Pensamento matemático na primeira infância: estratégias de ensino de educadores de pré-escola

Main Article Content

Ana Milena Mujica- Stach
Maximina Márquez Torres

Resumo

Embora existam várias teorias sobre o desenvolvimento do pensamento matemático na primeira infância, há uma lacuna na aplicação de estratégias didáticas para potencializar seu desenvolvimento. A pesquisa teve como objetivo analisar as características essenciais das categorias Desenvolvimento do Pensamento Matemático e Estratégias Didáticas, identificando e interpretando as estratégias didáticas utilizadas por educadores de infância para desenvolver o pensamento matemático em meninas e meninos, com idades entre 2 e 4 anos, em salas de aula chilenas. A amostra foi composta por 7 informantes-chave, que exercem sua profissão em diferentes regiões do Chile. Foi utilizado um método qualitativo com abordagem interpretativa, que permitiu descrever, categorizar e teorizar sobre a realização dos construtos supracitados. As conclusões destacam a importância de desenhar estratégias didáticas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento matemático em meninas e meninos, que se baseia na experimentação e interação de atividades coletivas, lúdicas e interativas, aliadas ao apoio pedagógico. O exposto permite que o ensino e a aprendizagem da matemática se afastem dos métodos tradicionais e permitam seu desenvolvimento como um pensamento futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mujica- Stach, A. M., & Márquez Torres, M. (2022). Pensamento matemático na primeira infância: estratégias de ensino de educadores de pré-escola. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1338–1352. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3066
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Ana Milena Mujica- Stach, Universidad de Los Lagos

Académica del Departamento de Educación de la Universidad de Los Lagos. Profesora de Educación Preescolar con titulo revalidado en Chile, Doctora en Educación

Referências

Álvarez, A y Balmaceda, C. (2020). El concepto dialéctico de interiorización en Vygotsky: aproximaciones a un debate. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 8(1), 4-29. Disponible en: doi:10.26864/pcs.v8.n1.2

Arias, P. (2017). Análisis de la Teoría de Psico-genética de Jean Piaget: Un aporte a la discusión. Revista Científica Dominio de las Ciencias, 3(3), 1-13. Disponible en: doi:10.23857/dc.v3i3.508

Bautista, L., Del Río, M. y Susperreguy, M. (2018). ¿Qué hacen las educadoras de párvulos para enseñar matemáticas? Un estudio en salas chilenas. Bordón Revista de pedagogía. 70(3), 1-17. Disponible en: https://doi.org/10.13042/Bordon.2018.63132

Celi, S., Sánchez, V., Quilca, M. y Paladines, M. (2021). Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños de educación inicial. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(19), 826-842. Disponible en: https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i19.240

Feo, R. (2014). Desde el Aprendizaje Estratégico Hacia la Formación Docente. Revista Gaceta de Pedagogía, 33(1), 102 -124. Disponible en: https://gacetadepedagogia.jimdofree.com/revista-n%C2%BA-33-a%C3%B1o-2014/5-ronald-feo-mora/

Feo, R. (2018). Diseño de situaciones de aprendizaje centradas en el aprendizaje estratégico. Tendencias Pedagógicas, 31(1), 187-206. Disponible en: https://doi.org/10.15366/tp2018.31.011

González-Moreno, C. (2018). El juego como estrategia para el desarrollo del lenguaje en un niño con Trastorno del Espectro Autista desde el ámbito de la educación inclusiva. IE Revista de investigación educativa de la REDIECH, 9(17), 9-31. Disponible en: http://orcid.org/0000-0001-8099-8605

Lincoln, Y. y Guba, E. (1985). Naturalistic inquiry. Sage Publication.

Lugo, J., Vílchez, O. y Romero, L. (2019). Didáctica y desarrollo del pensamiento lógico matemático. Un abordaje hermenéutico desde el escenario de la educación inicial. Revista Logos Ciencia & Tecnología, 11(3), 18-29. 2019. https://doi.org/10.22335/rlct.vlli3.991.

MINEDUC. (2018). Bases Curriculares Educación Parvularia. Mineduc: Chile

Nieves, S., Caraballo. C. y Fernández, C. (2019). Metodología para el desarrollo del pensamiento lógico-matemático desde la demostración por inducción completa. Mendive. Revista de Educación, 17(3), 393-408. Disponible en: https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1681

Piaget, J. (1976). El compartimento, motor de la evolución. Gallimard.

Piaget, J. (1979). El mecanismo del desarrollo mental. Editora Nacional

Piaget, J. (1991). Seis estudios de psicología. Labor.

Ponce, M. (2017). Juego, libertad y movimiento. Ediciones de la Junji. Chile

Raynaudo, G. y Peralta, O. (2017). Cambio conceptual: una mirada desde las teorías de Piaget y Vygotsky. Revista Liberabit, 23(1), 110-122. Disponible en: https://doi.org/10.24265/liberabit.2017.v23n1.10

Vygotsky, L. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Grijalbo.