Recursos educacionais digitais para a Teoria Sociopolítica. Seu impacto nas Ciências Médicas de Sagua la Grande

Main Article Content

Gilma Torres Pérez
Noemy La Rosa Hernández
Aleida Margarita Castellá Fuentes
Ileana García López

Resumo

A disciplina de Teoria Sociopolítica começou a ser ministrada na carreira de Medicina após a aprovação do Plano de Estudos "E" em 2019. Lecionar esta disciplina foi um desafio, pois não faz parte das disciplinas básicas do perfil profissional. A fim de obter motivação e, portanto, um melhor uso pedagógico-educativo na Faculdade de Ciências Médicas de Sagua la Grande, foi utilizada uma proposta de recursos educacionais digitais. O artigo tem como objetivo socializar os resultados da aplicação da proposta de recursos educativos digitais para a disciplina de Teoria Sociopolítica realizada a partir de ambientes virtuais na carreira de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Sagua la Grande. Para isso, trabalhamos com os planos de aula e as atas dos Grupos Teóricos, aplicando os métodos de análise documental, questionário e observação às aulas. Os principais resultados foram o maior envolvimento dos alunos na elaboração dos recursos educacionais digitais a serem utilizados nas aulas; maior motivação para os conteúdos da disciplina; uma participação ativa e um maior rendimento académico dos alunos do segundo ano da carreira de Medicina. Concluiu-se que o uso de recursos educacionais digitais constitui uma alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a motivação dos alunos na disciplina de Teoria Sociopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Torres Pérez, G., La Rosa Hernández, N., Castellá Fuentes, A. M., & García López, I. (2023). Recursos educacionais digitais para a Teoria Sociopolítica. Seu impacto nas Ciências Médicas de Sagua la Grande. Mendive. Revista Educação, 21(3), e3373. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3373
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Gilma Torres Pérez, Facultad de Ciencias Médicas de Sagua la Grande

Licenciada en Historia Máster en Estudios Interdisciplinarios sobre América Latina, el Caribe y Cuba Profesor Asistente

Noemy La Rosa Hernández, Facultad de Ciencias Médicas de Sagua la Grande, Villa Clara, Cuba

Máster en Pensamiento Integracionista latinoamericano.

Profesor Auxiliar.

Investigador Agregado

Aleida Margarita Castellá Fuentes, Facultad de Ciencias Médicas de Sagua la Grande, Villa Clara, Cuba

Máster en Ciencias de la Educación.

Profesor Auxiliar.

Ileana García López, Facultad de Ciencias Médicas de Sagua la Grande, Villa Clara, Cuba

Máster en Educación Universitaria en Ciencias de la Salud.

Profesor Auxiliar.

Investigador Agregado

Referências

Barros Bastida, C., & Barros Morales, R. (2015). Los medios audiovisuales y su influencia en la educación desde alternativas de análisis. Revista Universidad y Sociedad, 7(3), 26-31.

Cepero Ruíz, Y., & Pérez Pino, M. T. (2022). Elección, diseño y evaluación de RED: Guía metodológica para la disciplina de Historia de Cuba. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 15(4), 17-31.

Granda Asencio, L. Y., Espinoza Freire, E. E., & Mayon Espinoza, S. E. (2019). Las TICs como herramientas didácticas del proceso de enseñanza-aprendizaje. Conrado, 15(66), 104-110.

López Saavedra, L., Ferrer García, M., & García Sánchez, S. (2019). Enseñanza problémica y teoría sociopolítica: La experiencia de la Universidad de Cienfuegos. Conrado, 15, 178-183.

Pérez-Ortega, I. (2017). Creación de Recursos Educativos Digitales: Reflexiones sobre Innovación Educativa con TIC. Revista Internacional de Sociología de la Educación, 6(2), 243-268.

Rodríguez Beltrán, N. M., Pardo Gómez, M. E., Izquierdo Lao, J. M., & Pérez Martínez, D. G. (2017). Clínica virtual docente: Un espacio formativo para la enseñanza de las ciencias médicas. MEDISAN, 21(1), https://medisan.sld.cu/index.php/san/article/view/982

Rodríguez Morena, S. (2016). Aprender a enseñar de una manera diferente: Creación de Recursos Educativos Digitales en el área de Ciencias Sociales. Uruguay Educa. Portal Educativo de Uruguay. https://uruguayeduca.anep.edu.uy/sites/default/files/2017-05/Aprender%20de%20una%20manera%20diferente%20RED.PDF

Torres Pérez, G., García López, I., & La Rosa Hernández, N. (2022). Recursos Educativos Digitales para Teoría Sociopolítica desde entornos virtuales, una propuesta para Ciencias Médicas. Revista Varela, 22(63), Art. 63.

Trujillo Sainz, J. A. (2020). Metodología para la organización de los Recursos Educativos Abiertos en la carrera de Educación Laboral-Informática. Mendive. Revista de Educación, 18(1), 105-119.

Valarezo Castro, J. W., Santos Jiménez, O. C., Valarezo Castro, J. W., & Santos Jiménez, O. C. (2019). Las tecnologías del aprendizaje y el conocimiento en la formación docente. Conrado, 15(68), 180-186.