Estratégias de ensino para a habilidade explicar em medicina

Main Article Content

Roberto Santana Martínez
María Caridad Martínez Márquez
Martha Elena Barrera Breijo

Resumo

A capacidade de explicar é fundamental para os estudantes de medicina da Universidade de Ciências Médicas Ernesto Che Guevara de Pinar del Río, pois permite que eles interajam de forma eficaz com pacientes e outros profissionais de saúde. O objetivo deste estudo é propor estratégias didáticas para desenvolver essa habilidade em estudantes de medicina, bem como identificar os resultados e os desafios associados à sua implementação. Foi realizada uma revisão da literatura de artigos científicos sobre o tema, analisando aspectos como a definição da habilidade de explicar, conteúdos, métodos, técnicas, recursos, avaliação e resultados obtidos. Nos artigos revisados, a habilidade de explicar é definida como a capacidade de transmitir informações relevantes, precisas e compreensíveis, adaptadas ao receptor, com linguagem apropriada e atitude empática. A importância de usar métodos ativos e participativos é destacada, permitindo que os alunos enfrentem situações reais ou simuladas, promovendo a reflexão sobre seu desempenho. O feedback é reconhecido como uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, juntamente com recursos como roteiros, mapas conceituais e vídeos, que facilitam a compreensão. Algumas dificuldades são identificadas, como a falta de tempo, a escassez de recursos, a heterogeneidade dos grupos de alunos e a falta de treinamento específico dos professores, o que limita a avaliação objetiva e válida da habilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santana Martínez, R., Martínez Márquez, M. C., & Barrera Breijo, M. E. (2024). Estratégias de ensino para a habilidade explicar em medicina . Mendive. Revista Educação, 22(4), e3833. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3833
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Intervenciones en habilidades comunicativas para estudiantes de medicina. (2020). Cochrane. https://www.cochrane.org/es/CD012418/COMMUN_intervenciones-en-habilidades-comunicativas-para-estudiantes-de-medicina

Cabrera Macías, Y., Vizcaíno Escobar, A. E., Díaz Quiñones, J. A., López González, E., López Cabrera, E., & Puerto Becerra, A. (2020). Habilidades de aprender a aprender en los estudiantes de medicina desde la percepción de los profesores. Medisur, 18(4), 621-630. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-897X2020000400621

González Pérez, M., & González Pérez, U. (2013). La adquisición de habilidades de razonamiento clínico en estudiantes de medicina. EDUMECENTRO, 5(1), 51-63. https://bing.com/search?q=formaci%c3%b3n+de+la+habilidad+explicar+en+estudiantes+de+medicina

González Pérez, U., & González Pérez, M. (2019). Investigación y habilidades clínicas en la formación de los estudiantes de medicina. EDUMECENTRO, 11(3), 596-607. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202013000100006

Gómez García, J. A., & Gómez García, M. (2008). La enseñanza de las habilidades clínicas. Educación Médica, 11(5), 259-266. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202019000300596

Herrera Miranda, G. L., & Horta Muñoz, D. M. (2016). El proceso de formación de habilidades investigativas en estudiantes de Medicina mediante el método clínico. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 20(1), 103-113. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942016000100020

Herrera Miranda, G. L., Labori Matos, E. R., & Horta Muñoz, D. M. (2019). Aplicación de una estrategia para la formación de habilidades investigativas en estudiantes de Medicina. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 23(2), 259-268. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942019000200259

Márquez Marrero, J. L.; Ordaz Hernández, M. y Lazo Fernández, Y. (2023). Las habilidades: aspectos psicológicos desde la teoría histórica cultural. Derivaciones metodológicas para su formación. En T. Y. Cala Pegueros & P. Gougoulakis (Eds.), Habilidades profesionales, competencias y formación para el emprendimiento (pp. 34-50). LiberCiencia. https://rc.upr.edu.cu/jspui/handle/DICT/4124

Naranjo Ferregut, J. A., Báez Pérez, O. L., Delgado Cruz, A., Álvarez González, K., & Martínez Vizcaíno, N. E. (2018). Formación de habilidades profesionales en los estudiantes de medicina en la Atención Primaria de Salud. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 22(3), 523-533. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942018000300013

Hernández Chávez, L., & de la Yncera Hernández, N. de la C. (2024). Estrategia didáctica para la mejora del rendimiento académico memorístico en estudiantes de Licenciatura en Medicina. Revista Cubana De Educación Superior, 43(2 may-ago), 110-127. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/9488

Sixto Fuentes, S., & Márquez Marrero, J. L. (2017). Tendencias teóricas en la conceptualización de las habilidades: Aplicación en la didáctica de la Oftalmología. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 21(3), 138-147. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1561-31942017000300020

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)