Pacote interativo multimídia nos grãos principais: uma ferramenta educacional inovadora
Main Article Content
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação utilizadas na pedagogia proporcionam meios de aquisição dos conhecimentos necessários aos usuários. Na sua abordagem ao processo pedagógico, a multimídia desempenha um papel importante. Este termo refere-se à utilização combinada de diferentes ferramentas de comunicação: texto, imagem, som, animação e vídeo. Este artigo tem como objetivo socializar o Pacote Multimídia Grãos Principais como uma ferramenta pedagógica inovadora em alternativa aos livros. Para isso, é utilizada a plataforma de programação Neobook 5.8, que se destina ao desenvolvimento de multimídia e outras ferramentas computacionais. Os métodos utilizados foram análise e síntese, histórico-lógico e levantamento. O resultado é uma nova ferramenta pedagógica que disponibiliza conhecimentos valiosos sobre a agricultura em geral e os principais grãos em particular para estudantes, profissionais e produtores. Pode-se concluir que o Pacote Multimídia Interativo sobre os principais grãos constitui uma ferramenta que facilita a aquisição de conhecimentos básicos gerais de forma barata e prática, favorecendo assim o treinamento correto sobre estas culturas (milho e feijão) a partir de uma posição mais interativa.
Downloads
Article Details

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Brom, J. (2013). Esbozo de historia universal. Grijalbo. https://books.google.com/books/about/Esbozo_de_historia_universal.html?hl=es&id=fTnCAAAAQBAJ
Caballero Díaz, P. (2022). El uso de las TIC como recurso educativo digital de enseñanza por docentes de carreras empresariales, universidad privada, Asunción, 2020. Revista Científica Estudios e Investigaciones, 11(1). https://doi.org/10.26885/rcei.11.1.25
Chuqui Tandazo, R. M., García Herrera, D. G., & Erazo Álvarez, J. C. (2022). Gamificación para fortalecer la lectura comprensiva en niños de diez años. Ciencia Digital, 6(4). https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v6i4.2341
Díaz García, I., Almerich Cerveró, G., Suárez Rodríguez, J., & Orellana Alonso, N. (2020). La relación entre las competencias TIC, el uso de las TIC y los enfoques de aprendizaje en alumnado universitario de educación. Revista de Investigación Educativa, 38(2). https://doi.org/10.6018/rie.409371
Enríquez Silva, M. (2020). Características de las herramientas multimedias para el desarrollo de Presentaciones Interactivas. Revista Ciencia e Investigación, 5(Extra 1), 873-891. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7723208
Granda Asencio, L. Y., Espinoza Freire, E. E., & Mayon Espinoza, S. E. (2019). Las TICs como herramientas didácticas del proceso de enseñanza-aprendizaje. Conrado, 15(66), 104-110. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1990-86442019000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Martínez Clares, P., & González Lorente, C. (2019). Competencias personales y participativas vinculantes a la inserción laboral de los universitarios: Validación de una escala. RELIEVE. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 25(1). https://www.redalyc.org/journal/916/91664442012/html/
Medrano Castrejón, J. (2023). Reflexión sobre la importancia de la escritura, el libro y la encuadernación. Espacio Diseño, 2. https://espaciodisenoojs.xoc.uam.mx/index.php/espaciodiseno/article/view/2514
Mora Piña, P. F., Freire Quintanilla, M. H., Arévalo Cuadrado, E. P., & Barrera Basantes, R. L. (2019). Uso de herramientas multimedias en el proceso de enseñanza aprendizaje aplicado a la educación superior. Polo del Conocimiento: Revista científico - profesional, 4(12), 188-212. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9063266
Romero, N., Ríos, M., & Di Salvo, E. (2005). Diseño de una herramienta multimedias para la enseñanza de algunas características de los suelos de la Cuenca del Río Maracay, estado Aragua. Enseñanza de las ciencias, Extra. https://ddd.uab.cat/record/78783
Valdés López, M., & Troche Isalgué, N. (2022). Materiales didácticos multimedias para la educación no presencial. Santiago, (157), 72-85. https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/5405
Vega Tapia, A. (2015). Multimedias, herramienta de apoyo al modelo de aprendizaje autogestivo. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 1(1), 44-77. https://ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/14