Educação patrimonial, sinfonia/disfonia teórica
Main Article Content
Resumo
As referências teóricas são essenciais para realizar estudos acadêmicos, conhecer temas e resultados de pesquisas. Elas permitem focar os objetivos da pesquisa, dialogar com outros autores; abrem horizontes para a concepção de novos conceitos educacionais, consolidam a educação patrimonial como uma disciplina recente dentro da gestão educacional e patrimonial, como um conceito definido como patrimonialização. O objetivo do estudo sugere propor uma aproximação às abordagens teóricas da educação patrimonial, através da qual se consegue a apropriação do âmbito formativo nas universidades, e promover uma triangulação dos critérios que, em alguns casos, a reduzem ao espaço extracurricular, omitindo as oportunidades que oferece como concepção educacional sustentável e desenvolvedora do pensamento crítico. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva investigativa teórica com enfoque dialético-materialista, utilizando métodos do nível teórico, procedimentos lógicos de análise-síntese, indução-dedução, histórico-lógico e análise documental. Este trabalho é uma proposta de aproximação a autores que aproveitam o leque cognitivo que oferece o patrimônio cultural e natural para criar hábitos de preservação da identidade cultural e respeito pela diversidade.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Calaf, R. (2009). Didáctica del Patrimonio, epistemología, metodología y estudio de casos. Ediciones TREA. Madrid, España. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=375970
Cantón, V., & González, S. O. J. (2009). Notas para una aproximación a la educación patrimonial como creadora de identidad y promotora de la calidad educativa. Revista CORREO del MAESTRO, 161. https://issuu.com/edilar/docs/cdm-161/s/12052542
Castro, F. M., & López, F. R. (2017). La educación patrimonial al servicio de la ciudadanía. En Gómez Carrasco, C. J., Rodríguez Pérez, R., & Miralles Martínez, P. (Coords.), La enseñanza de la historia en el siglo XXI: Desarrollo y evaluación de competencias históricas para una ciudadanía democrática (pp. 53-65). Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones. https://publicaciones.um.es/publicaciones/public/obras/ficha.seam?numero=2574&edicion=1
Comité Internacional de Museos (ICOM). (2017). Código de Deontología. 25 Asamblea General del ICOM. Lisboa. Portugal. https://icom.museum/es/recursos/normas-y-directrices/codigo-de-deontologia
Cuenca López, J. M., Martín-Cáceres, M., & Estepa, J. (2020). Buenas prácticas en la educación patrimonial. Análisis de las conexiones entre emociones, territorio y ciudadanía. Aula Abierta, 49 (1), 45-54. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7471614
Cuenca López, J. M., Molina Puche, S., & Martín Cáceres, M. J. (2018). Identidad, ciudadanía y patrimonio. Análisis comparativo de su tratamiento didáctico en museos de Estados Unidos y España. Arbor, 194(788), a447. https://doi.org/10.3989/arbor.2018.788n2007
Fontal Merillas, O., Luna, U., & Ibáñez, A. (2021). Educación patrimonial: Clave de futuro para la gestión del patrimonio. Pasos Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Colección Pasos Edita No. 29. https://pasosonline.org/Publicados/pasosoedita/PSEdita29/PSEdita29_11.pdf
Godoy, M. A., Hernández Ojeda, J. A., & Adán Alfaro, L. I. (2013). Educación patrimonial desde el museo: iniciativas de promoción y puesta en valor del patrimonio cultural. https://www.docsity.com/es/docs/educacion-patrimonial-desde-el-museo/4686462
Gómes, Hernández, T. R., & Basquerote Silva, A. T. (2018). La educación patrimonial de los docentes universitarios en Remedios, monumento nacional. Perspectiva, 36(4), 1132-1148. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n4p1132
Jiménez, G. A., & Peñate, A. G. (2022). Tecnologías sociales en la gestión del patrimonio cultural de la Universidad de Matanzas. ReNoSCol, 1(3), 54-68. http://www.eumed.net/rev/renoscol.html
Molinas Torres, M., & Ortiz Urbano, R. (2021). Educación sostenible y conservación del patrimonio cultural en la formación del profesorado universitario. Formación Universitaria. 14(1), 207-216. http://dx.doi.org/10.4067/So718-50062021000100207
Rodríguez Vallejo, E., Valdivia Martínez, I., & Santos Abreu, I. C. (2022). Una visión de la Educación Patrimonial en Cuba desde la investigación. Revista Varela, 22(61), 57-66. https://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/1329
Teixeira, S. (2006). Educación patrimonial: alfabetización cultural para la ciudadanía. Estudios pedagógicos (Valdivia), 32(2), 133-145. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052006000200008
Veitia Arrieta, I. J., González Hernández, G., Moré Estupiñán, M., Fusté Jiménez, M. A., Romero Bello, E., Gómez Hernández, T. R., Rodríguez Vallejo, E., Valdivia Martínez, I., & Gómez Morales, Y. (2023). La educación patrimonial en la formación del profesional de la Educación. Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, 13(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-01062023000400016&lng=es&tlng=es
Zabala, M. E., & Galtes, I. R. (2006). Reflexiones teóricas sobre patrimonio, educación y museos, Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 11(11),233-261. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65201111