Periodização do trabalho pedagógico de Hortensia Pichardo Viñals
Main Article Content
Resumo
A Dra. Hortensia Pichardo Viñals criou uma pródiga obra pedagógica de consulta obrigatória a estudantes, investigadores e todos aqueles que desejam conhecer e aprofundar a História Nacional, com contributo para as Ciências da Educação, a Pedagogia e as Ciências Históricas, não foi periodizada ou suficientemente sistematizado como parte do resgate dos estudos histórico-educacionais e da memória histórica da nação cubana, o objetivo deste artigo é: socializar a periodização do trabalho pedagógico de Hortensia Pichardo Viñals, como resultado parcial da pesquisa que está sendo realizada fora. No trabalho investigativo, utilizou-se a dialética materialista como método geral da ciência que possibilitou o estudo de sua obra pedagógica em sua totalidade e desenvolvimento; e outros métodos científicos gerais de nível teórico: histórico-lógico, analítico-sintético e indutivo-dedutivo, sistematização como método teórico e resultado científico, com diferentes técnicas de pesquisa histórica, de acordo com as características da pesquisa: análise documental, tabelamento bibliográfico , crítica às fontes.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alavez- Martín, E., Montalván- Lamas, O. (1999). Hortensia Pichardo: Cuba en la Palma de la mano. Editorial Félix Valera, pp. 3-47.
Azel -Jiménez, J., Luís -Fernández, N., & Estive- Yera, Y. (2019). Magisterio y revolución en la vida y obra de dos maestras santaclareñas. Revista Conrado, 15(68).
Buenavilla- Recio, R. (2006). Influencias educativas, factores objetivos y subjetivos. Dialéctica de su desarrollo. La Habana: ISP Enrique José Varona.
Chávez-Rodríguez, J. (1996). Bosquejo histórico de las ideas educativas en Cuba. La Habana: Pueblo y Educación
Guadarrama-González, P. (2008). El problema de las periodizaciones. En: Pensamiento filosófico latinoamericano: humanismo vs alienación, Fundación editorial El perro y la rana.
Monal-Rodríguez, I. (2007). Hacia una periodización de la Filosofía en América Latina. En: Ensayos Americanos. Editorial de Ciencias Sociales, pp. 9-26.
Oliva- Crespo, O, Senú-González, I, Santiesteban- Labañino, M.M. (2022). La obra educativa de figuras relevantes del siglo XX cubano: metodología para su estudio histórico-pedagógico. Revista EduSol,22(80).
Pichardo Viñals, H. (1960) José Martí: Lecturas para jóvenes. Editorial Gente Nueva.
Pichardo-Viñals, H. (1990). José Martí lecturas para niños. Editorial Pueblo y Educación.
Pichardo- Viñals, H. (1970). Documentos para la Historia de Cuba. Editorial de Ciencias Sociales.
Romero-de Armas, J. (2019). Los estudios de Figuras Destacadas de la Educación desde La Sistematización de sus Aportes. Una propuesta Metodológica. Convención Internacional Varona. "Retos en la formación del profesional de la educación en el siglo XXI". Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona".
Senú -González, I., Turner-Martí, L. y Cubela-Hernández J.M. (2017). Basamento histórico-metodológico de sistematización de la obra pedagógica de personalidades relevantes del siglo XX y XXI: una perspectiva desde la hermenéutica. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 5(1).
Senú-González, I., Naranjo-Caboverde, C. U., Torres-Sánchez, V., & Oliva-Crespo, O. (2021). José María Queralt Vallvé: Figura prominente de la Cultura Física del siglo XX en Cuba. Arrancada, 21(38), 82-101. https://revista arranacada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/356h
Semo-Calev, E. (2006). Historia económica de México. México: Editorial Océano.
Sosa-Díaz, R. Y., Pestana- Llerena, Y., & Alfonso -de León, J. A. (2019). Juan Guiteras Gener, figura representativa de la Educación Médica en Cuba. Rev. medica electron, 250-261.