Profissionalização da disciplina Preparação para os graus de Defesa em Engenharia e Arquitetura

Main Article Content

Tania Céspedes Bordallo
Dargen Tania Juan Carvajal

Resumo

A Universidade Tecnológica de Havana declara na sua missão a contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade a partir da formação integral de excelentes profissionais - engenheiros e arquitetos - comprometidos com a Pátria Socialista. As diferentes carreiras que nele são oferecidas contêm no seu currículo básico a disciplina Preparação para a Defesa, cuja concepção fornece a resposta às exigências sociais, com base na base teórica e na prática profissional. A sua implementação, tendo em conta as particularidades das carreiras, exigiu o estudo que visa identificar as regularidades e procedimentos para o trabalho do coletivo da disciplina, em termos da profissionalização do processo de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros e arquitetos. A partir da concepção dialético-materialista, foram combinados métodos do nível teórico e empírico e técnicas, tais como o analítico-sintético, análise de documentos, entrevista, observação pedagógica, workshop de discussão e revisão, coeficiente de concordância e triangulação metodológica. Como resultado, foram identificadas as qualidades do conceito de profissionalização, as regularidades para a sua implementação, e a disciplina PPD e o seu coletivo foram caracterizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Céspedes Bordallo, T., & Juan Carvajal, D. T. (2021). Profissionalização da disciplina Preparação para os graus de Defesa em Engenharia e Arquitetura. Mendive. Revista Educação, 19(1), 168–182. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2110
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Tania Céspedes Bordallo, Universidad Tecnológica de La Habana José Antonio Echeverría

Licenciada en Educación, especialidad PGI de S/B Máster en Didáctica de las Humanidades Jefa de departamento Enseñanza Militar en la Universidad Tecnológica de La Habana José Antonia Echeverría

Dargen Tania Juan Carvajal, Universidad de las Artes (ISA)

Doctora en Ciencias Pedagógicas, miembro del comité doctoral para la formación de doctores en Ciencias Pedagógicas y Ciencias de la Educación, es megodóloga en la Dirección de Posgrado en la Universidad de las Artes (ISA)

Referências

Añorga, J. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. VARONA, Revista Científico-Metodológica, (58), 19-31. http://www.redalyc.org/pdf/3606/360634165003.pdf.

Arteaga, J.C., López, L.B. y Franco, A.G. (2017). Procedimiento de enseñanza - aprendizaje desde un enfoque profesionalizante en los contextos universitarios. Didasc@lia:Didáctica y Edcación, VIII(4), 65-76. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/652

Barbón, O.G., Apao,J. y Añorga, J. (2014). Clasificación de los procesos de profesionalización pedagógica en Ciencias Médicas. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 13(3), 511-521. http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/219

Delgado, R., & Gato, C. A. (2018). La profesionalización de la Química en la especialidad Agronomía desde un enfoque medio ambiental. Mendive. Revista de Educación, 16(3). Recuperado de http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1429

González, R. y Fernández, C.L. (2017). La profesionalización del contenido de la asignatura Matemática en la especialidad Construcción Civil. Pedagogía Profesional, 4(15). Recuperado de: http://rpprofesional.ucpejv.edu.cu

León, V.E. y Herrera, J. L. (2010). Una concepción didáctica para la profesionalización del proceso de enseñanza aprendizaje de las ciencias en la formación del bachiller técnico en Agronomía. Odiseo. Revista electrónica de pedagogía. Recuperado de: http:// odiseo.com.mx/bitacora-educativa

Milián, A., Gato, C.A. y Sánchez, D. (2017). La profesionalización de la Matemática en la especialidad Albañilería de la Educación Técnica y Profesional. Revista Conrado, 13(58), 126-135. Recuperado de: https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/485/pdf

Ministerio de Educación Superior [MES]. (2016). Documento base para la elaboración de los planes de estudio "E". La Habana.

Ministerio de Educación Superior. (2017). Programa general de la disciplina Preparación para la Defensa para las carreras del curso diurno de cuatro años. Departamento de Enseñanza Militar.

Ministerio de Educación Superior [MES]. (2019). Resultados de la encuesta aplicada por el Ministerio de Educación Superior sobre la Preparación para la Defensa durante los cursos 2015-2016; 2016-2017; 2017-2018, 2018-2019. Departamento de Enseñanza Militar.

Padrón, A., y Rúa, M. (2013). Análisis de validación de resultados del proyecto de investigación: Particularidades de la Enseñanza de la Ingeniería y la Arquitectura. Revista Referencia Pedagógica, 1(2), 146-161. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/29/0

Palacios, M., y Aguilar, V. (2017). La profesionalización del proceso de enseñanza-aprendizaje del inglés en la especialidad de Agronomía. Mendive. Revista de Educación, 15(4), 434-452. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1221/html

París, G., Tejada, J., y Coiduras, J. (2014). La profesionalización de los profesionales de la formación para el empleo en constante [In]definición en Europa. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 18(2), 267-283. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41796

Quesada, R. (2014). Transformaciones de la educación superior en Cuba y el modelo pedagógico de la disciplina preparación para la defensa. Congreso Universidad, 3(2). Recuperado de http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/591

Rojas, C. A. (2017). La profesionalización del docente universitario: un reto actual. Mendive. Revista de Educación, 15(4), 507-522. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1182

Rosa, A.S., Guzmán, A. C. y Marrero, F. R. (2016). Modelo de profesión pedagógica de los docentes universitarios. Formación y calidad educativa. Revista electrónica, 4(3), 25 - 41. http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/download/1404/1722

Sanz, T.; González, M.; & Hernández, H. (2003). Currículum y formación profesional. La Habana: Departamento de Ediciones e Imprenta ISPJAE-CUJAE.

Universidad Tecnológica de La Habana Jóse Antonio Echevarría [Cujae]. (2020). Misión y Visión. Universidad Tecnológica de La Habana Jóse Antonio Echevarría. Recuperado de http://www.cujae.edu.cu/quienes-somos/mision-y-vision-de-la-cujae