Aperfeiçoamento profissional remoto do corpo docente dos programas de mestrado virtual acadêmico. Estudo de caso

Main Article Content

Tamara Hernández Manso

Resumo

Nas universidades cubanas, a concepção de programas académicos de mestrado virtual a partir da implementação do Modelo de Educação a Distância para o Ensino Superior é hoje um dos objectivos estratégicos orientados para a virtualização da formação profissional. Assim, o objetivo do artigo é apresentar os resultados da validação prática de uma concepção metodológica para o aperfeiçoamento profissional a distância do corpo docente desses programas, baseada em metodologias ativas a partir de práticas colaborativas mediadas pela interação e socialização em um ecossistema digital. como suporte tecnológico para sua aplicabilidade. A partir de uma pesquisa predominantemente qualitativa com abordagem descritiva, foram utilizados métodos científicos de nível teórico como indutivo-dedutivo, analítico-sintético e modelagem; e do nível empírico, o estudo de caso com métodos complementares como a observação participante, o inquérito e a análise dos produtos da atividade. Os resultados expressam-se nas transformações do processo de aperfeiçoamento tradicional, na adequação do professor e da sua prática pedagógica, ao medir o impacto da transferência de novos conhecimentos em tempo real para a concepção de programas de mestrado para a sua oferta virtual. Conclui-se que o aperfeiçoamento profissional remoto a partir da concepção validada demonstra sua relevância, viabilidade e adaptabilidade a cenários semelhantes na Universidade de Matanzas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Hernández Manso, T. (2023). Aperfeiçoamento profissional remoto do corpo docente dos programas de mestrado virtual acadêmico. Estudo de caso. Mendive. Revista Educação, 21(4), e3408. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3408
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Tamara Hernández Manso, Universidad de Matanzas. Cuba

Docente Educación Superior, Jefe Laboratorio DRPA, Representante de Educación a Distancia grupo de Expertos MES

Referências

Aveiga, V. I., Rodríguez, L. A. Y Segovia, S. R. (2018). Superación Profesional y Formación Académica: ¿conceptos iguales o diferentes? Didasc@lia: Didáctica y Educación. 9(3), 205-216. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/783/780

Álvarez, M., Fernández N., García, P., Grandoli, M. E. Y Pérez, C. (2020). La docencia en el nivel de posgrado en el contexto de virtualización de emergencia. Aprendizajes y desafíos para el futuro en la experiencia de la Universidad Nacional Tres de Febrero, Revista Innovaciones Educativas, 22(1), 171-187. ISSN 2215-4132. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v22iespecial.3153

Cárdenas, O. A. (2021). Diseño y construcción de un ecosistema digital: estrategias para articular la información y la formación policial. Revista Logos Ciencia Y Tecnología, 13(3), 71-58. https://doi.org/10.22335/rlct.v13i3.1417

Díaz-Canel, M. M. Y Núñez, J. (2020). Gestión gubernamental y ciencia cubana en el enfrentamiento a la COVID-19. Revista Anales de la Academia de Ciencias de Cuba. 10(2). http//www.revistaccuba.sld.cu/index.php/revacc/article/view/881

Díaz-Canel, M., Alarcón, R. Y Saborido, J. (2020). Potencial humano, innovación y desarrollo en la planificación estratégica de la educación superior cubana 2012-2020. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/383/422

Hernández, J. M., Peñate, A. G. y, Hernández, T. (2023). La preparación del docente para la formación en interpretación del patrimonio: virtualización y metodologías activas. Atenas, (61), 1-12

Hernández, T. (2022). Perfil ocupacional y desempeño docente en la formación académica: maestrías virtuales. Revista REEA. 11(3), 1-15. Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica. http://www.eumed.net/es/revistas/revista-electronica-entrevista-academica

Hernández, T. y Álvarez, Y. (2022). La transcomplejidad del perfil docente de la formación académica: maestrías virtuales. Revista de Ciencias Humanas. 23(3). https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/4495

Hernández, T. Y Pentón, B.H. (2019). La Educación a distancia en el posgrado, experiencias innovadoras de aprendizaje continuo y permanente. Libro III Simposio Internacional Ciencias e Innovación Tecnológica. Vol. XI, Capítulo Educación a Distancia. Editorial Opuntia Brava. https://opuntiabrava.ult.edu.cu

Hernández, Y., Ruiz, L. Y Sepúlveda, J. C. (2022). Evaluación de la implementación del Modelo de Educación a Distancia de la Educación Superior Cubana. Referencia Pedagógica, 10(2),79-93. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-30422022000200079&lng=es&tlng=es

Mestre, U., Quiroz L. S, Y Zambrano J M. (2016). Criterios para la evaluación del impacto académico de programas de maestría en la modalidad semipresencial. Didasc@lia: Didáctica y Educación. 7(5) (Monográfico Especial). ISSN 2224-2643. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/538

Pineda, E. Y Orozco, P. (2017). Ecosistemas de aprendizaje con gestión de TIC. Una estrategia de formación desde la pedagogía praxeológica. Revista Docencia Universitaria, 17(4), 71-95.

Ruiz, L. Y Luzbet, F. (2019). La educación virtual: Una opción viable para el desarrollo de programas de posgrado. En Ciencia e Innovación Tecnológica. Vol. XI. Editorial Académica Universitaria (Edacun) en coedición con la Revista Opuntia Brava. https://biblat.unam.mx/es/revista/opuntia-brava/2

Soto, E. Y Escribano, E. (2019). El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En Procesos formativos en la investigación educativa. Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias (pp. 203-221). Chihuahua, México: Red de Investigadores Educativos Chihuahua. ISBN: 978-607-98139-1-8 https://rediech.org/inicio/images/k2/libro-2019-arzola-11.pdf

Toro, R., Peña, M., Avendaño B. L., Mejía, S. Y Bernal, A. (2022). Análisis Empírico del Coeficiente Alfa de Cronbach según Opciones de Respuesta, Muestra y Observaciones Atípicas. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica. RIDEP, 63(2), 17-30. ISSN: 1135-3848. https://www.aidep.org/sites/default/files/2022-04/RIDEP63-Art2.pdf