Preparação metodológica para o direcionamento do processo ensino-aprendizagem em Engenharia Industrial

Main Article Content

Michel García Pérez
Liset Perdomo Blanco

Resumo

O trabalho apresenta soluções alternativas para o problema do conhecimento limitado dos docentes do Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, no que diz respeito à direção do processo de ensino-aprendizagem dos sistemas de Business Resource Planning nas disciplinas do próprio currículo de carreira. O objetivo foi propor um sistema de ações de preparação metodológica para professores da carreira de Engenharia Industrial que inclua os sistemas de Planejamento de Recursos de Negócios como conteúdo. Para responder aos problemas levantados na pesquisa, segue-se o método dialético-materialista com a articulação entre análises qualitativas e quantitativas. As observações, entrevistas e análise documental foram aplicadas nas etapas de diagnóstico, implementação e discussão dos resultados. Como principais resultados, são expostas ações metodológicas dentro do plano de trabalho metodológico que, com um caráter sistêmico, prepara o professor para a utilização dos sistemas de Business Resource Planning na direção do processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se na pesquisa que com a aplicação das ações metodológicas propostas levantam-se os conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas de Business Resource Planning e sua inserção nos conteúdos das disciplinas do próprio currículo, questão que contribui para oferecer soluções para a empresa da academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
García Pérez, M., & Perdomo Blanco, L. (2021). Preparação metodológica para o direcionamento do processo ensino-aprendizagem em Engenharia Industrial. Mendive. Revista Educação, 19(2), 578–599. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2348
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Michel García Pérez, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas

Jefe del Departamento de Mantenimiento Especilizado

Referências

Alonso, S. (2017). Comprensión y utilización del término gestión en la educación. Congreso Internacional Pedagogía 2015. La Habana: Educación Cubana. (ISBN: 978-959-18-81-6).

Barrera Jiménez, R., Barrera Jiménez, A., & Hernández Amaro, L. (2015). Algunas consideraciones en torno al desarrollo de habilidades profesionales del ingeniero informático y el rol de la comprensión de texto en la modelación de algoritmos computacionales. Mendive. Revista de Educación, 13(2), 112-117. Recuperado de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/713

Borges, A. Y. (2019). La formación de la habilidad profesional integradora, Gestión Sociocultural, en la carrera Gestión Sociocultural para el Desarrollo. Santa Clara, Villa Clara: Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Boyle, T., y Strong, S. (2006). Skill Requirements of ERP Graduates. Journal of Information Systems Education (JISE), 17(4), p. 403-412 https://jise.org/Volume17/n4/JISEv17n4p403.html

Castañeda Hevia, A. (2013). Pedagogía, Tecnologías digitales y Gestión de la Información y el conocimiento en la enseñanza de la ingeniería, La Habana: Editorial Félix Varela. ISBN 978-959-07-1675-1

Díaz-Canel, M. (25 de Marzo de 2019). Destaca Díaz-Canel papel de las universidades para el desarrollo del país. . Vanguardia, págs. 1-2.

García Batista, G., y Caballero Delgado, E. (2004). Didáctica: teoría y práctica .Capítulo 14. El trabajo metodológico en la escuela cubana. Una perspectiva actual. La Habana: Pueblo y Educación.

García Batista, G., & Col. (2002). Didáctica. El trabajo metodológico en la escuela cubana. Una perspectiva actual. La Habana.

Hawking, P., y Stein, A. (2003). E-skills: The Next hurdle for ERP implementations. Proceedings of the 36th Hawaii International Conference on System Sciences.

Horruitiner, P. (2011). La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria.

ICCP, I. C. (1998). Algunos ideas acerca del el trabajo metodológico y de superación de los docentes. Proyecto escuela primaria sobre el concepto de trabajo metodológico. La Habana: ICCP

Ministerios de Educación Superior. (2018). Gaceta Oficial No.25 Ordinaria del 21 de junio. La Habana: Gaceta Oficial de la República de Cuba, Ministerio de Justicia.

Montes Miranda, A. J., Romero González, Z., & Gamboa Suarez, A. (2017). La formación docente en el marco de la política de calidad de la Educación Básica en Colombia. Revista ESPACIOS. 38(20). https://www.researchgate.net/publication/331498757_La_formacion_docente_en_el_marco_de_la_politica_de_calidad_de_la_Educacion_Basica_en_Colombia

Oms Palenque, D., Navarro Leyva, Z., & Franco Luis, J. (2018). Experiencia en el desarrollo de la habilidad informática manipular el teclado en escolares del primer ciclo de la educación primaria. Opuntia Brava, 10(2), 82-97. https://doi.org/https://doi.org/10.35195/ob.v10i2.89

Rivas Almaguer, B., Pérez Soria, M., y Hernández López, R. (2019). Metodología para la preparación psicopedagógica especial del profesor de la escuela de trastornos de la conducta. Opuntia Brava, 11(Especial), 268-281. https://doi.org/https://doi.org/10.35195/ob.v11iEspecial.683

Santaya Domínguez, M., Breijo Worosz, T., y Piñero Peña, I. (2019). Bases teóricas del proceso de desarrollo de habilidades profesionales pedagógicas. Conrado, 14(64) Cienfuegos. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/806

Sierra, Y., Castellanos, E., y García, Y. (2013). Preparación de los docentes para dirigir el proceso de enseñanza aprendizaje utilizando niveles de asimilación. Edumecentro, 5(2), 95-107. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742013000300007

Uzcátegui, R. (2018). Becas, escuela de verano y misiones educacionales para la formación del profesorado chileno y la educación venezolana (1934 - 1938). Paulo Freire. Revista de Pedagogía Crítica, (20) pp. 83-104. http://revistas.academia.cl/index.php/pfr/article/view/1088