Estratégia para a formação e desenvolvimento de competências infotecnológicas

Main Article Content

Yoesky Reyes Galardy
Jorge Estrada Silveira

Resumo

A estratégia didática é a interpretação empírica e teórica que permite determinar e formular como problema: deficiências na formação e desenvolvimento de competências informáticas no 2º ciclo do Ensino Básico, que limitam a aprendizagem da disciplina de Informática. O objetivo do trabalho foi: a elaboração de uma estratégia didática para a formação e desenvolvimento de habilidades infotecnológicas nos alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, que favoreça o aprendizado da disciplina de Informática por eles. Métodos e técnicas do critério qualitativo de investigação, observação, entrevista, pesquisa, teste pedagógico e revisão documental, foram utilizados para atingir o objetivo proposto. O principal resultado proposto foi a estratégia para a formação e desenvolvimento de competências infotecnológicas em alunos do Ensino Fundamental, bem como o sistema de ações que emergiu como parte das quatro etapas que a compõem: diagnóstico, planejamento e orientação, execução e avaliação. Essa estratégia permitiu a preparação de professores, por meio da forma de organização da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Reyes Galardy, Y., & Estrada Silveira, J. (2023). Estratégia para a formação e desenvolvimento de competências infotecnológicas. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3199. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3199
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Yoesky Reyes Galardy, Universidad de Granma "Blas Roca"

Centro Universitario Municipal Jiguani

Jorge Estrada Silveira, Citma Provincial Granma

Especialista del Citma en la Provincia Granma, Cuba

Referências

Álvarez de Zayas, C.M. (1999). Didáctica. La Escuela en la Vida. Ciudad de La Habana: Editorial Félix Varela. En soporte digital.

Antúnez, G. (2019). Infotecnología: una cultura ineludible en el docente de la educación superior del siglo XXI. Opuntia Brava, 1(Núm. Especial 1), http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/675

Ávila, Y. (2020). El aprendizaje de la informática con el empleo del software educativo Informática Básica. Opuntia Brava, 12(4), 358-374. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1141

Finder, J. (2021). ¿Qué son las habilidades informáticas? https://kiiky.com/es/empleos/habilidades-inform%c3%a1ticas-para-un-curr%c3%adculum/

García Meneses, M., Diaz de la Cruz, J. & Coloma Rodríguez, O. (2021). Estrategia para la integración de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones en la formación inicial de docentes. EduSol, 21(75), 96-108. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912021000200096&lng=es&tlng=es

García Vélez, K.A., Ortiz Cárdenas, T., & Chávez Loor, M.D. (2021). Relevancia y dominio de las competencias digitales del docente en la educación superior. Revista Cubana de Educación Superior, 40(3), http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257 -43142021000300020&lng=es&tlng=es

Hechavarría, Y. (2018). Las tecnologías educativas en el contexto de la escuela primaria. Opuntia Brava, 10(2), 219-231. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava /article/view/100

Labarrere, G. & Valdivia, G. (1981). Pedagogía. Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación. En soporte digital.

Martínez, Y. (2018). El desarrollo de habilidades informáticas en la formación de docentes de matemática. Revista Varela, 18(51), 336-347. http://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/116

Morales, R. (2021). Infotecnología: herramienta para la gestión de información en la investigación. Universidad de Guadalajara. México. https://biblioteca.udgvirtual.udg.mx/jspui/bitstream/123456789/3966/3/Infotecnolog%C3%ADa_herramienta_para_gesti%C3%B3n_de_informaci%C3%B3n.pdf

Navarro, M. (2019). La integración tecnológica en el aula, significaciones desde estudiantes de educación secundaria. 3C TIC. Cuadernos de desarrollo aplicados a las TIC, 8(2), 70-83. http://dx.doi.org/10.17993/3ctic.2019.82.70-83

Otaño, Y. (2020). La formación y desarrollo de habilidades informáticas en el profesional de la educación. Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona". Santa Clara, Villa Clara, Cuba. Recuperado. https://trabajos.pedagogiacuba.com/trabajos/59Yeny%20Ota%C3%83%C2%B1o%20Aguilera.pdf

Reyes Galardy, Y., & Estrada Silveira, J. (2021). Evolución histórica del desarrollo de habilidades infotecnológicas en la educación primaria. Revista Científica Del Amazonas, 4(8), 49-58. https://doi.org/10.34069/RA/2021.8.05

Reyes, Y. (2020). La didáctica de las herramientas infotecnología para desarrollar habilidades en escolares del segundo ciclo. IX Congreso Internacional de educación y pedagogía, La Habana, Cuba.

Reyes, Y. (2020). Experiencia de un curso sobre el uso de la infotecnología en las escuelas primarias. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 12(1), https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/890

Torricella, R.G, & Carbonell, S. (2020). Infotecnología: La cultura informacional para el trabajo en la Web. https://dspace-libros.metabiblioteca.com.co/bitstream/001/486/1 /informacion_en_web.pdf

Valle, A. (2007). Algunas formas de salida de los resultados científicos y vías que se han utilizado para su obtención. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas: La Habana, Cuba