Formação musical em Educação Artística em Cuba. Estudo comparativo
Main Article Content
Resumo
Com base nas poucas referências sobre as particularidades da formação musical na Educação Artística em Cuba no panorama internacional, este trabalho foi desenvolvido, com o objetivo de expor resultados do estudo comparativo desta com outras regiões do mundo. Para isso, aplicou-se o método comparativo, com determinados critérios de seleção, e determinaram-se parâmetros de comparação. Adicionalmente, foram utilizados: revisão bibliográfica, sistematização e triangulação de dados, dos quais se obteve a caracterização da formação musical em Cuba, nas regiões da Europa e da América Latina. Esses resultados mostraram a diversidade existente na implementação do ensino especializado de música devido às políticas e critérios educativo-musicais díspares dos governos, bem como dos professores e diretores das instituições de ensino. As principais conclusões alcançadas tipificam a formação profissional da música em Cuba, em termos de aspectos estruturais e organizacionais, que a diferenciam das práticas implementadas em outras nações; bem como as semelhanças, pontos fortes e insuficiências a ter em conta para a sua melhoria.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Domínguez Lloria, S. y Pino Juste, M. (2020). Análisis de la formación pedagógica del profesorado de los Conservatorios Profesionales de Música y de las Escuelas Municipales de Música. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, (18), 39-48. https://doi.org/10.5209/reciem.67474
García, S. y Samaja, J. A. (2019). Canon musical y formación musical académica: el diseño curricular de las escuelas de música de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. En XXIII Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología y XIX Jornadas Argentinas de Musicología del Instituto Nacional de Musicología "Carlos Vega", 149-158. Universidad Nacional de la Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/135772
Gómez Díaz de León, C. y León de la Garza, E. A. (2014). Método comparativo. En Métodos y técnicas cualitativa y cuantitativas aplicables a la investigación en ciencias sociales, 223-251. Tirant Humanidades México. http://eprints.uanl.mx/9943/
González Falcón, O. A. y Collazo Salcedo, M. (2019). Los estudios comparados y su relación con la gestión de la información: una necesidad social. Varona, Revista Científico-Metodológica, (69), 1-10. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382019000200024
Grijalba Vallejo; R. P. y Mendoza Otero, J. N. (2020). Formación didáctica continua de los docentes de educación básica primaria en Colombia: un análisis necesario. Revista Universidad y Sociedad, 12(1), 209-216. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000100209&Ing=es&nrm=iso&tlng=es
Jorquera Rossel, R.; Valverde Ocariz, X. y Godall Castell, P. (2020). Propuesta de principios alternativos para la educación musical en un contexto latinoamericano. Revista Electrónica de LEEME, (46), 1-16. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/16932
Lozano Andrade, I. (2014). Debates y tensiones en torno a la formación docente: Notas para una sociología de la formación. Actualidades Investigativas en Educación, 14(1). https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032014000100013
Morán Quiroz, H. M. y Ruelas Jara, O. A. (2021). Programa Nacional de Orquestas: el intento desesperado de… ¿educar? En L. A. Estrada Rodríguez, L. E. Gutiérrez Gallardo y F. Sastré Barragán (Eds), La Educación Musical en el Nivel Básico en México. Retos y Propuestas Actuales (pp. 158-176). Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Música. http://www.repositorio.fam.unam.mx/handle/123456789/122
Navarro Solís, J. L. (2021). Hacia un corpus documental sobre educación musical en México: descripción del contexto, propuesta taxonómica y bibliografía inicial. En L. A. Estrada Rodríguez, L. E. Gutiérrez Gallardo y F. Sastré Barragán (Eds), La Educación Musical en el Nivel Básico en México. Retos y Propuestas Actuales (pp. 26-64). Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Música. http://www.repositorio.fam.unam.mx/handle/123456789/122
Nohlen, D. (2020). El método comparativo. Universidad Nacional Autónoma de México. https://archivos.juridicas.unam.mx/www/bjv/libros/13/6180/5.pdf
Roa Venegas; J. M. y Ruiz Fernández, P. (2020). Estudio comparativo del currículum educativo musical en países de la Unión Europea. Revista Reflexión e Investigación Educacional, 2(2), 79-88. https://revistas.ubiobio.cl/index.php/REINED/article/view/4123
Sánchez Ortega, P. (2017). Educación Musical en Cuba. Teoría y práctica educativa. Editorial Pueblo y Educación.
Sánchez ortega, P. (2024). Artes, educadores y formación en la Universidad de Ciencias pedagógicas Enrique José Varona. Varona, Revista Científico-Metodológica, (79), 1-13. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382024000100002&Ing=es&nrm=iso&tlng=es
Tobo Mendivelso, M. y Rodríguez Benavides, I. (2023). Diálogo de saberes en el Área de Música de la Línea de Profesionalización de Artistas del Proyecto Colombia Creativa. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 20, 179-189. https://dx.doi.org/10.5209/reciem.82035
Zubeldia Echeberria, M. A. (2017). Los modelos de enseñanza musical en Europa. Música Oral Del Sur, (14), 261-282. https://www.centrodedocumentacionmusicaldeandalucia.es/ojs/index.php /mos/article/view/244