Estratégia didática para desenvolver a capacidade de calcular integrais definidas a partir do aprendizado criativo

Main Article Content

Wilfredro Sánchez Companioni
Andel Pérez González
Juana María Remedios González

Resumo

O desenvolvimento de competências na formação de profissionais universitários é um tema de grande relevância; sobretudo, se tivermos em conta que expressam o saber-fazer dos alunos e a sua relação com o mundo do trabalho para o qual estão a preparar-se. Daí a importância de desenvolver a capacidade de calcular integrais definidas nos alunos da carreira de Bacharel em Contabilidade e Finanças; já que isso facilita a solução de diversas situações da profissão. É por isso que este artigo teve como objetivo socializar uma estratégia didática que visa desenvolver a capacidade de calcular integrais definidas, a partir de um processo criativo de Ensino-Aprendizagem da disciplina de Matemática Superior I. Para seu desenho, foi utilizada uma metodologia quantitativa que exigiu o uso de métodos como o histórico-lógico, o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo, que possibilitaram a fundamentação teórica da estratégia didática; bem como os empíricos: revisão do produto da atividade e observação, para conhecer o nível de desenvolvimento de habilidades nos alunos que participaram da pesquisa. O principal resultado foi justamente a estratégia didática e as sugestões metodológicas para sua implementação. Sua aplicação na prática evidenciou transformações favoráveis no nível de desenvolvimento da habilidade em análise; reafirmando assim a sua viabilidade e, sobretudo, a relevância da aprendizagem criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Sánchez Companioni, W., Pérez González, A., & Remedios González, J. M. (2023). Estratégia didática para desenvolver a capacidade de calcular integrais definidas a partir do aprendizado criativo. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3007. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3007
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Wilfredro Sánchez Companioni, Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez

Profesor de Matemática Superior. Máster en Ciencias Pedagógicas. Profesor Instructor

Andel Pérez González, Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez

Profesor de Didáctica de la Matemática. Profesor Titular. Doctor en Ciencias en Pedagógicas

Juana María Remedios González, Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez

Profesora de Metodología de la Investigación Educativa. Profesora Titular. Doctora en Ciencias en Pedagógicas

Referências

Álvarez Pérez, M., Almeida Carazo, B. y Villegas Jiménez, E. V. (2014). El proceso de enseñanzaaprendizaje de la asignatura matemática documentos metodológicos. La Habana: Pueblo y Educación.

Ballester Pedroso, S., García La Rosa, J. E., Almeida Carazo, B., Álvarez Pérez, M., Rodríguez Ortiz, M., González Noguera, R. A., Villegas Jiménez, E. V., Fonseca González, A. L. y Puig Reyes, N. (2018). Didáctica de la Matemática (Tomo 1). La Habana: Pueblo y Educación.

Ferrer Vicente, M. y Rebollar Morote, A. (1995). Cómo dirigir el proceso de formación de habilidades matemáticas [Curso]. Curso impartido en el Evento Internacional Pedagogía 1995. La Habana: Cuba.

Fonseca Castro, J. L., y Alfaro Carvajal, C. R. (2018). El cálculo diferencial e integral en una variable en la formación inicial de docentes de matemática en Costa Rica. Revista Educación, 42(2), 1-22. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/25844

Granera Rugama, J. A. (2019). La integral definida como el área bajo una curva en un entorno computacional. Revista Científica de FAREM-Estelí, 8(30). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7304343.pdf

Martínez Castellini, A. (2020). Uso de métodos problémicos en el proceso de enseñanza aprendizaje de la matemática: metodología para calcular integrales indefinidas. Revista Universidad y Sociedad, 12(5), 445-453. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1731

Mitjáns Martínez, A. (2013). Aprendizaje creativo: desafíos para la práctica pedagógica. Revista CS, 11. https://doi.org/10.18046/recs.i11.1574

Rodríguez del Castillo, M. A. y Rodríguez Palacios, A. (2011). La estrategia como resultado científico de la investigación educativa. En N. De Armas Ramírez y A. Valle Lima (Eds.), Resultados científicos en la investigación educativa. (pp. 20-51). Pueblo y Educación: Cuba.

Rojas Taño, A. y Rodríguez Sosa, J. B. (2021). La significatividad del aprendizaje del cálculo diferencial e integral. VARONA. Revista Científico Metodológica, 72(enero-junio), 11-15. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/download/1135/1513

Sánchez Companioni, W., Pérez González, A. y Remedios González, J. M. (2022). El aprendizaje creativo: una alternativa para el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Matemática. Pedagogía y Sociedad, 25 (63), 312-331. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/1278

Suárez Rincón, M. L. (2018). Estrategias pedagógicas para la enseñanza de las matemáticas en Administración: Estudios y experiencias. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21(2), 79-89. DOI: https://doi.org/10.6018/reifop.21.2.323261

Rodríguez Saltos, E. R., Vallejo Loor, B. M., Yenchong Meza, W. E., y Ponce Solórzano, M. J. (2020). Importancia de la psicopedagogía y el aprendizaje creativo. Dominio de las Ciencias, 6(3), 564-581. http://dx.doi.org/10.23857/dc.v6i3.1300

Villena Muñoz, M., y Rivas Maldonado, N. (2019). Impacto del uso de la tecnología en el proceso de enseñanza- aprendizaje del cálculo integral. Revista Conrado, 15(68), 297-307. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1028Villenas