Metodologia para orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem da engenharia

Main Article Content

Norma González Ruda
Ibette Alfonso Pérez

Resumo

O século XXI apresenta novos desafios para a formação em engenharia, diante da evolução tecnológica, econômica e social. A formação integral desses profissionais constitui o mandato social da universidade. Diante do exposto, é necessário que os professores universitários se preparem para a orientação que realizam na disciplina que lecionam no processo de formação. Diante disso, o objetivo deste artigo foi desenvolver uma metodologia para a orientação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em engenharia. Foram utilizados métodos de pesquisa teórica, empírica e matemático-estatística, que possibilitaram o desenho e a aplicação da metodologia. A proposta possibilita ações de orientação pedagógica intimamente ligadas aos componentes didáticos das atividades de ensino. Sua implementação contribuiu para minimizar as deficiências identificadas na avaliação e revelou impactos positivos, que podem ser observados em transformações significativas na orientação pedagógica realizada pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica de Havana "José Antonio Echeverría", validadas por meio do experimento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
González Ruda, N., & Alfonso Pérez, I. (2025). Metodologia para orientação educacional no processo de ensino-aprendizagem da engenharia. Mendive. Revista Educação, 23(3), e4106. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/4106
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Alfonso Pérez, I., & Serra Toledo, R. (2016). ¿Por qué es necesaria la orientación educativa en la universidad de hoy? Revista Referencia Pedagógica, 4(1), 16-27. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/93

Allueva Torres, P. (2022). Orientación educativa y universidad. Octaedro

Bertolín Bruguera, E., & Guevara Ingelmo, R. M. (2025). Evolución de la orientación educativa en la universidad española. European Public & Social Innovation Review, 10, 1-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2025-1225

Calviño Valdés-Fauly, M. A. (2002). Orientación psicológica. Esquema referencial de alternativa múltiple. La Habana: Editorial Científico Técnica. https://catalogo.hlg.sld.cu/index.php?P=FullRecord&ID=8569

Da Silva, M. H., & Pereira, A. S. (2021). Orientação Educacional: Perspectivas Teóricas. Revista Criar Educação, 10(1), 77-93. https://doi.org/10.18616/ce.v10i1.5651

Echeverría Samanes, B., & Martínez-Clares, P. (2021). Orientar en tiempos de cambio a través de la Teoría U. Revista Orientación y Sociedad, 21(2), 1-24. https://revistas.unlp.edu.ar/OrientacionYSociedad/article/view/13144

González Ruda, N., Alfonso Pérez, I., Bermúdez Morris, R., & Arzuaga Ramírez, M. (2023). El crecimiento personal desde el proceso de enseñanza- aprendizaje: experiencia con estudiantes de ingeniería. Revista Cubana de Educación Superior, 42(3), 36-52. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/7907

González Ruda, N., Alfonso Pérez, I., & Bermúdez Morris, R. (2024). La orientación educativa en el proceso de enseñanza- aprendizaje de la educación superior: fundamentos y reflexiones. Visión Antataura, 8(1), 152-169. https://doi.org/10.48204/j.vian.v8n1.a5235

López Rodríguez del Rey, M. M., Inguanzo Ardila, A. M., & Guerra Domínguez, E. (2024). La Orientación Educativa. Desafíos teóricos y prácticos. Región Científica, 3(1), 2024245. https://doi.org/10.58763/rc2024245

Padrón Álvarez, A., & de la Rúa Batistapau, M. de J. (2013). Análisis de validación de resultados del proyecto de investigación: Particularidades de la Enseñanza de la Ingeniería y la Arquitectura. Revista Referencia Pedagógica, 1(2), 171-186. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/29

Paz-Domínguez, I. M., Gámez-Rodríguez, E., & Vinent Mendo, M. B. (2016). La clase como espacio y método fundamental para la orientación educativa. Maestro y Sociedad (Número especial 2), 3-14. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/1675

Torrecilla-Sánchez, E. M., Gamazo, A., & Sánchez-Prieto, J. C. (2022). La orientación educativa en España: mapeo sobre su estado actual (2010-2019). Education in the Knowledge Society (EKS), 23, 1-17. https://doi.org/10.14201/eks.26739

Valle Lima, A.D. (2012). La investigación pedagógica. Otra Mirada. Pueblo y Educación.

Vélaz-de-Medrano Ureta, C., González-Benito, A., & Otero-Mayer, A. (2023). Análisis comparado del modelo y organización de los servicios de orientación profesional en el contexto europeo. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 34(2), 29-46. https://doi.org/10.5944/reop.vol.34.num.2.2023.38065

Vieira, M. J., & Vidal, J. (2006). Tendencias de la Educación Superior europea e implicaciones para la orientación universitaria. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 17(1), 75-97. https://doi.org/10.5944/reop.vol.17.num.1.2006.11340

Viñuela, Y., & Vidal, J. (2023). Orientación a estudiantes en los títulos universitarios públicos españoles. Revista Complutense de Educación, 34(3), 605-616. https://doi.org/10.5209/rced.79759