Estratégias criativas aplicadas no desenvolvimento da leitura de alunos do ensino médio

Main Article Content

Paola Vitalina Bustamante Toscano
Cinthya Isabel Game Varas

Resumo

A pesquisa abrange as estratégias criativas para o desenvolvimento da leitura, com o objetivo de analisar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores para o ensino-aprendizagem da compreensão leitora no subnível básico médio do circuito C03_04 do cantão Buena Fe. A metodologia aplicada teve uma abordagem qualitativa de tipo exploratório, tomando o posicionamento de vários autores e a opinião de dois especialistas no assunto, o que permitiu afirmar os critérios propostos na investigação. Foi aplicado um questionário aos professores para identificar as estratégias de ensino que utilizam para desenvolver a compreensão leitora nos alunos e uma entrevista com especialistas para determinar as características dos recursos pedagógicos criativos que os professores devem utilizar. Os resultados refletem a aplicação limitada de estratégias criativas para estimular a compreensão leitora nos alunos. Se concluyó que los resultados de la investigación determinan diferentes estrategias innovadoras a través de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, que pueden utilizar los docentes y, a su vez, permiten al estudiante construir su propio conocimiento, considerando su particularidad o estilo al momento de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Bustamante Toscano, P. V., & Game Varas, C. I. (2022). Estratégias criativas aplicadas no desenvolvimento da leitura de alunos do ensino médio. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1135–1145. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3073
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Armijos, LA., Fernández, A., Galarza, SP. & Regueira, D. (2017) El ajedrez y su relación con el desarrollo del cuarto estadio de Piaget. El caso Latinoamericano. Lecturas de Educación Física y Deportes, 21(225), 1-11. Obtenido de https://www.efdeportes.com/efd225/el-ajedrez-y-el-cuarto-estadio-de-piaget.htm

Calero, A. (2003). Estadística III. La Habana: Editorial Félix Valera.

Carrera, DA. (2021). Planteamiento micro-curricular para la promoción lectora en Ecuador desde las complejidades contemporáneas. Uniandes EPISTEME Revista digital de Ciencia, Tecnología e Innovación, 8(4), 567-581. Obtenido de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8298230

Dueñas, FF. (2021). La pedagogía praxeológica y su fundamento teórico desde el constructivismo pedagógico. Inclusión y Desarrollo, 8(1), 1-5. Obtenido de https://revistas.uniminuto.edu/index.php/IYD/article/download/2460/2078

Durán, N. (2019). Estrategias pedagógicas para el desarrollo de la lectura inferencial. Educación y Ciencia, (23), 367-382. Obtenido de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7982139

Espinoza, E., Tinoco, WE. & Sánchez, XR. (2017). Características del docente del siglo XXI. Olimpia: Publicación científica de la Facultad de Cultura Física de la Universidad de Granma, 14(43), 39-53. Obtenido de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210816

Farrach, GA. (2016). Estrategias metodológicas para fomentar la comprensión lectora. Revista Científica DE FAREM-Estelí, (20), 5-19. doi:10.5377/farem.v0i20.3064

García, MA., Arévalo, MA. & Hernández, CA. (2019). Estrategia de comprensión lectora: una propuesta para la lectura de hipertextos. Saber, Ciencia y Libertad, 14(1), 287-310. doi:10.18041/2382-3240/saber.2019v14n1.5230

Loor, KK. & Alarcón LA. (2021). Estrategias metodológicas creativas para potenciar los Estilos de Aprendizaje. Revista San Gregorio, 1(48), 1-14. doi:10.36097/rsan.v0i48.1934

Luna, HE., Ramírez, CY. & Arteaga, MA. (2019). Familia y maestros en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectoescritura. Una responsabilidad compartida. Conrado, 15(70), 203-208. Obtenido de http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v15n70/1990-8644-rc-15-70-203.pdf

Pereda, MA. (2015). Estrategias para la comprensión lectora. Una propuesta para profesores. Guadalajara: Editorial Universitaria Universidad de Guadalajara.

Ramos, M., Cáceres MP., Soler, R. & Marín, JA. (2020). El uso de las TIC para la animación a la lectura en contextos vulnerables: una revisión sistemática en la última década. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 13(3), 240-261. doi:10.35699/1983-3652.2020.25730

Tovar, K. & Riobueno, MC. (2018). El club de lectura como estrategia creativa para fomentar la lectura creativa en los estudiantes educación integral. Revista de Investigación,42(94), 1-20. Obtenido de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=376160142004

Velásquez, J. (2017). Ambientes de aprendizaje para el desarrollo de la creatividad. En R. López, Estrategias de enseñanza creativa. Investigaciones sobre la creatividad en el aula (págs. 11-30). Bogotá: Universidad de La Salle.