Formação de competência tutorial em professores universitários a partir da preparação para o emprego
Main Article Content
Resumo
Atualmente, a formação por competências responde às exigências da sociedade, pelo que é importante que cada instituição de ensino em geral, e a universidade em particular, exija professores com os conhecimentos necessários para um melhor desempenho. O objetivo deste artigo foi analisar a necessidade de formação de competência tutorial em professores universitários de Preparação para o Emprego, a partir da revisão de fontes bibliográficas relacionadas ao tema. Para tanto, utilizou-se a análise bibliográfica e a revisão documental como métodos essenciais. Seus resultados encontram-se na ordem teórica a partir da análise da definição de competência tutorial abordada por diferentes autores e do seu treinamento na etapa tratada. Concluiu-se que a formação da competência tutorial é necessária na fase de Preparação para o Emprego, pela importância que tem na obtenção de um melhor desempenho do professor universitário, tendo em conta as funções metodológicas, orientadoras e investigativas do ensino, e o aperfeiçoamento que o tutor desempenha. dos recém-licenciados cumpre.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Albitres, A. del C. y Sánchez, M. de los Á. (2022). La competencia tutorial en docentes de una universidad nacional de Lima: potencialidades y limitaciones. REOP - Revista Española De Orientación Y Psicopedagogía, 34(1), 7-23. https://doi.org/10.5944/reop.vol.34.num.1.2023.37403
Aranda, I., Salas, M. E. y Duany, M. (2020). Dinámica de la preparación para el empleo en personas con discapacidad intelectual leve en el período de la adolescencia. Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina. Vol. 8, No. Especial, 2020. http://www.revflacso.uh.cu/index.php/EDS/article/view/485
Arévalo, J. P. y Juanes, B. Y. (2022). La formación de competencias desde el contexto latinoamericano. Revista Universidad y Sociedad, 14(1), 517-523. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202022000100517
Belgrave, G. (2020). Competencias docentes en los Institutos Universitarios de Ceballos, S. P., Villanueva, Y. A., y Cervantes, B. I. B. (2020). Exploración del comportamiento de un instrumento para evaluar la función de tutoría académica en el contexto de escuelas normales. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 13(1), 139-155. https://doi.org/10.15366/riee2020.13.1.006
Ceniz, L., Colunga, S. y Ortiz, R. (2020). Profesionalización de la función orientadora del tutor en la Educación Superior. (Original). Roca. Revista científico - Educacional De La Provincia Granma, 16, 897-908. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/1807
Corral, R. (2021). Formación basada en competencias en la educación superior cubana: una propuesta. Revista Cubana de Educación Superior, 40(2), e19. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttextypid=S025743142021000200019ylng=esytlng=es
Cruz, P., Blandón A. y Calero B. (2019). Desempeño de tutores en el proceso de investigación monográfica de la URACCAN, Recinto Universitario Nueva Guinea. Revista Universitaria del Caribe, 21(2), 33-43. http://165.98.43.32/index.php/Caribe/article/view/581
de la Cruz, G. y Abreu, L. F. (2016). Competencias docentes para la tutoría en Educación Superior. XI Congreso Nacional de Investigación Educativa. Sujetos de la Educación. Ponencia. https://docplayer.es/35642886-Competencias-docentes-para-la-tutoria-en-educacion.html
Delgado, M., Conde, S. y Boza, Á. (2020). Perfiles y funciones del tutor universitario y sus efectos sobre las necesidades tutoriales del alumnado. Revista Española de Pedagogía, 78 (275), 119-143. https://doi.org/10.22550/REP78-1-2020-03
Espín, G. A. y Alpízar, R. (2020). Referentes bibliográficos sobre formación de competencias pedagógicas de los docentes universitarios. Revista Conrado, 16(74), 215-224. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1353
Espinoza, E. E. y Campuzano, J. A. (2019). La formación por competencias de los docentes de educación básica y media. Revista Conrado, 15(67), 250-258. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado
Freire, E. E., Leyva, N. V. L. y Gómez, V. G. (2019). Papel del tutor en la formación docente. Revista de ciencias sociales, 25(3), 230-241. https://www.redalyc.org/journal/280/28060161020/html/
García, J. G. y García, M. (2022). La evaluación por competencias en el proceso de formación. Revista Cubana de Educación Superior, 41(2), 22. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142022000200022
