O aperfeiçoamento profissional em lentes de contacto em Pinar del Río. Evolução histórica

Main Article Content

Anileidys Muñoz Lazo
Juan Alberto Mena Lorenzo
Julio Antonio Conill Armenteros

Resumo

Foi feita uma análise do processo de melhoria dos profissionais da especialidade de Optometria e Óptica, especificamente na subespecialidade de lentes de contacto, na província de Pinar del Río. O objetivo proposto no trabalho foi dirigido a fazer uma abordagem da evolução histórica deste processo na província. Para isso, foi realizado um estudo que começou aproximadamente em 1970 do século passado, até os dias de hoje. A pesquisa seguiu uma abordagem mista como orientação geral e teve um caráter descritivo. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos de natureza qualitativa e quantitativa, embora o testemunho e a análise de documentos fossem mais prevalecentes. A pesquisa foi de natureza descritiva e teve uma abordagem mista. O percurso histórico realizado permitiu verificar o uso das modalidades de formação no local de trabalho e de auto aperfeiçoamento como principais formas de melhorar os profissionais, enquanto as modalidades de cursos eram realizadas fora da província. Isso permitiu conhecer a crescente tendência de avanços técnicos e tecnológicos e o fortalecimento do potencial científico de seus profissionais, o que pode condicionar outras formas de aperfeiçoamento, na mesma província, para o graduado em Optometria e Óptica que trabalha em outros cenários de atendimento, em consultas não especializadas fora do Centro Oftalmológico Provincial. Isto nos permitirá ter pessoal preparado suficiente para cobrir as necessidades da população de Pinar del Río relacionadas com a atenção dos pacientes que usam lentes de contato e vêm para as consultas de Oftalmologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Muñoz Lazo, A., Mena Lorenzo, J. A., & Conill Armenteros, J. A. (2020). O aperfeiçoamento profissional em lentes de contacto em Pinar del Río. Evolução histórica. Mendive. Revista Educação, 18(2), 193–205. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1761
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Anileidys Muñoz Lazo, Hospital General Docente "Abel Santmaría Cuadrado" Pinar del Río

Licenciada en Optometría y Ótica. Proesora asistente de la Catedre de Oftalmología, Hospital General Docente "Abel Santamaría Cuadrado" Pinar del Río.

Juan Alberto Mena Lorenzo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca"

Licenciado en Educación, especialidad Construcción de Maquinarias, Ingeniero Mecánico, Máster en Pedagogía Profesional, Dr. C Pedagógicas.

Julio Antonio Conill Armenteros, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saiz Montes de Oca"

Dr. en Ciencias Pedagógicas. Decano de lña Facultad de Educacion Infantil.Universidad  de Pinar del Río "Hermanos Saiz Montes de Oca"

Referências

Barbón, O. G.; Borges L. D. & Añorga J. A. (2014). La Educación Avanzada ante las exigencias de los procesos de profesionalización pedagógica en la Educación Médica. Educación Médica Superior Vol. 29 (2), p. 6-13 Recuperado de: http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/441

González, M. & Borroto, M. (2015). Estrategia de superación profesional para fortalecer la formación ambiental de los profesores de la disciplina Medicina General Integral en la Facultad de Ciencias Médicas "Dr. José Assef Yara" de Ciego de Ávila. Educación y Sociedad, Vol. 13(2), 16-28.

Cardentey, J. & González, R. (2016). Aspectos acerca de la superación profesional en la educación médica. Revista Ciencias Médicas de Pinar del Río. Vol 30(1), 34-41

Castro, F. (1991). Ciencia, Tecnología y Sociedad 1988-1990.La Habana, Cuba: Ciencias Sociales

Corbea, A. D., Ávila, A. F., Ávila, S. S., & Medina, M. R. (2014). Formación de tecnólogos de la salud. Antecedentes y retos. Recuperado de: http://revtecnologia.sld.cu/index.php/tec/article/view/279/333

Gaceta Oficial de la república de Cuba (2019). Constitución de la República de Cuba. Recuperado de http://media.cubadebate.cu/wp-content/uploads/2019/01/Constitucion-Cuba-2019.pdf

López, G. J.; Cañizares, O.; Lemus, E. R. & Valdés, M. (2017). La superación profesional en salud ocupacional como una necesidad para la atención médica integral. Educación Médica Superior 31(2).

Lazo, M. (2015a). Modelo de superación con enfoque interdisciplinario en tecnología de la salud. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, Vol. 6(4), p 3-13

Lazo, M. (2015b). La formación permanente y continuada en educación ambiental del médico en la atención primaria de salud. Revista electrónica Órbita Científica. 21(84): ISSN: 1027-4472

Lazo, M. (2018). Tecnología de la salud, Universidad innovadora. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 9(1): 74-85

Muñoz, L. L., González, T. R., & Lacorte, P. (2016). La educación permanente y continuada en los tecnólogos optómetras y ópticos. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 7(1): 14-21.

Muñoz, L. L.; Barrocas, P. J. & Williams, A. (2018). El proceso de superación de la Educación Médica y de Tecnología de la Salud particularizado en Optometría y Óptica. Revista Cubana de Tecnología de la Salud, 9(2): 108- 115.

Muñoz, A. & Sánchez, A. (2017). Resultados visuales en pacientes portadores de lentes de contacto por ametropías en Pinar del Río. Revista Ciencias Médicas de Pinar del Río, 21(1): 41-46.