Fundamentos curriculares de um Programa de Estudos de História associado à Conquista da América

Main Article Content

Humberto Álvarez Sepúlveda

Resumo

Este artigo investiga as lógicas curriculares presentes nos objetivos de aprendizagem e indicadores de avaliação pertencentes à "Unidade 2: As viagens de descoberta e conquista da América" do Programa de Estudos de História, Geografia e Ciências Sociais da 5ª série, elaborado pelo chileno Ministério da Educação (Mineduc). Esta pesquisa foi realizada a partir de um paradigma fenomenológico interpretativo e utilizou a análise de conteúdo para revisar sistematicamente a seção do documento curricular consignado, com base nos três tipos de racionalidades curriculares existentes: técnica, praxeológica e crítica. Estas perspectivas curriculares permitem analisar os interesses hegemónicos da história escolar na conquista da América, uma vez que ajudam a compreender a natureza da aprendizagem associada ao papel dos diferentes sujeitos históricos, a presença do etnocentrismo e a precisão das várias finalidades educativas da disciplina de história no corpo discente. Os resultados mostram a predominância da racionalidade curricular técnica e praxeológica, pois é evidente que os objetivos e indicadores de avaliação da referida unidade temática visam conjuntamente o estudo de uma história eurocêntrica e androcêntrica, marcada pelas expedições de Cristóvão Colombo, Diego de Almagro e Pedro de Valdivia, e o trabalho baseado em competências históricas. Conclui-se que, para desenvolver um currículo mais completo e inclusivo, é necessário um maior esforço por parte do Mineduc para caminhar em direção a uma racionalidade curricular praxeológica e crítica que vise a aprendizagem e avaliação de conteúdos significativos sobre a conquista da América.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Álvarez Sepúlveda, H. (2023). Fundamentos curriculares de um Programa de Estudos de História associado à Conquista da América. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3419. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3419
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Humberto Álvarez Sepúlveda, Universidad Católica de la Santísima Concepción

Humberto Álvarez Sepúlveda, es doctor en Sociedad y Cultura y Máster en Historia Contemporánea y Mundo Actual por la Universidad de Barcelona (España). Profesor en Historia y Geografía, Licenciado en Educación y Licenciado en Historia por la Universidad Católica de la Santísima Concepción. Investigador en la formación de profesores de Historia, la enseñanza, el aprendizaje y la evaluación de la especialidad. Colaborador de diversos proyectos de innovación docente. Autor de diversos artículos y capítulos de libros relacionados con la Historia y su didáctica. Ponente en diversos congresos de ámbito nacional e internacional. Académico de la Facultad de Educación de la Universidad Católica de la Santísima Concepción.

Referências

Alonzo Santizo, M. B. (2022). Papel que juega el Currículum crítico en las tesis de Licenciatura en Historia de 2015 a 2020. Revista Docencia Universitaria, 3(2), 36-45. https://doi.org/10.46954/revistadusac.v3i2.50

Álvarez Sepúlveda, H. A. (2020a). Enseñanza de la historia en el siglo XXI: Propuestas para promover el pensamiento histórico. Revista de Ciencias Sociales, 26(Extra 2), 442-459.

Álvarez Sepúlveda, H. (2020b). Representaciones eurocéntricas de los conquistadores y colonizados en la historia escolar. Análisis de los manuales chilenos. Revista de Filosofía, 37(96), 141-168.

Erazo Jiménez, M. S. (2011). Rigor científico en las prácticas de investigación cualitativa. Ciencia, Docencia y Tecnología, (42), 107-136. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-17162011000100004&lng=es&tlng=es.

Gazmuri Stein, R. (2017). Ideologías curriculares en el debate y negociación del currículum chileno de Historia, Geografía y Ciencias Sociales. Estudios Pedagógicos, 43(1), 157-169. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000100010

Harding, S. (2017). Latin American Decolonial Studies: Feminist Issues. Feminist Studies, 43(3), 624-636. https://doi.org/10.15767/feministstudies.43.3.0624

LGE. Establece la ley general de educación, Pub. L. No. Ley 20370 (2009). https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043&idParte=8780751&idVersion=2009-09-12

LOCE. Ley orgánica constitucional de enseñanza, Pub. L. No. Ley 18962 (1990). https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=30330

Ramírez-Achoy, J., & Pagès-Blanch, J. (2022). Prácticas docentes en la formación inicial para la enseñanza de la historia. Un estudio de caso en Costa Rica. Revista Colombiana de Educación, (84), 1-17. https://doi.org/10.17227/rce.num84-11395

Rebolledo-Rebolledo, R. N., & Turra-Díaz, O. R. (2022). Significados docentes en la construcción de conocimiento en investigación para la formación inicial de profesores de historia y geografía. Emergencia de la co-construcción. Revista Colombiana de Educación, (85), 101-120. https://doi.org/10.17227/rce.num85-11758

Salazar Jiménez, R., Orellana Fonseca, C., Muñoz Labraña, C., & Bellatti, I. (2017). El aula como laboratorio histórico: La guerra civil española. Enseñanza de la historia y competencias educativas, 123-140. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6600203

Taladoire, É. (2017). De América a Europa. Cuando los indígenas descubrieron el Viejo Mundo. México: Fondo de Cultura Económica. https://www.fondodeculturaeconomica.com/Ficha/9786071653406/F

Valdés Vera, M., & Turra Díaz, O. (2017). Racionalidades curriculares en la formación del profesorado de historia en Chile. Diálogo Andino, (53), 23-32. https://doi.org/10.4067/S0719-26812017000200023