Professores, a sua prática e formação contínua: ideologia e reforma educacional no México

Main Article Content

Inés Lozano Andrade
Pedro Emiliano Miranda García

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender e interpretar, de uma perspectiva crítica, a ideologia subjacente nas reformas educativas na educação básica no campo da formação contínua de professores. Para este efeito, é realizada uma análise do discurso a partir da perspectiva da hermenêutica crítica aplicada ao modelo educativo mexicano de 2017 para o ensino básico. A investigação centrou-se em três aspectos: ser um professor, a sua prática e a sua educação contínua. A análise dos resultados explica a predominância de duas grandes categorias ideológicas recorrentes nos discursos: a naturalização da racionalidade técnico-instrumental como uma racionalidade legítima e o toyotismo, como um mecanismo prático de ocultação do domínio através de um "controlo democrático" de legitimação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lozano Andrade, I., & Miranda García, P. E. (2021). Professores, a sua prática e formação contínua: ideologia e reforma educacional no México. Mendive. Revista Educação, 19(1), 199–213. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2074
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Inés Lozano Andrade, Escuela Normal Superior de México

Profesor investigador de tiempo completo en la Escuela Normal Superior de México

Pedro Emiliano Miranda García, Centro de Actualización del Magisterio

Profesor investigador de tiempo completo en El Centro de Actualización del Magisterio

Referências

Bourdieu, P y Passeron, J. P. (2018), La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza, Buenos Aires, Fontamara.

Casillas-Gutiérrez, C. (2019) "Currículum, ideología y capacidad crítica en la docencia universitaria" Revista Educación, 43(1), Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44057415034

Díez, E. J. (2020). Ideología en la formación inicial docente. Revista Iberoamericana de Educación, 82(2), 9-25. Disponible en: https://doi.org/10.35362/rie8223658

Díez, E, J. (2019). "Naturalizar" la ideología neoliberal: educar en el habitus capitalista. Estudios de Derecho, 76(168), 221-239 Disponible en: https://doi.org/10.17533/udea.esde.v76n168a09

Habermas, J. (1982), Conocimiento e interés, Madrid: Taurus.

Hernández, J. (2015) Ideología, educación y políticas educativas. Revista española de pedagogía, 68(245), 133-150. Recuperado de: https://revistadepedagogia.org/lxviii/no-245/ideologia-educacion-y-politicas-educativas/101400010130/

Mannheim, K. (1987) Ideología y utopía. México, FCE

Marx, K. (1986), La ideología alemana, México, Progreso

Moreno Mosquera, E. (2016). El análisis crítico del discurso en el escenario educativo. Zona Próxima, 0(25), Article 25. http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/zona/article/view/8253, Disponible en: http://dx.doi.org/10.14482/zp.25.9799

Saldaña, A. (2008). La gestión como ideología en la Universidad Pública Mexicana. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 6, 1-20 Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/2831/283121716002.pdf

SEP (Secretaría de Educación Pública), (2017a), Modelo Educativo para la Educación Obligatoria. Educar para la libertad y la creatividad, México, SEP.

SEP (Secretaría de Educación Pública), (2017b), Plan y Programas de Estudio para la Educación Básica: Aprendizajes clave para la educación integral, México, SEP.

Torres, C (2016) Educación Superior y Globalización Neoliberal en el Siglo XXI. Siete Tesis Iconoclásticas. Revista Latinoamericana de educación comparada. 1(1). Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=22072

Torres, C. (1981) "Ideología, educación y reproducción social". Revista de ciencias de la educación, 15, 49-72. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5715931

Villegas, C. y Cornieles, L. (2018) "Trasfondo ideológico del concepto de desarrollo educativo durante los primeros 6 años de gobierno de Hugo Chávez". Revista Discurso & Sociedad, 12(2), 367-395, 369. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6760212