Aperfeiçoamento profissional remoto do corpo docente dos programas de mestrado virtual acadêmico. Estudo de caso
Main Article Content
Resumo
Nas universidades cubanas, a concepção de programas académicos de mestrado virtual a partir da implementação do Modelo de Educação a Distância para o Ensino Superior é hoje um dos objectivos estratégicos orientados para a virtualização da formação profissional. Assim, o objetivo do artigo é apresentar os resultados da validação prática de uma concepção metodológica para o aperfeiçoamento profissional a distância do corpo docente desses programas, baseada em metodologias ativas a partir de práticas colaborativas mediadas pela interação e socialização em um ecossistema digital. como suporte tecnológico para sua aplicabilidade. A partir de uma pesquisa predominantemente qualitativa com abordagem descritiva, foram utilizados métodos científicos de nível teórico como indutivo-dedutivo, analítico-sintético e modelagem; e do nível empírico, o estudo de caso com métodos complementares como a observação participante, o inquérito e a análise dos produtos da atividade. Os resultados expressam-se nas transformações do processo de aperfeiçoamento tradicional, na adequação do professor e da sua prática pedagógica, ao medir o impacto da transferência de novos conhecimentos em tempo real para a concepção de programas de mestrado para a sua oferta virtual. Conclui-se que o aperfeiçoamento profissional remoto a partir da concepção validada demonstra sua relevância, viabilidade e adaptabilidade a cenários semelhantes na Universidade de Matanzas.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Aveiga, V. I., Rodríguez, L. A. Y Segovia, S. R. (2018). Superación Profesional y Formación Académica: ¿conceptos iguales o diferentes? Didasc@lia: Didáctica y Educación. 9(3), 205-216. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/783/780
Álvarez, M., Fernández N., García, P., Grandoli, M. E. Y Pérez, C. (2020). La docencia en el nivel de posgrado en el contexto de virtualización de emergencia. Aprendizajes y desafíos para el futuro en la experiencia de la Universidad Nacional Tres de Febrero, Revista Innovaciones Educativas, 22(1), 171-187. ISSN 2215-4132. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v22iespecial.3153
Cárdenas, O. A. (2021). Diseño y construcción de un ecosistema digital: estrategias para articular la información y la formación policial. Revista Logos Ciencia Y Tecnología, 13(3), 71-58. https://doi.org/10.22335/rlct.v13i3.1417
Díaz-Canel, M. M. Y Núñez, J. (2020). Gestión gubernamental y ciencia cubana en el enfrentamiento a la COVID-19. Revista Anales de la Academia de Ciencias de Cuba. 10(2). http//www.revistaccuba.sld.cu/index.php/revacc/article/view/881
Díaz-Canel, M., Alarcón, R. Y Saborido, J. (2020). Potencial humano, innovación y desarrollo en la planificación estratégica de la educación superior cubana 2012-2020. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/383/422
Hernández, J. M., Peñate, A. G. y, Hernández, T. (2023). La preparación del docente para la formación en interpretación del patrimonio: virtualización y metodologías activas. Atenas, (61), 1-12
Hernández, T. (2022). Perfil ocupacional y desempeño docente en la formación académica: maestrías virtuales. Revista REEA. 11(3), 1-15. Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica. http://www.eumed.net/es/revistas/revista-electronica-entrevista-academica
Hernández, T. y Álvarez, Y. (2022). La transcomplejidad del perfil docente de la formación académica: maestrías virtuales. Revista de Ciencias Humanas. 23(3). https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/4495
Hernández, T. Y Pentón, B.H. (2019). La Educación a distancia en el posgrado, experiencias innovadoras de aprendizaje continuo y permanente. Libro III Simposio Internacional Ciencias e Innovación Tecnológica. Vol. XI, Capítulo Educación a Distancia. Editorial Opuntia Brava. https://opuntiabrava.ult.edu.cu
Hernández, Y., Ruiz, L. Y Sepúlveda, J. C. (2022). Evaluación de la implementación del Modelo de Educación a Distancia de la Educación Superior Cubana. Referencia Pedagógica, 10(2),79-93. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2308-30422022000200079&lng=es&tlng=es
Mestre, U., Quiroz L. S, Y Zambrano J M. (2016). Criterios para la evaluación del impacto académico de programas de maestría en la modalidad semipresencial. Didasc@lia: Didáctica y Educación. 7(5) (Monográfico Especial). ISSN 2224-2643. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/538
Pineda, E. Y Orozco, P. (2017). Ecosistemas de aprendizaje con gestión de TIC. Una estrategia de formación desde la pedagogía praxeológica. Revista Docencia Universitaria, 17(4), 71-95.
Ruiz, L. Y Luzbet, F. (2019). La educación virtual: Una opción viable para el desarrollo de programas de posgrado. En Ciencia e Innovación Tecnológica. Vol. XI. Editorial Académica Universitaria (Edacun) en coedición con la Revista Opuntia Brava. https://biblat.unam.mx/es/revista/opuntia-brava/2
Soto, E. Y Escribano, E. (2019). El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En Procesos formativos en la investigación educativa. Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias (pp. 203-221). Chihuahua, México: Red de Investigadores Educativos Chihuahua. ISBN: 978-607-98139-1-8 https://rediech.org/inicio/images/k2/libro-2019-arzola-11.pdf
Toro, R., Peña, M., Avendaño B. L., Mejía, S. Y Bernal, A. (2022). Análisis Empírico del Coeficiente Alfa de Cronbach según Opciones de Respuesta, Muestra y Observaciones Atípicas. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica. RIDEP, 63(2), 17-30. ISSN: 1135-3848. https://www.aidep.org/sites/default/files/2022-04/RIDEP63-Art2.pdf