Ensino online do Panorama Cultural da América Latina para estudantes chineses que falam espanhol como língua estrangeira

Main Article Content

Daniuska Hechavarría Naranjo
Lu Chunbo

Resumo

Dada a situação de pandemia sanitária da COVID-19, que começou a atingir a China no final de janeiro de 2020, o governo do país asiático declarou confinamento, encerramento de centros educativos como universidades e orientou a transferência das atividades docentes para o ambiente virtual; Consequentemente, na Universidade de Jilin, especificamente na licenciatura em Filologia Hispânica, começaram a ser utilizadas diversas plataformas tecnológicas. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados alcançados no Processo de Ensino-Aprendizagem da disciplina Panorama Cultural da América Latina na modalidade virtual, por meio da utilização da plataforma Microsoft Teams, ministrada para alunos de língua chinesa. Para tanto, foi aplicado um conjunto de métodos, sendo o dialético-materialista o norteador, juntamente com teóricos como: análise-síntese e indução-dedução. Dos empíricos, utilizou-se o questionário, a partir de seu desenho, para avaliar a opinião e atitudes dos alunos em relação à disciplina Processo de Ensino-Aprendizagem do Panorama Cultural da América Latina por meio da utilização da plataforma Microsoft Teams. Confirmou-se que este processo foi muito adequado, ou largamente adequado, nas suas dimensões instrutiva, educativa e de desenvolvimento. Além disso, foi possível dar continuidade ao Processo de Ensino-Aprendizagem em ambiente virtual e os alunos puderam adquirir conteúdos culturais de países latino-americanos, o que lhes permitiu diversificar seu registro lexical e continuar com o aprimoramento da capacidade comunicativa. competências da língua espanhola, correspondentemente aos seus níveis B1 e B2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Hechavarría Naranjo, D., & Chunbo, L. (2024). Ensino online do Panorama Cultural da América Latina para estudantes chineses que falam espanhol como língua estrangeira . Mendive. Revista Educação, 22(3), e3845. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3845
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS

Referências

Arciniegas-Vera, M. V., & Martos-Eliche, F. (2022). Uso de Moodle y Microsoft Teams en el Aprendizaje del Inglés como Lengua Extranjera. Revista Docentes 2.0, 15(2), 23-35. https://doi.org/10.37843/rted.v15i2.315

Cabrera, P. R., Bolívar, C. R., & Ramírez, T. (2023). Evaluación de un curso en línea sobre competencias investigativas bajo un enfoque pedagógico socioconstructivista. Revista Educación. https://doi.org/10.15517/revedu.v47i2.53856

Cárdenas-Contreras, G. E. (2022). Docencia Universitaria y Competencias para la Era Pospandemia: Un Proceso Hacia la Alfabetización Digital. Revista Docentes 2.0, 14(2), 5-14. https://doi.org/10.37843/rted.v14i2.299

Fella, A., & Loucif Rabéa, B. (2021). LA CONTRIBUCIÓN DE LAS TIC A LA MEJORA DEL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LENGUAS EXTRANJERAS: APROXIMACIONES TEÓRICAS Y ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 122-135. https://doi.org/10.51896/atlante/LIED6325

Galeano, E. (1972). Las venas abiertas de América Latina (Primera Edición: 1971). siglo xxi editores, s.a. de c.v. https://www.jstor.org/stable/10.2307/40181899?origin=crossref

Lobos, J. T. (2022). Percepciones del estudiantado universitario sobre la aplicación de Flipped Classroom en un contexto online. Revista Educación las Américas, 12(2). http://portal.amelica.org/ameli/journal/248/2484234001/

Medina, M. E., & Alfaro, C. N. (2021). Efectividad del aprendizaje en línea desde la perspectiva del alumno universitario. En Educacion en Clave: Metodologías y Mediaciones (Global Knowledge Academics, pp. 73-86). https://investigacionusp.ceu.es/en/ipublic/source/9524199

Medina-Morón, E. M., & Alfaro-Cázares, N. G. (2023). Enseñanza Presencial vs Virtual en el Ámbito Universitario. Revista Docentes 2.0, 16(1), 109-118. https://doi.org/10.37843/rted.v16i1.362

Quispe, Y. C. Q., Machicao, L. V., Huanca, A. V., Churata, C. D. U., Mullisaca, E. C. Q., & Yury Añazco, S. (2023). Uso de Herramientas Virtuales en la Educación Moderna en una Institución Educativa Año 2023. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(5), 4925-4938. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i5.8095

Ramos, D. D., Ramos, L. Y. N., & Díaz, M. E. J. (2023). Entornos Virtuales de Aprendizaje en el Desarrollo de Competencias en Estudiantes Universitarios. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 7468-7486. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6739

Recéndez, B. E. S., Lara, G. de J. C., Sigg, M. de L., Cisneros, J. L. V., & Aguilera, A. M. R. (2022). Comparación de la eficacia entre las modalidades presenciales y en línea de un curso propedéutico universitario. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 31, Article 31. https://doi.org/10.24215/18509959.31.e5

Rodríguez Guijarro, C. M., & Castro Salazar, A. Z. (2021). Plataforma Microsoft Teams y su influencia en el aprendizaje de estudiantes de básica superior. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(Extra 3), 510-527. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8019925

Subcomité Directivo Nacional de Enseñanza de Español en Institutos y Universidades del Ministerio de Educación de China. (2022). Guía didáctica para carrera de español de universidades. En Comité Directivo Nacional de la Enseñanza de Lenguas Extranjeras en Institutos y Universidades del Ministerio de Educación de China. Guía didáctica para carreras de lengua y literatura extranjeras de universidades.

Tigua, A. M. I., & Farfán, I. de los Á. G. (2023). Enseñanza virtual del español como lengua extranjera a un estudiante extranjero (caso de estudio). Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(5), 10010-10035. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i5.8581

Yan, Y. (2021). La evolución de métodos y enfoques en la enseñanza del español en China basada en el manual Español Moderno. redELE: Revista Electrónica de Didáctica ELE, 33, 11. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8268867