa en el aula". Bogotá, Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.

González Espino, Y. (2017). "¿Cómo evaluar la competencia investigativa desde la responsabilidad social universitaria?" Revista Cubana de Educación Superior 36(2):4-13.

Horruitiner, P. (2006). "La Universidad Cubana: el modelo de Formación". La Habana: Editorial "Félix Varela".

Mas Torelló, Ó. (2011). "El profesor universitario: sus competencias y formación". Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado 15(3):195-211.

Ministerio de Educación Superior (2016). Plan de Estudio D: Carrera Licenciatura en Educación: Lenguas Extranjeras. La Habana: MES.

Montejo Lorenzo, M. N. (2016). "La preparación y edición de artículos científicos en el proceso de formación del investigador". Pedagogía Universitaria 21(1).

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2009). "La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo". París: UNESCO

Parra Herrera, Y., Colunga Santos, S. & Carvajal Hernández, B. (2016). Niveles y patrones de logro para la formación de la competencia investigativa en el psicólogo. Humanidades Médicas, 16(3), 475-488.

Paz Saavedra, L.E., Fierro Marcillo, Y.P (2015). Competencias investigativas en los docentes beneficiados por la estrategia de formación y acceso para la apropiación pedagógica de las TIC. Tendencias. 16(1):175-194.

Ravelo Peña, M., Bonilla Vichot, I. de la C., Martell Socarras, M. y Toledo González, M. (2019). "La formación y desarrollo de la competencia investigativa, una experiencia en Pinar del Río". Mendive. Revista de Educación 17(1):54-68.

Ruiz Corbella, M., y Aguilar Feijoo, R. M.(2017). "Competencias del profesor universitario: elaboración y validación de un cuestionario de autoevaluación". Revista iberoamericana de educación superior 8(21):37-65.

Soriano Roque, M. M. (2004). "El profesor universitario ante los retos del mundo de hoy: sus competencias laborales". Contexto educativo: revista digital de investigación y nuevas tecnologías (30):3.

Tobón, S. (2014). Proyectos formativos: teoría y metodología. 1 ed. México: Pearson Educación.