Hábitos de leitura no desenvolvimento da comunicação de alunos do nono ano
Main Article Content
Resumo
Este artigo reflete sobre a leitura como uma das competências que ao longo da vida tem maior influência no desenvolvimento acadêmico, intelectual e social do ser humano. O objetivo proposto é analisar a influência do hábito de leitura no desenvolvimento da comunicação de alunos do nono ano do curso "Dr. Gonzalo Abad Grijalva", localizado em Chone, Equador. Para isso, foram aplicados métodos teóricos e empíricos. No primeiro caso, os métodos: histórico, sistêmico e dialético; e, empiricamente, observação, por meio de questionário de pesquisa e medição, aplicando técnicas estatísticas descritivas e inferenciais não paramétricas, especificamente o coeficiente de correlação Rho de Spearman. O inquérito aplicado, após a respetiva validação por especialistas, permitiu determinar o comportamento de determinados parâmetros relacionados com o hábito de leitura e a vertente comunicativa dos alunos. Ficou evidente que ambas as variáveis apresentam comportamento baixo a médio e que as influências do hábito de leitura no desenvolvimento da comunicação são limitadas. De uma forma geral, concluiu-se que a influência do hábito de leitura no desenvolvimento da comunicação dos alunos é limitada, razão pela qual é necessário reforçar estratégias curriculares e extracurriculares, nas quais a participação da família e de outros atores externos é fundamental. bem como o uso de opções recreativas e digitais.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Ayala Mendoza, A., y Arcos Tasigchana, J. (2021). Motivación a la lectura en niños de edades tempranas. Revista Científica Retos de la Ciencia, 5(12), 42-51. https://doi.org/10.53877/rc.5.e.20210915.04
Barría, M., Gómez, G., y Soto-Suazo, M. (2022). La importancia del desarrollo de las habilidades comunicacionales en estudiantes del área de la salud. J. health med. sci. (Print), 8(4), 247-257. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1443240
Blandón Ruiz, C. (2020). Importancia del fomento de la lectura para el desarrollo de la comprensión de textos. Revista Multi-Ensayos, 6(12), 14-20. https://doi.org/10.5377/multiensayos.v6i12.10115
Cabrera-Pommiez, M., Lara-Inostroza, F., y Puga-Larraín, J. (2021). Evaluación de la lectura académica en estudiantes que ingresan a la Educación Superior. Ocnos. Revista De Estudios Sobre Lectura, 20(3), 1-18. https://doi.org/10.18239/ocnos_2021.20.3.2614
Chacha-Supe, M., y Rosero-Morales, E. (2020). Procesos iniciales de enseñanza-aprendizaje de la lectoescritura en los estudiantes del nivel de preparatoria. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(9), 311-336. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i9.650
Espinoza, V., Rosas, R., Schmidt, B., y Saravia, J. (2022). Implementación de un programa de promoción del desarrollo de habilidades socioemocionales en la escuela. Estudios pedagógicos (Valdivia), 48(3), 151-162. https://doi.org/10.4067/s0718-07052022000300151
Giler Figueroa, T., Delgado Mendoza, J., y Martínez Isaac, R. (2023). l desarrollo de competencias comunicacionales a partir del aprendizaje basado en proyectos en los estudiantes de básica superior. Sinergia Académica(6(Especial)), 101-122. https://doi.org/10.51736/sa.v6iEspecial.177
Maina, M., y Papalini, V. (2021). Lectura(s): Hacia una revisión del concepto. Universidad de Almería; Red de Universidades Lectoras; Álabe, 23(6), 1-22. https://doi.org/10.15645/Alabe2021.23.5
Niño, C. (2021). Conexión sistémica de procesos durante el aprendizaje de la lectura en los primeros grados de escolaridad. Revista Cambios y Permanencias, 12(1), 692-730. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/12403
Orellana-Fernández, O., García Herrera, D., Castro-Salazar, A., y Erazo-Álvarez, J. (2020). Iniciación a la lectura a través de las TIC. Una propuesta metodológica. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía,, 5(1), 673-691. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i1.804
Pinchao, J. (2020). Estrategia pedagógico-didáctica para promover la lectura crítica. Educación, 29(56), 1-20. https://doi.org/10.18800/educacion.202001.007
Rodríguez, K. (2022). Análisis del desinterés en la lectura en los estudiantes de Educación General Básica Superior de la Unidad Educativa "Nuestra Señora de Fátima". Otavalo: Universidad de Otavalo. https://repositorio.uotavalo.edu.ec/handle/52000/879
Salazar, F., y Carlosama, J. (2023). Una revisión sistemática de literatura sobre los hábitos de lectura en estudiantes universitarios. AXIOMA - Revista Científica de Investigación, Docencia y Proyección Social(29), 59-68. https://doi.org/10.26621/ra.v1i29.890
Solé, I. (1998). Estrategias de lectura. Barcelona: Editorial Graó. https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/libro/1142-estrategias-de-lecturapdf-N0aU6-libro.pdf
Venegas, G., Proaño, C., Castro, S., y Tello, G. (2021). Actividades lúdicas para el mejoramiento de la lectura compresiva en estudiantes de educación básica. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(18), 502-514. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i18.191