Estudo exploratório do modo de ação do músico-pedagogo a partir da experiência de professores destacados

Main Article Content

Nadiesha Teresa Barceló Reina

Resumo

Partindo do fato de que o modo de ação artístico-pedagógico é um tipo particular de ação dentro da atividade pedagógica - que constitui a principal referência para a formação do músico nesta área - neste trabalho foi realizada uma exploração que teve como objetivo de explicar o conteúdo singular dos modos de atuação do músico-pedagogo, com ênfase nos modos e qualidades de ação apresentados pelos profissionais dessa área. Para isso, foram utilizados os métodos: análise de conteúdo do trabalho pedagógico escrito por seis professores de música com importante influência em Cuba, a sistematização dos critérios expressos em entrevistas com quatro professores com longa história e realizações neste tipo de prática. o país, os resultados da observação participante realizada pelo autor aos exercícios de categorização do ensino na Faculdade de Música da Universidade das Artes, a comparação e triangulação da informação fornecida por cada um dos métodos utilizados. Como resultado, é possível oferecer uma imagem da essência e principais características que definem e tipificam o trabalho docente do músico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Barceló Reina, N. T. (2022). Estudo exploratório do modo de ação do músico-pedagogo a partir da experiência de professores destacados. Mendive. Revista Educação, 20(4), 1237–1254. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3041
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Nadiesha Teresa Barceló Reina, Universidad de las Artes, ISA

Graduada de Licenciada en Educación Musical por el ISP Rafael María de Mendive, Pinar del Río. Master en Ciencias de la Educación por el IPLAC. Profesora de Pedagogía Musical y Didáctica de la Música en la Universidad de las Artes, ISA, desde 2009. Directora Docente Metodológica de la Universidad de las Artes, ISA 2014-2019. Jefa de departamento de Dirección Musical de Sonido en la Facultad de Música de la Univeridad de las Artes, ISA desde 2019

Referências

Álvarez de Zayas, C. (1996). El diseño curricular en la educación superior cubana. Revista Pedagogía Universitaria, 1(1), 36-50. Obtenido de https://www.semanticscholar.org/paper/El-dise%C3%B1o-curricular-en-la-Educaci%C3%B3n-Superior-Zayas/981c730620f93a3d82655f4466579ff4e5d861f4

Barceló Reina, N. (2021). Hacia una definición de la naturaleza del ejercicio docente del Músico. Universidad de las Artes, ISA: La Habana.

Cabrera Marrero, I., Crespo Zafra, L., & Portuondo Padrón, R. (2017). El diseño curricular desde la perspectiva de la actividad profesional. Transformación, 13(3), 434-443. Recuperado a partir de https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/1665

Galamian, I. (1998). Interpretación y enseñanza del violín. Madrid, España: Ediciones Pirámide, S.A.

González Rey, F. (2013). La subjetividad en una perspectiva cultural-histórica: avanzando sobre un legado inconcluso. Revista CS, (11), 1942. https://www.redalyc.org/pdf/4763/476348374001.pdf

Hemsy de Gainza, V. (2016). La improvisación musical. Buenos Aires: Editorial Melos. Obtenido de https://www.elargonauta.com/libros/la-improvisacion-musical/978-987-611-080-8/

Hong, K. (2014). El legado pianístico pedagógico de Salomón Gadles Mikowshy. La Habana: Ediciones Boloña.

Hoppenot, D. (1999). El violín interior. Madrid: Real Musical.

Horruitiner Silva, P. (2007). Formación y currículo. Revista Pedagogía Universitaria, XII(4), 61-78.

Junco Reyna, T. (2007). ¡Qué fácil es tocar el piano! La Habana: Editorial Adagio.

Miranda Lena, T. (2011). El modo de actuación profesional y su formación en las carreras pedagógicas. VARONA, Revista Científico-Metodológica, (53), pp.24-28. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360635575004.pdf

Neuhaus, H. (1985). El arte del piano. Consideraciones de un profesor. Madrid: Real Musical.

Páez-Rodríguez, B., González-Ortega, A. M., Marín-Cándano, O., & Echevarría-Ceballos, O. (2010). Modo de actuación y desempeño profesional: iguales o diferentes. Revista Científica Avances, 12(4). Obtenido de https://1library.co/document/z3mkdemy-modo-actuaci%C3%B3n-desempe%C3%B1o-profesio nal-iguales-diferentes.html#fulltext-content

Pie MacLean, N. L. (2019). La formación inicial del modo de actuación profesional pedagógico, de los estudiantes de la especialidad de Marxismo-Leninismo e Historia. VARONA, Revista Científico-Metodológica, (68), 1-4. https://www.redalyc.org/journal/3606/360671526008/html/

Plá López, R. (2017). Modelo del profesional de la educación. Sus competencias docentes. Editorial Académica Española. Obtenido de https://www.researchgate.net/publication/349734946_MODELO_DEL_PROFESIONAL_DE_LA_EDUCACION_Sus_competencias_docentes_Ramon_Pla_Lopez_2017

Seashore, C. (2008). The Phycology of Music. Spencer Press. Obtenido de https://www.abebooks.com/9780486218519/Psychology-Music-Seashore-Carl-E-0486218511/plp

Vigotsky, S. (1988). Interacción entre enseñanza y desarrollo. Selección de lecturas de Psicología Pedagógica y de las Edades Tomo III,. La Habana: Editora Universidad.

Yankelevitch, Y. (1983). Escuela de violín rusa: el legado de Yuri Yankelevitch. Moscú: Música.