Evolução histórica do processo de formação humanística na Universidade do Granma
Main Article Content
Resumo
A Universidade de Granma tem contribuído para o desenvolvimento do potencial educativo das disciplinas e disciplinas que compõem o plano do processo de ensino das carreiras pedagógicas, em particular o Bacharelado em Educação Marxismo-Leninismo e História; e também, à solução dos problemas profissionais da educação nas condições histórico-contextuais que caracterizam a sociedade cubana. Socializar os resultados da evolução histórica do processo de formação humanista no Bacharelado em Educação Marxismo-Leninismo e História, da Universidade do Granma, foi o objetivo deste artigo. Na elaboração do artigo foram aplicados métodos típicos da pesquisa científica, entre os quais: análise documental, crítica de fontes, histórico-lógico e análise-síntese, que permitiram determinar regularidades e tendências do processo de formação humanística no carreira em estudo.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alonso, L., Martínez, O. y Domínguez, I. (2019). El desarrollo de cualidades laborales en niños, niñas, adolescentes, jóvenes y adultos. Revista Opuntia Brava, 11(2), 116-131. https://doi.org/10.35195/ob.v11i2.747
Díaz-Canel Bermúdez, M., Núñez Jover, J. & Torres Páez, C. (2020). Ciencia e innovación como pilar de la gestión de gobierno: un camino hacia los sistemas alimentarios locales. Cooperativismo y Desarrollo, 8(3), 367-387 https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/372
García, M., Corrales, I. y Reyes, J. J. (2015). La formación axiológica en los profesionales cubanos de la salud: una mirada hacia la universidad. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 14(1). http://www.revhabanera.sld.cu/ind ex.php/rhab/article/view/488
González, A. (2010). Universidad, comunidad y formación humanístico-cultural. Didasc@lia: Didáctica y Educación, (4). https://dialnet.unirioja.es/ descarga/articulo/4227561.pdf
Hernández, R. C. & Infante, M. E. (2015). La formación humanística y humanista en los estudiantes universitarios. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 9(2). http://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/405
Lastres, E. (2020). La formación humanista en la Educación Superior. Cuadernos Atlante, Educación y Desarrollo: https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/06/formacion-humanista.htm. http://hdl.handle.net/20.500.11763/atlante2006formacion-humanista
Lastres, E. (2021). Referentes filosóficos que sustentan la formación humanista en la Educación Superior. Revista Roca, 17(3), ISSN: 2074-0735, https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/2573
Mendoza, L. (2011). Formación humanista e interdisciplinariedad: hacia una determinación categorial. pp. 83-87. En Mañalich Suárez, R. y otros. Didáctica de las humanidades. La Habana: Pueblo y Educación
Pogolotti, G. (2016). Hacia un nuevo humanismo. Periódico Granma. http://www.granma.cu/cuba/2016-06-08/hacia-un-nuevo-humanismo
Rodríguez, R. (2018). El proceso de formación humanista de los profesionales de Cultura Física. Revista Educación, 42(2), Universidad de Costa Rica, Costa Rica, http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44055139039
Sánchez, V. & Pérez, M. C. (2017). La formación humanista. Un encargo para la educación. Universidad y Sociedad, 9(2), 265-269. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus
Vizcaíno, C., Lasluisa, E., Montoya, J. y Ferrer, E. (2016). Epistemología de la formación humanista universitaria ecuatoriana con enfoque de género. Revista Didascalia, 7(1), http://ojs.uo.edu.cu/index.php/Didascalia