As mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical da primeira metade do século XX
Main Article Content
Resumo
Este artigo aborda o insuficiente tratamento acadêmico oferecido à participação das mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical. Portanto, propõem um estudo sobre a participação das mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical durante a primeira metade do século XX, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, cultural e de gênero. Foram utilizados diversos métodos teóricos como dialético, histórico-lógico, etnográfico, bem como análise e síntese. Dentro dos métodos empíricos são aplicadas entrevistas e análises documentais, além de fontes publicitárias do período histórico investigado, juntamente com fontes orais. Como resultado, mostram a contribuição das mulheres de Pinar del Río para o ensino da música com sólidas contribuições à didática, a partir de seu trabalho nas academias, em um contexto caracterizado por uma organização social rígida, em que o profissionalismo foi seriamente prejudicado por abordagens errôneas .de género, ao rejeitar a livre expressão pública feminina, minimizando as suas capacidades formativas e os conhecimentos que transmitem. Também prejudicada, pelos efeitos da função de subordinação económica, política e social de Pinar del Río, como região histórica à vizinha capital Havana. Portanto, tornar visíveis as contribuições das mulheres de Pinar del Río neste sentido, contribui para dignificar a sua imagem no campo da cultura artística, da educação e da pedagogia de Pinar del Río e de Cuba, bem como como fortalecer a identidade local e nacional e o património cultural imaterial.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alvarado, R.A. & Trejo, R. (2022). Entender la educación musical como un derecho humano. Revista Internacional de Educación Musical. https://www.researchgate.net/publication/364613147_Entender_la_educacion_musical_como_un_derecho_humano
Barceló, N.T. & Rodríguez, D. (2009). Pensamiento musical-pedagógico en Cuba: historia, tradición y vanguardia. Editorial Adagio
Botella Nicolás, A. M. (coord.) (2018). Música, mujeres y educación. Composición, investigación y docencia. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 17, 161-162. https://www.plateamagazine.com/libros/6333-ana-maria-botella-coord-musica-mujeres-y-educacion
Carrión, L. & Parrado, O.L. (2019). La participación de la mujer cubana, una necesidad para el desarrollo de la sociedad, Revista Caribeña de Ciencias Sociales. https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/01/
Conde, A. y Herrera, G. (2017). Pensamiento pedagógico cubano 1902- 1920. Crítica y conciencia en la República. Nuevo Milenio. ISBN 9590620582. https://bit.ly/49e3uXI
Díaz Canales, T. (2018). Mujer- Saber- Feminismo. RUTH. ISBN:9789590623097, https://bit.ly/45Ph6FC
Rosales Vázquez, S., Esquenazi Borrego, A., & Galeano Zaldívar, L. (2017). La brecha de educación en Cuba con un enfoque de género. Economía y Desarrollo, 158(1), 140-151. https://revistas.uh.cu/econdesarrollo/article/view/2119
García-Gil, D., & Pérez-Colodrero, C. (2014). Mujer y Educación Musical (escuela, conservatorio y universidad): dos historias de vida en la encrucijada del siglo XX español. DEDiCA Revista De Educação E Humanidades (dreh), (6), 171-186. https://doi.org/10.30827/dreh.v0i6.6971
González Suárez, M., (2002). Feminismo, academia y cambio social. Revista Educación, 26(2), 169-183. https://www.redalyc.org/pdf/440/44026217.pdf
Hernández, N. (2017). La educación musical de las mujeres en el conservatorio de Madrid en el siglo XIX y su proyección laboral y social. Universidad de Alcalá: España. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=179012
León de la Paz, Y., Beltrán Marín A. L. y Guillot Pérez, H. (2019). Panorama histórico de la educación musical en Cuba y Sancti Spíritus. Pedagogía y Sociedad, 22(55), 29-51. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/735
Lugo, J. G. (2020). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la cultura musical cubana en los estudiantes de onceno grado. Revista Conrado, 16(72), 269-277. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1243
Morales, P., Molina, M., & Vázquez, M. (2017). Una mirada de género a los estudios históricos en Cuba. Revista Conrado, 13(58), 195-200. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado
Torrent Esclapés, R. (2012). El silencio como forma de violencia: Historia del arte y mujeres. Arte y Políticas de Identidad, 6, 199–213. https://revistas.um.es/reapi/article/view/163001
Valdés Cantero A. (2005). Con música textos y presencia de mujer: diccionario de mujeres notables en la música cubana. Unión. https://bit.ly/3tHvTow
Soler Campo, S. (2020). Mujeres, música y liderazgo.Revista de estudios de género. La ventana, 6(51),111-137. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7862072
Soler Campo, S. (2018). Cuestiones de género: mujeres en la historia de la música. Universidad Rovira Virgili. http://dx.doi.org/10.6035/Artseduca.2018.19.5