Validade do pensamento político de Che: a formação de valores na faculdade pedagógica

Main Article Content

Maite Naranjo Castilla

Resumo

O pensamento político de Che é inerente ao argumento marxista. A universalização do ensino exige um profissional cada vez mais preparado para interpretar, avaliar e explicar a realidade e contribuir para a sua transformação; ele será o portador de valores morais que o farão um profissional de excelência. O objetivo deste trabalho é apresentar um sistema de atividades que contribua para a promoção da formação de valores no colégio pedagógico da pré-universidade a partir da vigência do pensamento político de Che. O método dialético-materialista é utilizado como método geral, permitindo o estudo do objeto como processo e a determinação de seus componentes, bem como de suas contradições. O método histórico-lógico foi usado como métodos e técnicas investigativas para aprofundar o pensamento político de Che, suas regularidades e qualidades; análise documental, para obter informações autênticas e confiáveis ​​sobre as características do heróico guerrilheiro; as entrevistas com os alunos, para analisar o nível de conhecimento sobre o pensamento político do Che e a observação das atividades extra-pedagógicas, que permitiram especificar o diagnóstico obtido. Foi implementado um sistema de atividades que integra o trabalho educativo de diferentes agentes socializadores durante as atividades extraeducativas. Mudanças significativas foram introduzidas no modo de ação dos alunos, por meio do estudo do pensamento político de Che.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Naranjo Castilla, M. (2021). Validade do pensamento político de Che: a formação de valores na faculdade pedagógica. Mendive. Revista Educação, 19(3), 893–908. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2329
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Maite Naranjo Castilla, Univercidad Máximo Gómez Baéz

Profesora Asistente

Referências

Álvarez de Zayas, C. (1995) La pedagogía como ciencia. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Almarales, M., Laguna, J. A. y Pilozo, R. A. (2019). La formación de valores en los estudiantes de Licenciatura en Educación Economía. Antecedentes históricos. Revista LUZ, 18(4), 49-57. https://www.redalyc.org/jatsRepo/5891/589162002007/html/

Salles, M y Turro, M. (2015). El legado guevariano desde sus potencialidades axiológicas, presencia y urgencia en la universidad cubana actual. Revista EduSol, 15(52), 69-81. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475747193007

Amaro, M. C. (2015) El Dr. Ernesto Guevara de la Serna, en el aniversario 87 de su natalicio. La Habana. Sociedad Cubana Historia de la Medicina.

Diccionario de Filosofía. (1984) Moscú, Editorial Progreso.

Fabelo, J. R. (1989) "Práctica, Comunicación y Valoración". La Habana Editorial Ciencias Sociales.

Fernández, A., y Ávila, M. (2020). La formación de valores en Secundaria Básica mediante textos de José Martí: una experiencia docente. Revista Opuntia Brava, 12(4), 293-309. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/949

González, R., Cardentey, J. (2016). Educación en valores de estudiantes universitarios. Revista Humanidades Médicas, 16(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202016000100011

Hernández, Y., Pérez, R. (2017) La educación en valores de los estudiantes universitarios: una experiencia en el centro universitario municipal de Jagüey Grande. Revista Escuela de ciencias de la educación, 1(12), 63-78. https://revistacseducacion.unr.edu.ar/index.php/educacion/article/view/279

Lastres, E., y Yaques, M. R. (2018). La formación de valores. Papel de la secundaria básica. Revista Roca, 14(3), 73-84. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/24

López, D. L. (2017). Ernesto Guevara en la Revolución cubana: el Che. Revista UH (284). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0253-92762017000200002

Marrero, M, Ocaña, M. y Rodríguez, T. (2019) Trabajo político-ideológico para estudiantes de Medicina desde los turnos de debate y reflexión. Revista Educación Médica del Centro, 11(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742019000300218

Matos, J. J. (2019) La formación de valores en estudiantes del nivel medio superior. Revista Conrado, 15(68). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000300029

Masó, C., Vega, M y Navarro, Y. C. (2020). Formación en valores: reto y necesidaden los momentos actuales. Revista de Innovación Social y Desarrollo, 5(2). http://revista.ismm.edu.cu/index.php/indes/article/download/2041/1576

Miranda, O. Y. (1987). El Socialismo y el Hombre en Cuba. La Habana: Ciencias Sociales.

Santander, CM. (2018) Legado del humanismo de Ernesto Che Guevara. Revista Científica Estudiantil, 1(1),123-130. http://revdosdic.sld.cu/index.php/revdosdic/article/view/16

Oduardo, A. (2018) El pensamiento del Che y su vigencia en la preparación del profesional de la Educación. Revista Luz, 77(4), 100-107. https://www.redalyc.org/journal/5891/589167642011/html/

Velázquez, R. M. (2015). Transformaciones educacionales en el siglo XXI, cambios en el modo de actuación profesional. Revista Alternativas, 16(2), 27-34. https://editorial.ucsg.edu.ec/ojs-alternativas/index.php/alternativas-ucsg/article/view/64