Sistema de estratégias de aprendizagem para formação em valores através das TIC

Main Article Content

Perla Elizabeth Ventura Ramos
Ventura Ramos Memije Alarcón
Jesús Zaratoga Martínez

Resumo

A utilização das TIC tem efeitos positivos e negativos na formação de valores nos jovens. O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação documental sobre o estado do problema e a importância da formação de valores através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), particularmente em jovens estudantes do primeiro ano do curso de Direito da Faculdade de Direito de Chilpancingo da Universidade Autónoma de Guerrero (UAGro). Foi utilizada uma amostragem não probabilística de conveniência para avaliar a frequência e o nível de utilização das aplicações com que os estudantes do primeiro ano de Direito da UAGro utilizam as TIC. Foram aplicados métodos de investigação como a análise-síntese, indutivo, dedutivo e descritivo, histórico lógico, o método de estudo documental e métodos empíricos como a observação, entrevistas a professores e inquéritos a estudantes. Foi também aplicada a estatística descritiva, que permitiu a interpretação quantitativa e qualitativa dos dados. O principal resultado foi o Sistema de Estratégias de Aprendizagem para a Formação de Valores através das TIC. Como conclusões, foi corroborada a importância dos meios ou ferramentas tecnológicas na formação de valores, especialmente nos jovens estudantes, nomeadamente na promoção de um pensamento eficaz, criativo, inovador, construtivo e crítico face ao meio envolvente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ventura Ramos, P. E., Memije Alarcón, V. R., & Zaratoga Martínez, J. (2024). Sistema de estratégias de aprendizagem para formação em valores através das TIC. Mendive. Revista Educação, 22(2), e3770. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3770
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Bolívar, A. (2002). La evaluación de actitudes y valores: problemas y propuestas. En S. Castillo Arredondo (coord.), Compromisos de la evaluación educativa (pp. 91-114). Madrid: Pearson Educación/Prentice-Hall. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=759798

De Paz, Y. (2014). Educación en valores en la nueva universidad: su implicación en la formación del licenciado en Derecho. EFDeportes.com, Revista Digital, 19(196). https://efdeportes.com/efd196/educacion-en-valores-en-la-nueva-universidad.htm

Díaz Barriga Arceo, Frida y Gerardo Hernández Rojas (1998). "Estrategias de enseñanza para la promoción de aprendizajes significativos" en Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una Interpretación constructivista. México, McGraw-Hill pp. 69-112. https://matedu.cinvestav.mx/~proyectocecyt4/lecturas/diaz_A_1998.pdf

García, M. (2019). Estrategias de aprendizaje para la formación en valores a través de las TIC. Revista de Investigación Académica, 1(2), 23-341. https://www.redalyc.org/journal/654/65456039011/html/

González, E., & Castillo, A. (2016). La enseñanza universitaria en derecho con el uso didáctico de las TIC. Revista de investigación en Derecho, Criminología y Consultoría Jurídica, 10(20), 23-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6622325

González, J. J. (2003). Reflexiones sobre el futuro de la enseñanza del derecho y sobre la enseñanza del derecho en el futuro. Revista Electrónica de Ciencia Penal y Criminología, (5) ,ISSN-e1695-0194, http://criminet.ugr.es/recpc/05/recpc05-r1.pdf

González, R. (2016). Estrategias de aprendizaje para la formación en valores: una revisión de la literatura. Revista de Investigación en Ciencias Sociales, 4(2), 89-1024. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_27/JUANA_MARIA_ALVAREZ_JIMENEZ_01.pdf

Guerrero, M. E., & Gómez, D. A. (2013). Enseñanza de la ética y la educación moral, ¿permanecen ausentes de los programas universitarios? Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15(1), 122-135. http://redie.uabc.mx/vol12no1/contenido-grogomez.html

Hernández, A. (2017). El uso de las TIC en la formación en valores: una revisión sistemática. Revista de Investigación en Educación, 3(1), 67-783. http://javiermiravalles.es/EV/Estrategias%20para%20educar%20en%20valores.html

Martínez, L. (2015). Las TIC como herramienta para la formación en valores: un estudio de caso. Revista de Investigación en Tecnología Educativa, 1(1), 12-23. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316-49102009000100021

Martínez, M. (1995). La educación moral: una necesidad en las sociedades plurales y democráticas. Revista Iberoamericana de Educación y Democracia, (1), 7. https://rieoei.org/historico/oeivirt/rie07a01.pdf

Pérez, J. (2018). La formación en valores a través de las TIC: un estudio de caso. Revista de Tecnología Educativa, 2(1), 45-562. https://educrea.cl/estrategias-la-educacion-valores/

Salinas Quintanilla, A. M. A., & Valdez Salinas, G. G. (2017). Una mirada a la práctica de valores en el aula desde el método de proyectos. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, 27(2), 235-259. https://www.redalyc.org/journal/654/65456039011/html/

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)