Um novo visual: sistema para o trabalho metodológico em disciplinas de ensino complexas

Main Article Content

Tania Alina Mena Silva
Ernesto López Calichs
Lilia Rosa Silva Rojas

Resumo

A preparação metodológica é a forma essencial de realizar o trabalho metodológico a fim de elevar a qualidade do desempenho dos professores e melhorar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Superar as deficiências associadas à integração da tipologia de professores, modalidades de estudo, e disciplinas de ensino é um desafio. Para tal, como podemos contribuir para o processo de trabalho metodológico nas Disciplinas Completas de Ensino para desenvolver, de forma sistémica e a partir da integração de tipologias de professores, modalidades de estudo e relações intermatárias, um processo de preparação metodológica que contribua para uma gestão eficiente do processo ensino-aprendizagem? Este trabalho visa apresentar as experiências de como conceber, organizar e desenvolver o trabalho metodológico nas Disciplinas de Ensino Complexo. Os métodos utilizados: análise e síntese para o estudo das diferentes posições teóricas e metodológicas relativas ao processo de trabalho metodológico nas Disciplinas Complexas de Ensino; histórica-lógica na caracterização das disciplinas de ensino e do trabalho metodológico e indução - dedução durante o processo de sistematização das categorias e conceitos essenciais do processo de trabalho metodológico nas Disciplinas Complexas de Ensino. Isto revela a necessidade de estruturar o trabalho metodológico das Disciplinas de Ensino Complexo com base em fundamentos teóricos e metodológicos, o que resolve a contradição existente entre a necessidade de realizar o trabalho metodológico a todos os níveis e a intenção de aperfeiçoar este processo, a partir do trabalho metodológico disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Mena Silva, T. A., López Calichs, E., & Silva Rojas, L. R. (2020). Um novo visual: sistema para o trabalho metodológico em disciplinas de ensino complexas. Mendive. Revista Educação, 18(4), 923–939. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1835
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Tania Alina Mena Silva, CUM San Luis. Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saiz Montes de Oca"

Doctora en Ciencias Pedagógicas, Master en Ciencias de la Educación, Licenciada en Contabilidad y Finanzas.

Jefa de Departamento GUCID.

Ernesto López Calichs, Centro de Estudio de Ciencias de la Educación Superior de la Universidad de Pinar del Río (CECE-PRI)

Profesor Titular  del Centro de Estudio de Ciencias de la Educación Superior  de la Universidad de Pinar del Río. Cuba.

Lilia Rosa Silva Rojas, Centro Universitario Municipal San Luis

Profesora a tiempo parcial y Coordinadora de la Carrera Primaria.

Referências

Álvarez, C. (2020). La escuela en la vida. Dirección de Formación de Profesionales. Ministerio de Educación Superior de Cuba. La Habana Cuba: Editorial Félix Varela.

Álvarez, R. (2019). Pedagogía y Didáctica. Universidad de Pinar del Río. Disponible en: http://ftp.ceces.upr.edu.cu/centro/repositorio/textuales/Libros/Pedagogía.

Cruz, C. y Fuentes, H. (2020) El diseño curricular de carreras universitarias en la concepción de la educación superior cubana. Pedagogía Universitaria, 7(3), p. 1.

Fiallo, J. (2012). ¿Cómo formar un pensamiento interdisciplinario desde la escuela?. Cuba, La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Hernández, M. & Aguilar, T (2020). Teoría de la complejidad y aprendizaje: algunas consideraciones necesarias para la enseñanza y la evaluación. Escuela Internacional de Educación Física y Deporte. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales. p. 145. Disponible en: http://www.efdeportes.com/efd121/teoria-de-la-complejidad-y-aprendizaje.htm

Horruitiner, P. (2011). El diseño curricular en la Educación Superior en Cuba. La Habana: Editorial Félix Varela.

Konstantinov, F. (1976). Fundamentos de filosofía marxista leninista. Materialismo dialéctico, La Habana, Cuba: Editorial de Ciencias Sociales.

Mena, T. A. y López, E. (2017). Una nueva mirada a la Disciplina Docente: La disciplina docente compleja. Cuba. Ciencias Pedagógicas 4(2), pp-10. Disponoble en: http://www.cienciaspedagogicas.rimed.cu/index.php/rcp/articl. www.iccp.rimed.cu.

Mena, T., Silva, L. & Hernández, M. (2019). Ciencias Pedagógicas: Sistema para el trabajo metodológico en disciplinas docentes complejas. Una reflexión para tener en cuenta. Las Tunas, Cuba: Editorial Académica Universitaria. (pp-48-61) Disponible en: http://edacunob.ult.edu.cu/

Ministerio de Educación Superior. (2018a). Documento Base para la Elaboración de los Planes de Estudio E, La Habana, Cuba: MES.

Ministerio de Educación Superior. (2018b). Resolución No.2-2018. Reglamento de Trabajo Docente y Metodológico. La Habana, Cuba: MES p.24

Sandín, M.P. (2020) Retos actuales de la formación en investigación cualitativa en educación. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2010 (3), p-35. https://www.researchgate.net/publication/279694524