Género e livros didáticos: o caso das mulheres na antiguidade clássica

Main Article Content

Humberto Andrés Álvarez Sepúlveda

Resumo

As unidades de História Antiga presentes nos manuais chilenos caracterizam-se pela apresentação de uma narrativa histórica androcêntrica que marginaliza a participação das mulheres, uma vez que tradicionalmente se concentram em descrever as contribuições feitas pelos homens de elite na cultura greco-romana. A fim de destacar este problema, este artigo analisa o tratamento que a história, a geografia e os textos das ciências sociais dão às mulheres na antiguidade clássica. Com este propósito, foi desenvolvida uma análise crítica do discurso de dois manuais escolares, que foram entregues pelo Ministério da Educação durante o ano de 2020 a escolas municipais e privadas subsidiadas no Chile. Os resultados mostram que as passagens textuais analisadas incidem exclusivamente sobre a categoria de androcentrismo, uma vez que há provas de um elevado grau de invisibilidade do papel da mulher na cultura clássica, uma clara dicotomia entre os papéis público masculino e privado feminino, e uma perspectiva histórica profundamente enraizada e centrada no adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Álvarez Sepúlveda, H. A. (2021). Género e livros didáticos: o caso das mulheres na antiguidade clássica. Mendive. Revista Educação, 19(1), 41–50. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2113
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Humberto Andrés Álvarez Sepúlveda, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Humberto Álvarez Sepúlveda, es doctor en Sociedad y Cultura y Máster en Historia Contemporánea y Mundo Actual por la Universidad de Barcelona (España). Profesor en Historia y Geografía, Licenciado en Educación y Licenciado en Historia por la Universidad Católica de la Santísima Concepción. Investigador en la formación de profesores de Historia, la enseñanza, el aprendizaje y la evaluación de la especialidad. Colaborador de diversos proyectos de innovación docente. Autor de diversos artículos y capítulos de libros relacionados con la Historia y su didáctica. Ponente en diversos congresos de ámbito nacional e internacional. Académico de la Facultad de Educación de la Universidad Católica de la Santísima Concepción.

Referências

Cid López, R. M. (2015). El género y los estudios históricos sobre las mujeres de la Antigüedad. Reflexiones sobre los usos y evolución de un concepto. Revista de Historiografía, (22), 25-49. Recuperado a partir de https://e-revistas.uc3m.es/index.php/REVHISTO/article/view/2645.

Díaz López, M., & Puig Gutiérrez, M. (2020). Analysis of the perpetuation of a sexist education in history textbooks of the 4th year of secondary education. Social & Education History, 9(1), 38-64.

Dijk, T. A. van. (2007). Racismo y discurso en América Latina. Barcelona: Gedisa. Recuperado a partir de https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=270993

Fernández Darraz, M. C. (2010). Las mujeres en el discurso pedagógico de la historia. Exclusiones, silencios y olvidos. Universum (Talca), 25(1), 84-99. Recuperado a partir de https://doi.org/10.4067/S0718-23762010000100007

Feu Gelis, J., & Abril, P. (2020). Gender perspective as a dimension of democracy in schools. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 24(1), 1-21. Recuperado a partir de https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/8237.

Fontana Lázaro, J. (2011). Por el bien del imperio: una historia del mundo desde 1945. Barcelona: Pasado & Presente. Recuperado a partir de https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=641262

Mateo Corredor, D., & Pastor Quiles, M. (2020). La desigualdad entre hombres y mujeres en la antigua Roma: un estudio sobre sus concepciones y conocimiento en el alumnado de Historia. Cuadernos de Arqueología de la Universidad de Navarra, (28), 81-100. Recuperado a partir de https://doi.org/https://doi.org/10.15581/012.28.001

Minte Münzenmayer, A. R., & González, E. (2015). Discriminación y exclusión de las mujeres en los textos escolares chilenos y cubanos de Historia. Revista de Investigación Educativa, 33(2), 321-323. Recuperado a partir de https://doi.org/10.6018/rie.33.2.196231

Myszkowska Kaszuba, M. (2014). The only women that are mothers of men: Plutarch's creation of the Spartan mother, 19(1), 77-92. Recuperado a partir de https://digilib.phil.muni.cz/handle/11222.digilib/130051.

Laroux, N. (2004). Las experiencias de Tiresias (Lo masculino y lo femenino en el mundo griego). Barcelona: Acantilado.

Pomeroy, S. (2004). Diosas, rameras, esposas y esclavas. Mujeres en la Antigüedad Clásica. Madrid: Akal.

Punch, S. (2020). Why have generational orderings been marginalised in the social sciences including childhood studies? Children's Geographies, 18(2), 128-140. Recuperado a partir de https://doi.org/10.1080/14733285.2019.1630716

Rodríguez Pérez, R. A., & Solé, G. (2018). Los manuales escolares de historia en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en Educación Primaria y Secundaria. Arbor, 194(788), 1-12. Recuperado a partir de https://doi.org/10.3989/arbor.2018.788n2004

Sayago, S. (2014). El análisis del discurso como técnica de investigación cualitativa y cuantitativa en las ciencias sociales. Cinta de Moebio, (49), 1-10. Recuperado a partir de https://doi.org/10.4067/S0717-554X2014000100001

Trujillo Cristoffanini, M. (2019). Misoginia y violencia hacia las mujeres: dimensiones simbólicas del género y del patriarcado. Atenea (Concepción), (519), 49-64. Recuperado a partir de https://doi.org/10.4067/S0718-04622019000100049