As mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical da primeira metade do século XX

Main Article Content

Yadira Pruna Barroso
Lidia Rosa Ordaz Sánchez
María Teresa Cabrera Miló

Resumo

Este artigo aborda o insuficiente tratamento acadêmico oferecido à participação das mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical. Portanto, propõem um estudo sobre a participação das mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical durante a primeira metade do século XX, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, cultural e de gênero. Foram utilizados diversos métodos teóricos como dialético, histórico-lógico, etnográfico, bem como análise e síntese. Dentro dos métodos empíricos são aplicadas entrevistas e análises documentais, além de fontes publicitárias do período histórico investigado, juntamente com fontes orais. Como resultado, mostram a contribuição das mulheres de Pinar del Río para o ensino da música com sólidas contribuições à didática, a partir de seu trabalho nas academias, em um contexto caracterizado por uma organização social rígida, em que o profissionalismo foi seriamente prejudicado por abordagens errôneas .de género, ao rejeitar a livre expressão pública feminina, minimizando as suas capacidades formativas e os conhecimentos que transmitem. Também prejudicada, pelos efeitos da função de subordinação económica, política e social de Pinar del Río, como região histórica à vizinha capital Havana. Portanto, tornar visíveis as contribuições das mulheres de Pinar del Río neste sentido, contribui para dignificar a sua imagem no campo da cultura artística, da educação e da pedagogia de Pinar del Río e de Cuba, bem como como fortalecer a identidade local e nacional e o património cultural imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pruna Barroso, Y., Ordaz Sánchez, L. R., & Cabrera Miló, M. T. (2023). As mulheres de Pinar del Río na pedagogia musical da primeira metade do século XX. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3276. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3276
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yadira Pruna Barroso, Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Lic. en Historia, master en desarrollo Social, profesora departamento de Historia UPR

Lidia Rosa Ordaz Sánchez, Universidade de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Cuba

Lic. en Historia, Master en Estudios Historicos Interdisciplinarios, profesora departamento de Historia UPR

Referências

Alvarado, R.A. & Trejo, R. (2022). Entender la educación musical como un derecho humano. Revista Internacional de Educación Musical. https://www.researchgate.net/publication/364613147_Entender_la_educacion_musical_como_un_derecho_humano

Barceló, N.T. & Rodríguez, D. (2009). Pensamiento musical-pedagógico en Cuba: historia, tradición y vanguardia. Editorial Adagio

Botella Nicolás, A. M. (coord.) (2018). Música, mujeres y educación. Composición, investigación y docencia. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, 17, 161-162. https://www.plateamagazine.com/libros/6333-ana-maria-botella-coord-musica-mujeres-y-educacion

Carrión, L. & Parrado, O.L. (2019). La participación de la mujer cubana, una necesidad para el desarrollo de la sociedad, Revista Caribeña de Ciencias Sociales. https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/01/

Conde, A. y Herrera, G. (2017). Pensamiento pedagógico cubano 1902- 1920. Crítica y conciencia en la República. Nuevo Milenio. ISBN 9590620582. https://bit.ly/49e3uXI

Díaz Canales, T. (2018). Mujer- Saber- Feminismo. RUTH. ISBN:9789590623097, https://bit.ly/45Ph6FC

Rosales Vázquez, S., Esquenazi Borrego, A., & Galeano Zaldívar, L. (2017). La brecha de educación en Cuba con un enfoque de género. Economía y Desarrollo, 158(1), 140-151. https://revistas.uh.cu/econdesarrollo/article/view/2119

García-Gil, D., & Pérez-Colodrero, C. (2014). Mujer y Educación Musical (escuela, conservatorio y universidad): dos historias de vida en la encrucijada del siglo XX español. DEDiCA Revista De Educação E Humanidades (dreh), (6), 171-186. https://doi.org/10.30827/dreh.v0i6.6971

González Suárez, M., (2002). Feminismo, academia y cambio social. Revista Educación, 26(2), 169-183. https://www.redalyc.org/pdf/440/44026217.pdf

Hernández, N. (2017). La educación musical de las mujeres en el conservatorio de Madrid en el siglo XIX y su proyección laboral y social. Universidad de Alcalá: España. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=179012

León de la Paz, Y., Beltrán Marín A. L. y Guillot Pérez, H. (2019). Panorama histórico de la educación musical en Cuba y Sancti Spíritus. Pedagogía y Sociedad, 22(55), 29-51. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/735

Lugo, J. G. (2020). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la cultura musical cubana en los estudiantes de onceno grado. Revista Conrado, 16(72), 269-277. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1243

Morales, P., Molina, M., & Vázquez, M. (2017). Una mirada de género a los estudios históricos en Cuba. Revista Conrado, 13(58), 195-200. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Torrent Esclapés, R. (2012). El silencio como forma de violencia: Historia del arte y mujeres. Arte y Políticas de Identidad, 6, 199–213. https://revistas.um.es/reapi/article/view/163001

Valdés Cantero A. (2005). Con música textos y presencia de mujer: diccionario de mujeres notables en la música cubana. Unión. https://bit.ly/3tHvTow

Soler Campo, S. (2020). Mujeres, música y liderazgo.Revista de estudios de género. La ventana, 6(51),111-137. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7862072

Soler Campo, S. (2018). Cuestiones de género: mujeres en la historia de la música. Universidad Rovira Virgili. http://dx.doi.org/10.6035/Artseduca.2018.19.5