Comprometimento organizacional em professores universitários para o desempenho no trabalho em ambientes virtuais

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Jorge Antonio Gonzales Miranda
Edith Geovana Collazos Roque
Aram Roosell Simangas Villalobos
María Ysabel Alvarez Huari

Resumo

O estudo foi desenvolvido no contexto virtual ao considerar as maiores necessidades e demandas no trabalho do professor universitário, levando em consideração que a gestão do corpo docente, a cultura do trabalho em equipe, bem como os fatores associados ao comprometimento organizacional impactam no desempenho do trabalho e na qualidade educacional. A pesquisa determinou as diferenças em relação aos níveis de comprometimento organizacional em ambientes virtuais com base na situação de trabalho dos professores de uma Universidade Privada em Lima, Peru. Trabalhamos sob a abordagem quantitativa, tipo de estudo básico, delineamento não experimental de natureza descritiva, com uma amostra composta por professores em tempo integral, o instrumento utilizado foi o Questionário de Comprometimento Organizacional, composto por itens com resposta em escala Likert com cinco alternativas de resposta e três dimensões: afetiva, normativa e continuidade. Os resultados mostraram que a maioria dos professores contratados e regulares tem um nível regular de comprometimento com a organização, portanto conclui-se que o nível de comprometimento pode afetar o alcance das metas, planos e projetos institucionais que são planejados anualmente, bem como para desempenho docente, esses resultados serão utilizados por pesquisadores e autoridades na tomada de decisões.

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Como Citar
Gonzales Miranda, J. A., Collazos Roque, E. G., Simangas Villalobos, A. R., & Alvarez Huari, M. Y. (2024). Comprometimento organizacional em professores universitários para o desempenho no trabalho em ambientes virtuais. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3588. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3588
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Jorge Antonio Gonzales Miranda, Universidade Privada Norbert Wiener. Peru

Abogado. Magister en Cultura de Paz, Conflictos, Educación y Derechos Humanos de la Universidad de Málaga España/ Programa 2013-2014. Estudios de Doctorado de la Facultad de Derecho y Ciencia Política de la Universidad de San Martín de Porres Perú. 2011/2012. Post Título en Derecho con mención en Derecho Penal y Procesal Penal por la Pontificia Universidad Católica Perú 2009. Estudios de Maestría en Derecho Penal y Procesal Penal por la Pontificia Universidad Católica Perú 2006/2008. Licenciado en Derecho y Ciencia Política de la Universidad de San Martín de Porres 1999/2004. Actualmente se desempeña como Director de la Unidad Académica de Estudios Generales de la Universidad Norbert Wiener.

Edith Geovana Collazos Roque, Universidade Privada Norbert Wiener. Peru

Maestra en Gestión Pública, Universidad César Vallejo. Licenciada en Educación en la especialidad de Biología y Química. Amplia experiencia en el área de gestión en Educación Básica Regular y Educación Superior. Actualmente, se desempeña como promotora de organizaciones educativas, Docente en la Universidad Norbert Wiener y Universidad Tecnológica del Perú, además como Coordinadora de Proyectos en la Universidad Norbert Wiener. Línea de investigación: Educación de calidad.

Aram Roosell Simangas Villalobos, Universidade Privada Norbert Wiener. Peru

Docente nombrado, magíster en Docencia superior, Licenciado en Educación en la especialidad de Lengua y Literatura por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, doctorando en Gestión pública y gobernabilidad. Ponente en eventos académicos a nivel nacional e internacional en temas relacionados a investigación y Educación de calidad. Amplia experiencia como docente universitario e investigador. Actualmente se desempeña como Docente en educación superior de las asignaturas: Investigación y Redacción académica.

María Ysabel Alvarez Huari, Universidade Privada Norbert Wiener. Peru

Doctora en Administración de la Educación, Maestra en Educación, estudios concluidos de Maestría en Psicología Educativa en la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Licenciada en Educación en la especialidad de Lengua y Literatura. Diplomados en: Docencia Universitaria, Dirección y Gestión en Instituciones Educativas y Didáctica de la Comunicación. Ponente en eventos académicos a nivel nacional e internacional en temas relacionados a Educación y Psicología Educativa. Amplia experiencia laboral en Educación Básica Regular y Educación Superior o Universitaria. Actualmente se desempeña como Coordinadora de Investigación en Estudios Generales de la Universidad Privada Norbert Wiener.

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