García, M., Gálvez, A., Barranco, H. y Rodríguez, P. (2018). Tutorial function groupware based on a workflow ontology and a directed acyclic graph. IEEE Latin America Transactions, 16(1), 294-300. https://ieeexplore.ieee.org/document/8291487
Garzón Daza, C. (2021). Las competencias docentes en el siglo XXI de cara a la virtualidad de la educación con ocasión del Covid-19. Revista Boletín Redipe, 10(5), 177-188. https://doi.org/10.36260/rbr.v10i5.1295
Jácome, E. A., Cuenca, E. R. y Suárez, N. (2022). La gestión tutorial docente en el Instituto Tecnológico Superior Ecuatoriano de Productividad: Una propuesta formativa. Revista Conrado, 18(89), 87-99. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2708
López, C. C. y Pérez, M. S. (2018). Competencias Tutoriales en los Programas de Postgrado: Una Mirada desde la Experiencia Venezolana. Revista Scientific, 3(9), 39-60. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2018.3.9.2.39-60
López, Z. S., Santos, J., y Medina, M. (2019). Preparación para el empleo del ingeniero ante las demandas de la sociedad del siglo XXI. Revista Referencia Pedagógica, 7(1), 10-26 p. https://rrp.cujae.edu.cu/index.php/rrp/article/view/238
Martínez, P., Pérez, F. y González, C. (2022). Las competencias tutoriales del docente universitario. Validación de una herramienta. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 24, e03, 1-15. https://doi.org/10.24320/redie.2022.24.e03.4028
Mena, J. A. y Mena J. L. (2020). La educación superior cubana desde un enfoque de formación profesional compartida universidad-institución productiva. 12 Congreso Internacional de Educación Superior. La Habana, Cuba: Editorial Universitaria.
Ministerio de Educación Superior. (2019). Resolución No.138/019. Gaceta Oficial de la República de Cuba.
Morales, M., Valiente, S. P. y del Toro, J. J. (2023). La formación del profesorado universitario: marco teórico-referencial para modelar su gestión en el contexto ecuatoriano (Revisión). Roca. Revista científico - Educacional De La Provincia Granma, 19(1), 397-421. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/3796
Pastora, W. A. C., Acuña, I. D. R. B., y Borge, W. A. C. (2018). Desempeño de tutores en el proceso de investigación monográfica de la URACCAN, Recinto Universitario Nueva Guinea. Revista Universitaria del Caribe, 21(2), 33-43. https://www.researchgate.net/publication/333257161
Piña, I. y Ponce, G. (2020). Análisis y autoevaluación de las competencias tutoriales en un programa de posgrado en enfermería. Enfermería universitaria, 17(2), 187-201. https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2020.2.774
Portillo, V. E. y Paredes, J. A. (2019). Desempeño y satisfacción del tutor universitario. Revista RedCA, 1(3), 84- 97. https://revistaredca.uaemex.mx/article/view/12124
Puig, M. A., Martínez, M. T. y Valdés, N. (2016). Consideraciones sobre el desempeño profesional del profesor. Revista Cubana de Enfermería, 32(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttextypid=S086403192016000300017ylng=esytlng=s
Quiroz, R. E. y Díaz, A. E. (2021). Competencias en la Educación Superior: investigar para transformar la práctica pedagógica. Envigado: Institución Universitaria de Envigado. Universidad de Antioquia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/28812
Salomón, J., Castillo, M. L. y Córdova, J. A. (2016). Desempeño del tutor de medicina en una universidad pública. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 7(13), 55-68. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=498155462004
Sánchez, F. y Cáceres, M. L. (2022). El papel del tutor en la inserción de los docentes de nuevo ingreso. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 5(2), 45-56. https://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/496
Sesento García, L. (2021). La tutoría en la formación integral del estudiante universitario. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 13(21), 14-28. Obtenido de: https://www.eumed.net/es/revistas/atlante/2021-enero/tutoria-estudiante-universitario
Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación (4a. ed.). Editorial ECOE.
Tobón, S. (2018). Plan de tutoría y observación de las clases. Manual para el tutor del docente y técnico docente (1a. ed.). Kresearch Corp.
Vera, S. y Moreno, J. (2022). Las competencias docentes en la enseñanza del idioma inglés en un contexto universitario durante la pandemia de la COVID-19. Revista Universidad y Sociedad, 14(S1), 151-160. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2619
Vigotsky, L. S. (1988). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Crítica España: Grupo Editorial Grijalbo. https://saberespsi.files.wordpress.com/2016/09/vygostki-el-desarrollo-de-los-procesos-psicolc3b3gicos-superiores.pdf