Competência de pesquisa jornalística: uma proposta a partir da socioeducação e da reflexão crítica

Main Article Content

Meilys Cruz Fernández
Jorge García Batán

Resumo

A investigação jornalística constitui uma competência inerente ao trabalho do jornalista, pelo que a sua formação adequada é essencial para o desempenho ideal do profissional de imprensa. Ainda que alguns autores tenham abordado esta competência, persistem lacunas e lacunas teórico-metodológicas que limitam a sua formação; Consequentemente, o objetivo deste artigo é descrever a estrutura conceitual da competência de pesquisa jornalística a partir da abordagem socioformativa e da reflexão crítica sobre diversos posicionamentos teóricos, para uma concepção de acordo com as características e demandas da formação profissional do Pós-Graduação em Jornalismo. .dependendo das particularidades do contexto. O estudo utilizou os métodos de análise-síntese, indução-dedução e sistêmico-estrutural-funcional, além de consulta a informantes-chave, oficinas de reflexão crítica e construção coletiva, revisão bibliográfica, análise documental e levantamento. O principal resultado consiste na concepção de competência como síntese de conhecimentos contextualizados para a investigação da realidade social a partir da análise reflexiva do contexto, do pensamento crítico e da atuação profissional ética e integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cruz Fernández, M., & García Batán, J. (2023). Competência de pesquisa jornalística: uma proposta a partir da socioeducação e da reflexão crítica. Mendive. Revista Educação, 22(1), e3626. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3626
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Meilys Cruz Fernández, Universidade de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz"

Licenciada en Periodismo por la Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas. Máster en Cultura Latinoamericana, mención: Investigación de la cultura. Profesora Auxiliar del departamento de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz".

Jorge García Batán, Universidade de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz"

Ingeniero Mecánico. Doctor en Ciencias de la Educación. Profesor Titular de la Universidad de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz" Director del Centro de Estudios de Ciencias de la Educación (CECEDUC) "Enrique José Varona".

Referências

Alonso Betancourt, L. A., Cruz Cabeza, M. A. y Olaya Reyes, J. J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza-aprendizaje para la formación del profesional. Luz, 19(2). https://www.redalyc.org/jatsRepo/5891/589164533003/589164533003.pdf

Cardoso Milanés, H. (2008). Investigación y creación periodística. Pablo de la Torriente y Félix Varela: La Habana

Delgadillo Grajeda, A. y Arellano Ceballos, A. C. (2021). La interpretación de la realidad social a través del periodismo: reflexiones epistemológicas. Estudios de la Ciénega, (01), 5-12. https://revistaestudiosdelacienega.com/ojs/index.php/rec/article/download/2/1

Escobar, P. y Jaramillo, A. (2021). El perfil ideal del periodista según los medios: una radiografía del nuevo perfil en el contexto digital. GIGAPP Estudios Working Papers, 8(207), 247-262. https://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/255/258

García Galera, M. C., Martínez Nicolás, M. y Del Hoyo Hurtado, M. (2021). Innovación en la enseñanza del periodismo. Revisión sistemática de las experiencias docentes en las universidades españolas. Profesional de la información, 30(3). https://doi.org/10.3145/epi.2021.may.07

Hernández Sánchez, I. B., Lay, N., Herrera, H. y Rodríguez, M. (2021). Estrategias pedagógicas para el aprendizaje y desarrollo de competencias investigativas en estudiantes universitarios. Revista de Ciencias Sociales, XXVII(2), 242-255. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7927662

Herrero Diz, P., Pérez Escolar, M. y Varona Aramburu, D. (2022). Competencias de verificación de contenidos: una propuesta para los estudios de Comunicación. Revista de Comunicación, 21(1), 231-249. http://dx.doi.org/10.26441/rc21.1-2022-a12

Horruitiner Silva, P. (2020). La universidad cubana: El modelo de formación. Editorial Universitaria: Cuba.

Lerma Noriega, C. A. (2018). Retos para la educación del futuro periodista. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(2), 1433-1444. http://dx.doi.org/10.5209/ESMP.62226

Rebaza Lázaro, A. A. (2021). La investigación en el periodismo deportivo. KS OmniScriptum Publishing

Rodríguez, P. (2007). Periodismo de investigación. La Habana: Pablo de la Torriente.

Rosales Vicente, B., Garcés Corra, R. y Rosales Vicente, E. J. (2018). Identificación de competencias profesionales en la carrera de Periodismo. Revista Iberoamericana de Educación, 78(2), 23-40. https://doi.org/10.35362/rie7823222

Schena, J., Besalú, R. y Singla Casellas, C. (2018). Valoraciones actualizadas de las competencias profesionales en la práctica laboral de los periodistas españoles. Revista Latina de Comunicación Social, (73), 531-555. 10.4185/RLCS-2018-1268

Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación (4ª ed.). ECOE Ediciones.

Tobón, S. (2017). Evaluación socioformativa. Estrategias e instrumentos. Kresearch.