Independência cognitiva ao projetar experimentos de Biologia com um quadro introduzido pela sequência de abertura

Main Article Content

Dayly García García
Yusimí Guerra Véliz
Julio Leyva Haza

Resumo

O trabalho experimental em alunos do Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia é realizado seguindo orientações reprodutivas, que dificultam o cumprimento dos requisitos do modelo profissional. Isso exige um professor capaz de resolver, de forma independente, problemas da prática escolar, inclusive trabalhos experimentais. Uma possível solução pode ser a aplicação de um recurso didático que facilite o desenho de experimentos de forma independente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a independência cognitiva de alunos do Bacharelado em Biologia da Educação, na concepção de experimentos, utilizando como recurso didático uma tabela que é introduzida a partir de uma sequência de abertura. A intervenção foi realizada numa amostra de 10 alunos do primeiro ano do ano letivo 2016-2017. Um desenho estatístico de blocos completos randomizados foi usado para comparar a independência cognitiva, completando as partes da tabela e os alunos uns contra os outros. Como resultado, houve uma tendência acentuada para o desempenho que diminuiu gradualmente, enquanto a independência e a motivação aumentaram. Diferenças significativas foram observadas no alcance da independência, no preenchimento das partes da tabela e entre os alunos, para cuja atenuação foi realizado um trabalho diferenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
García García, D., Guerra Véliz, Y., & Leyva Haza, J. (2021). Independência cognitiva ao projetar experimentos de Biologia com um quadro introduzido pela sequência de abertura. Mendive. Revista Educação, 19(3), 936–953. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2450
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Dayly García García, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Auxiliar del Departamento de Ciencias Naturales de la Facultad de Educación Media

Yusimí Guerra Véliz, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas

Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Matemática Aplicada. Profesora Titular del Departamento de Ciencias Exactas de la Facultad de Educación Media.

Julio Leyva Haza, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas

Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular del Centro de Estudios de Educación

Referências

Carp, D., García, D., & Chiacchiarini, P. (2012). Trabajos prácticos de laboratorio sin receta de cocina en cursos masivos. Avances en Ciencias e Ingeniería, 3(1), 167-173. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3877565

Carrascosa, J., Pérez, D., Vilches, A., & Valdés, P. (2006). Papel de la actividad experimental en la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 23, 157-181. https://www.researchgate.net/publication/285649791_Papel_de_la_actividad_experimental_en_la_educacion_cientifica

Crujeiras, B., & Jiménez, M. (2015). Desafíos planteados por las actividades abiertas de indagación en el laboratorio: Articulación de conocimientos teóricos y prácticos en las prácticas científicas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 33(1), 63-84. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/v33-n1-crujeiras-jimenez

Domènech, J. (2013). Secuencias de apertura experimental y escritura de artículos en el laboratorio: Un itinerario de mejora de los trabajos prácticos en el laboratorio. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 31(3), 249-262. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/285787

García, D., Leyva, J. & Guerra, Y. (2017). Cuadro de diseño del experimento para resolver tareas experimentales de Biología. Revista Varela, 17(48), 364-378. http://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/157/338

González, L., & Crujeiras, B. (2016). Aprendizaje de las reacciones químicas a través de actividades de indagación en el laboratorio sobre cuestiones de la vida cotidiana. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 34(3), 143-160. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/v34-n3-gonzalez-crujeiras

González, R. (2005). Curso de prácticas de laboratorio de química general para la carrera de física. Revista Pedagogía Universitaria, 10(2). http://edunivlms.reduniv.edu.cu/items/show/24548

Leyva, J.& Guerra, Y. (2012). El cuadro de diseño del experimento para resolver tareasexperimentales cuantitativas de física. Una vía para la educacióncientífica de los estudiantes. Revista Varela, 2(32), 1-19.

Márquez, C., & Sardà, A. (2009). Evaluar la competencia científica. Aula de innovación educativa, 186, 13-15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3085585

Ochoa, R. (2014). Análisis estadístico con el SPSS. La Paz: Bolivia. https://docplayer.es/10532912-Analisis-estadistico-con-el-spss.html

Peres, F., & Marques, C. (2013). Problematización de las actividades experimentales en la formación y la práctica docente de los formadores de profesores de Química. Enseñanza de las Ciencias, 31(3), 67-86. https://ddd.uab.cat/record/112933

Ruíz, F., Zilberstein, J., Prieto, G., Ménez, N., & Miedes, E. (1987). Manual del laboratorio de biología. Pueblo y Educación.

Séré, M. (2002). La enseñanza en el laboratorio. ¿Qué podemos aprender en términos de conocimiento práctico y de actitudes hacia la ciencia? Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 20(3), 357-368. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21824

Via, A., & Izquierdo, M. (2016). Aprendizaje por competencias (I). Identificación de los perfiles de las competencias adquiridas. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 34(3), 73-90. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/v34-n3-via-izquierdo

Zilberstein, J., & Olmedo, S. (2014). Las estrategias de aprendizaje desde una didáctica desarrolladora. Atenas, 3(27), Article 27. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/117