Auto-reflexão. Um ponto de ligação entre o interior e o desenvolvimento profissional do professor de desporto
Main Article Content
Resumo
A autorreflexão é uma parte importante do próprio processo de melhoria contínua, para compreender por que e como as decisões são tomadas. O professor de desporto deve dedicar tempo a olhar para si próprio e o seu trabalho oferece-lhe a oportunidade de reconhecer pontos fortes e desafios e de melhorar as suas competências. O artigo teve como objetivo socializar a autorreflexão como forma de estabelecer relações cognitivas que se revelam no processo de aperfeiçoamento profissional de professores de esportes. Evidenciou uma tríade entre aperfeiçoamento profissional, autorreflexão e profissionais do esporte, para seu desempenho profissional e pessoal, pois permite instruir e formar atletas na atividade pedagógica, que se manifesta integrando conhecimentos e elevando-os ao nível de aplicação profissional, dominando a técnica para se manter atualizado, investigar, saber estabelecer vínculos com o contexto social e gestão de recursos humanos e materiais. Foram utilizados métodos científicos como análise documental, observação de processos, levantamento e triangulação metodológica, com matemática descritiva as informações coletadas foram tabuladas. O principal resultado é a necessária e rápida intervenção na preparação e atualização de um novo profissional desportivo: reflexivo, competente, crítico, o que exige desenvolver um pensamento alternativo através da melhoria constante nas questões atuais da sua especialidade; Ao mesmo tempo, promove a autorreflexão para julgar a atividade profissional, determinar acertos e erros, conseguir o seu envolvimento para agir na mudança dos seus pontos de vista, estilos de trabalho e modos de ação.
Downloads
Article Details
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Arboix, J., Buscà, B., Aguilera, J., Fort, A., Trabal, G. y Peña, J. (2021). Competitive Balance in Male European Rink Hockey Leagues. Apunts Educación Física y Deportes, 145, 33-38. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2021/3).145.05
Arriagada, G.L., Haas, V., Cárdenas, M.K. (2021). Autorreflexión en el proceso docente: propuesta para su medición desde el modelo SIC. Revista Recus. Publicación Arbitrada Cuatrimestral. Edición Continua. UTM Ecuador, 6(2)- 17-24 http://revistas.utm.edu.ec/index.php/Recus
García, T.R., Moreno, M., Cuesta, L.A. (2019). Estudio sobre la superación profesional de los profesores de voleibol de la EIDE de Pinar del Río. Ciencia y Deporte, 4(1)-19-32 http://revistas.reduc.edu.cu/index.php/cienciaydeporte/
García, A., Ortega, E. y Palao, J. M. (2020). Game phase's performance in men's volleyball: from initial to top-level categories. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 61(16), 257-266. https://doi.org/10.5232/ricyde2020.06102
Gavilán, D., Martínez, R. (2020). El pensamiento abierto activo para promover competencias de investigación en los futuros maestros. En: Roig-Vila, Rosabel (ed.). La docencia en la Enseñanza Superior. Nuevas aportaciones desde la investigación e innovación educativas. Barcelona: Octaedro, 11(2), 1044-1052.
Méndez, J. M., y Conde, S. (2018). La autorreflexión inicial: una estrategia para la mejora de la práctica docente. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21(1), 1731. https://doi.org/10.6018/reifop.21.1.270591
Montero, J. A. y Barbod, S. (2001). The problem with doping from sport sociology. A theoretical frame of analysis. Apunts. Educación Física y Deportes, 64, 54-62
Naranjo, J. A., Báez, O. L., Delgado, A., Álvarez, K. y Martínez, N. E. (2018). Formación de habilidades profesionales en los estudiantes de medicina en la Atención Primaria de Salud. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 22(3), 120-130.
Nieva, J. A., y Martínez, O. (2016). Una nueva mirada sobre la formación docente. Revista Universidad y Sociedad, 8(4), 14 http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202016000400002&lng=es&tlng=es
Pajuelo, A. y Caparrós, T. (2021). Acute:Chronic Workload Ratio. Exploration and Applicability in Women's Amateur Football. Apunts Educación Física y Deportes, 145, 25-32. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2021/3).145.04
Peña, I., Javaloyes, A. y Moya, M. (2022). "Rol de Estudiante-Entrenador/a como método activo en el aprendizaje en educación superior: Un estudio longitudinal". RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 70(18), 235-246. https://doi.org/10.5232/ricyde2022.07003
Santaya, M. O., Breijo, T. y Piñero, I. (2018). Bases teóricas del proceso de desarrollo de habilidades profesionales pedagógicas. Revista Conrado, 14(64), 54-62.
Rodríguez, H. (2021). El desempeño profesional del profesor deportivo en la Iniciación Deportiva Escola. Efdeportes Lecturas: Educación física y deportes, 22(237)
Torres, I.L, León, L.L. y Hernández, M.C. (2022). La preparación de los profesores deportivos para dirigir el proceso de iniciación deportiva. Arrancada, 22(41) https://revistarrancada.cujae.edu.cu
Vivanco, G. y Sarango, J. (2019). Las habilidades pedagógicas profesionales en los estudiantes de la educación superior. Revista Conrado, 15(67), 341-348.