Diagnóstico do estado inicial de profissionalização da especialidade de conteúdo químico Agronomia
Main Article Content
Resumo
A nova tarefa colocada pela sociedade cubana, no que diz respeito ao aperfeiçoamento de novos actores económicos, exige a formação de Técnicos Médios em Agronomia como prioridade da política do Estado cubano. O exposto exige uma visão profissional dos conteúdos químicos aplicados à Agronomia; ao mesmo tempo que a actualização do modelo económico do país requer uma mão-de-obra qualificada para transformar a agricultura e levá-la a elevados índices de eficiência produtiva. Nessa direção, como objetivo do artigo, diagnosticou-se o estado da profissionalização dos conteúdos químicos da especialidade Agronomia na práxis pedagógica. Para isso foram aplicados métodos empíricos: revisão documental; pesquisas com professores, tutores de entidades trabalhistas e estudantes; observação do processo de ensino-aprendizagem de Química e prova pedagógica. Da mesma forma, foram utilizados como materiais: os planos de estudos para a formação de técnicos médios na especialidade de Agronomia (Resoluções Ministeriais 109/2009, 106/2020), os programas das disciplinas de Química e de Formação Profissional Básica e Específica. Os resultados obtidos confirmaram a manifestação de insuficiências na formação profissional do aluno da especialidade Agronomia, a partir das limitadas possibilidades de estabelecer relações essenciais entre conteúdos químicos e profissionais, para a solução de problemas agroquímicos. Estas permitiram confirmar as principais causas que deram origem ao problema em questão. Além disso, justificam a necessidade de uma nova proposta que permita a solução dos problemas agroquímicos nos contextos essenciais da Educação Técnica e Profissional.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Agüero, M., Martínez, A., & Pompa, M. (2021). La formación y profesionalización para la docencia universitaria en México desde la voz de los profesores. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), pp. 62-79. https://doi. org/10.15658/rev
Cedeño, R., Escalona, M., & Verdiel, C. (2019). La profesionalización de la enseñanza de la Matemática en la Educación Superior. Experiencias en Cuba y Ecuador. Roca, Revista Científico-Educacional de la provincia Granma, 15(4), pp. 120-130. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7149270
Cherrez, R. (2023). La profesionalización del contenido en el proceso de enseñanza aprendizaje de la matemática en la carrera Administración de Empresas. Revista Didáctica y Educación, 14 (3), pp. 239-268. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1704/2113
Clavero, J., Cabrera, L., Cabrera, A. G., & Herrera, M. (2021). La profesionalización pedagógica y su necesidad en los docentes de la educación médica cubana. Revista EDUMECENTRO, 13(2), pp. 287-300. http://scielo.sld.cu/pdf/edu/v13n2/2077-2874-edu-13-02-287.pdf
De la Rosa, A. S., Guzmán, A. C., & Marrero, F. R. (2018). Modelo de profesionalización pedagógica de los docentes universitarios para la gestión del proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 6 (3), pp. 91-106 https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/1404
Delgado, L. (2019). El lugar del maestro en la escuela contemporánea y sus relaciones con la profesionalización docente y las nuevas tecnologías. Educación y Ciudad, 2(37), pp. 27-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7390638
León, I., Díaz, G., León, V., & Barrera, J. (2014). Propuesta didáctica para la profesionalización del proceso de enseñanza aprendizaje de la Matemática en la formación del ingeniero agrónomo. Revista Funes, 16(1), pp. 553-562. http://funes.uniandes.edu.cu/4320/
León, V. E. & Rojas, A. A. (2022). La profesionalización en el contexto de las ciencias médicas en Cuba: una mirada desde los artículos científicos publicados por autores cubanos. Revista Ciencias Médicas de Pinar del Río, 26(3) https://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/5644/pdf
Milián, A., Gato, C. A., & Sánchez, D. (2017). La profesionalización de la Matemática en la especialidad Albañilería de la Educación Técnica y Profesional. Revista Conrado, 13(58), pp. 126-135. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/485
Rivero, E. M., Carmenate , L. P., & León, G. de los A. (2019). La profesionalización docente desde sus competencias esenciales. Experiencias y proyecciones del perfeccionamiento académico de la Universidad Técnica de Machala. Revista Conrado, 15(67), pp. 170-176. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000200170
Rodríguez, P. A., Ferro, A. & Rodríguez, C. (2021). Profesionalización de la enseñanza de la Química para la licenciatura en Construcción Civil. Maestro y Sociedad, 18(1), pp. 363-373. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5344