Programa de aperfeiçoamento de professores de Reabilitação Protética para desenvolvimento da consulta estomatológica
Main Article Content
Resumo
O aperfeiçoamento profissional dos professores das escolas de Odontologia constitui o caminho para alcançar a melhoria da sua preparação na área das Ciências da Educação e torna-se um espaço de investigação científica com potencial de desenvolvimento. Um programa de melhoria que surge de determinadas necessidades é considerado um resultado científico relevante. O objetivo deste artigo foi: propor um programa de aperfeiçoamento do corpo docente da disciplina Reabilitação Protética para o desenvolvimento da consulta odontológica como modalidade de ensino no trabalho. A dialética materialista foi assumida como método geral e foram utilizados os métodos do nível teórico: abordagem histórica-lógica, analítico-sintética, sistêmica; Como métodos empíricos foram utilizados observação, análise documental, grupos de discussão e critérios de usuários para demonstrar o valor científico, a viabilidade e a exequibilidade do programa. Foram apresentadas as ideias fundamentais do programa, adequadas ao contexto investigado, determinados os conteúdos, estabelecidas as demandas em cada uma das áreas e as formas de organização que se articulam nas ações, e foram traçados os caminhos de avaliação com guias próprios. proposto para isso. Confirmou-se a relevância do programa de aperfeiçoamento, numa nova abordagem ao processo de aperfeiçoamento profissional do corpo docente da disciplina de Reabilitação Protética, na concretização de uma relação mais coerente e integradora entre a lógica do método clínico e a lógica da didática da Consulta Estomatológica como modalidade de educação no trabalho.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Bonal Ruiz, R., Valcárcel Izquierdo, N. y Roger Reyes, M. (2020). De la educación médica continua al desarrollo profesional continuo, basado en competencias. Educación Médica Superior, 34(2), e2160. https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2160/997
Díaz Valdés. L., Pérez García, L. M. y Valdés Quesada, A. E. (2019). Aproximación al perfil de la competencia didáctica de los profesores de la carrera Estomatología. Gac Méd Espirit, 21(2), 98-110. http://scielo.sld.cu/pdf/gme/v21n2/1608-8921-gme-21-02-98.pdf
Enríquez Clavero, J. O., González Hernández, G., Cobas Vilches, M. E. y Canto Pérez, M. (2021). La superación profesional en didáctica para docentes de Estomatología. Rev Cubana Estomatol, 58(3), e3605. https://revestomatologia.sld.cu/index.php/est/article/view/3605
Enríquez Clavero, J. O., González Hernández, G., Toledo Pimentel, B. y Otero Martínez, J. y Corrales Álvarez, M. (2020). Caracterización de los componentes del proceso de enseñanza aprendizaje en estomatología. Educación Médica Superior, 34(3): e2230 https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/2230/1097
Enríquez Clavero, J. O., González Hernández, G., Cobas Vilches, M. E., Otero Martínez, J. y Santana Machado, A. T. (2021). Implementación de un programa de superación profesional sobre Didáctica en docentes noveles de Estomatología. EDUMECENTRO, 13(3), 180-195. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742021000300180&lng=es&tlng=pt
Fuentes Morales, I. G., Toledano Prieto, Y. y Capote Pérez, A. A. (2018). Valoración del producto científico por criterios de usuarios: necesidad apremiante para su perfeccionamiento. EDUMECENTRO, 10(3), 249-253. https://revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/1093/0
González Rodríguez, W. C., Pérez Barrero, B. R., Ferrer Mustelier, A. y Vicente Botta, B. (2020). Formación docente, científica y académica de profesores consultores de la Facultad de Estomatología de Santiago de Cuba. MEDISAN, 24(6), 1157-1171. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192020000601157&lng=es&tlng=en
Gutiérrez Segura, M., Ruiz Piedra, A., Ortiz Romero, G., Pérez García, L. y Álvarez Infante, E. (2022). Preparación de los profesores en la utilización de software educativos en las asignaturas Rehabilitación I y II. Correo Científico Médico, 26(4). https://revcocmed.sld.cu/index.php/cocmed/article/view/4591/2219
Jiménez Yong, Y., Santos Prieto, D., Véliz Concepción, O. L. y Jiménez Mesa, L. (2019). Modelo de evaluación para la educación en el trabajo desde la asignatura Ortodoncia. EDUMECENTRO, 11(1),132-145. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742019000100132
López Balboa, L. y Rojas Izquierdo, M. M. (2021). Programa de superación profesional como vía para la formación doctoral. Conrado, 17(80), 304-311. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442021000300304&lng=es&tlng=es
Pérez García, L. M. (2018). Metodología para la consulta estomatológica como modalidad de educación en el trabajo en Estomatología. Educación Médica Superior, 32(2), 1-9. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412018000200019&lng=es&tlng=es
Quintana Santiago, Y. M., Mur Villar, N., Quintana Regalado, G. y Bernaza Rodríguez, G. J. (2021). Retos que le impone la educación en el trabajo a las universidades de ciencias médicas. Revista Conrado, 17(S3), 452-45. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2186
Rodríguez Fernández, Z. y Soler Morejón, C. D. (2020). Dimensiones de la educación en el trabajo en la docencia médica cubana. EDUMECENTRO, 12(4), 208-226. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=98460
Vidal Ledo, M., Fernández Oliva, B. Y Miralles Aguilera, E. A. (2021). Didácticas especiales en las ciencias de la salud. Educación Médica Superior, 35(4), e3063. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412021000400015&lng=es&tlng=es