Uma abordagem diagnóstica para o desenvolvimento do pensamento científico em profissionais da educação

Main Article Content

Alberto Darío García Gutiérrez
Ramón Vidal Pla López
Emeria Alfreda Ulloa Paz

Resumo

A gestão do professor é muito importante no desenvolvimento do pensamento científico dos alunos; mas para que assim seja, é necessário que os professores alcancem esse tipo de raciocínio, cujas principais características são consideradas seu caráter estratégico, crítico, profundo e complexo. O objetivo do artigo é expor os resultados de uma exploração do pensamento de uma amostra de 27 professores recém-formados e sete nos últimos anos da carreira de Pedagogia-Psicologia, para saber em que medida seus estilos de pensamento estavam próximos ou distantes do pensamento científico. Considerando que os problemas desafiam o pensamento das pessoas, foram utilizados dois instrumentos: um problema profissional e um problema social geral; os respondentes tinham que explicar como iriam proceder para resolvê-los. Os resultados apontam fragilidades na natureza estratégica, profundidade, criticidade e complexidade na forma de pensar dos respondentes. Outras investigações consultadas coincidem com o que foi obtido e postulam a importância do Processo Ensino-Aprendizagem ser orientado para suprir essas deficiências. Conclui-se que, como tendência, o pensamento das pessoas da amostra se afasta do que teoricamente chamam de pensamento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
García Gutiérrez, A. D., Pla López, R. V., & Ulloa Paz, E. A. (2023). Uma abordagem diagnóstica para o desenvolvimento do pensamento científico em profissionais da educação. Mendive. Revista Educação, 21(1), e3097. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3097
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Alberto Darío García Gutiérrez, Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez, Cuba

Profesor titular del Centro de Estudios Educacionales de la Universidad de Ciego de Avila. Doctor en ciencias Pedagógicas

Ramón Vidal Pla López, Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez, Cuba

Profesor titular del Centro de Estudios Educacionales de la Universidad de Ciego de Avila. Doctor en ciencias Pedagógicas

Emeria Alfreda Ulloa Paz, Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez, Cuba

Profesora titular de la Universidad de Ciego de Avila. Doctor en ciencias Pedagógicas. Directora de la Revista Universidad y Ciencia.

Referências

Benavides Pérez, M., Páramo Macías, I. T., Reyes Hurtado, M. J. (2004). Estrategias Metodológicas para la Formación del Pensamiento Científico en los Estudiantes de la Facultad de Ingeniería. Avances Investigación en Ingeniería. 1(1). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6684788.pdf

Bermúdez Serguera, R., y Rodríguez Rebustillos, M. (2018). Psicología del pensamiento científico. Editorial Universo Sur. https://universosur.ucf.edu.cu/?p=983

Córdova Jiménez, A., Velásquez Rivera, M., Arenas Witker, L. (2016). El rol de la argumentación en el pensamiento crítico y en la escritura epistémica en biología e historia: aproximación a partir de las representaciones sociales de los docentes. Alpha. 43, 39-55. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012016000200004

Figueroa Céspedez, I., Pezoa Carrasco, E., Elias Godoy, M., y Díaz Arce, T. (2020). Habilidades de Pensamiento Científico: Una propuesta de abordaje interdisciplinar de base sociocrítica para la formación inicial docente. Revista de estudios y experiencias en educación. REXE. 19(41), 257-273. https://doi.org/10.21703/rexe.20201941figueroa14

Grijalba Bolaños, J. (2020). Colombia y su perspectiva educativa: un acercamiento al pensamiento sociocrítico desde las ciencias sociales. Mendive. Revista de Educación, 18(4), 954-972. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962020000400954&lng=es&tlng=es

León Díaz, F., Duque Bedoya, E., y Escobar Ibarra, P. (2018). Estrategias de formulación de preguntas de calidad mediadas por realidad aumentada para el fortalecimiento del pensamiento científico. Revista Mexicana de Investigación Educativa. 23(78), 791-815. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662018000300791&lng=es&tlng=es

López Cano, J. L. (1990). Métodos e hipótesis científicos. México: Trillas. https://etrillas.mx/libro/metodo-e-hipotesis-cientificos_1355

Medina Peña, R., Machado López, L., Vivango Vargas, G. (2018). Pensamiento crítico: evolución y desarrollo. Editorial Universo Sur. http://catalogo.reduniv.edu.cu/items/show/37588

Núñez López, S., Ávila Palet, E., y Olivares Olivares, S. (2017). El desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes universitarios por medio del Aprendizaje Basado en Problemas. Revista iberoamericana de educación superior. VIII(23), 84-103. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722017000300084

Perico Riveros, M., Roncancio, L. D., Pardo, H. C. (2007). El pensamiento crítico de los estudiantes de la facultad de ingeniería de la Universidad Libre. Repositorio Institucional Unilibre. https://hdl.handle.net/10901/10099

Posso Martínez, R.R., Montoya Rivera, J., Cuadréns Villalón, A.M. (2018). La formación del pensamiento científico de los estudiantes: una visión interdisciplinaria lógico-epistémica-pedagógica. Maestro y Sociedad, 15(3), 500-512. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/4077

Rodríguez, A., López, A., Carrillo, C., Fajardo, C., Salgado, G., Méndez, I., Rodríguez López, J., Montoya Farfán, J., Torres Ardila, J.C., Quimbay, L.R., Escobar Sierra, L., Jiménez, M.I., Cepeda, M., González de Rueda, M., Pinilla, M. R., Ruiz Aguilar, M., Venera de la Hoz, M., Pacheco, M. M., Salamanca López, O. H., Sánchez Pabón, Y. (2012). Desarrollo del pensamiento científico en la escuela. Proyecto Innovación en Formación Científica Bogotá: Editorial Jotamar Ltda. http://www.idep.edu.co/sites/default/files/libros/Desarrollo%20del%20pensamiento%20cient%C3%ADfico%20en%20la%20Escuela.pdf

Rojas Caballero, G. B. (2017). El obstáculo epistemológico y el pensamiento crítico. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. 13(2), 305-320. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6246946.pdf

Sánchez Peláez, H. (2013). Desarrollo de la actitud y el pensamiento científico en niños y niñas de uno a diez años. SAWI. 1(01). https://revistas.unitru.edu.pe/index.php/RSW/article/view/257

Solana Ruiz, J.L. (2019). El pensamiento complejo de Edgar Morin en acción, algunos ejemplos. Gazeta de Antropología. 35(2), http://www.gazeta-antropologia.es/?p=5396