Problemas e desafios no ensino da escrita jornalística

Main Article Content

José Luis Férez Vergara
Adriam Camacho Domínguez

Resumo

Este artigo analisa o problema que os estudantes de jornalismo têm de escrever, em relação às disciplinas que têm uma carga horária elevada para realizar trabalhos práticos de redação, a fim de aperfeiçoar os diferentes gêneros jornalísticos, tais como: a notícia, a reportagem, a entrevista, a crônica e o comentário. O artigo aborda o caso de estudantes do sétimo semestre da carreira de Jornalismo da Universidade Leiga "Vicente Rocafuerte" de Guayaquil, no período acadêmico 2019-2020. Foi aplicada uma metodologia de pesquisa mista, descritiva, explicativa e longitudinal que incluiu o levantamento e autoavaliação e testes de conhecimento sobre a aplicação de regras ortográficas, sinais de pontuação, semântica, entre outros aspectos fundamentais que um aluno deve saber para aplicar corretamente a técnica de redação jornalística. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos registra deficiências na escrita devido à falta de domínio e conhecimento das regras ortográficas, problemas de sintaxe, coerência, clareza e precisão na elaboração de textos jornalísticos. Concluiu-se que existem problemas de forma e conteúdo com os quais os professores têm que lidar e devem encontrar estratégias de ensino para mitigar esse problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Férez Vergara, J. L., & Camacho Domínguez, A. (2022). Problemas e desafios no ensino da escrita jornalística. Mendive. Revista Educação, 20(2), 632–641. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2803
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

José Luis Férez Vergara, Universidad Laica Vicente Rocafuerte de Guayaquil

PhD en Ciencias de la Educación, Profesor Titular de la carrera de Periodismo, Facultad de Ciencias Sociales y Derecho, Universidad Laica Vicente Rocafuerte de Guayaquil.

Adriam Camacho Domínguez, Universidad Laica Vicente Rocafuerte de Guayaquil

PhD en Ciencias Históricas. Profesor Titular de la carrera de Periodismo, Facultad de Ciencias Sociales y Derecho, Universidad Laica Vicente Rocafuerte de Guayaquil.

Referências

Aguinaga, E. d. (2000). Nuevo concepto de Redacción Periodística. Estudios sobre el mensaje periodístico (UCM), (6), 307-325. Disponible en: https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/download/ESMP0000110307A/12950/

Arrieta de Meza, B y Meza, R. (2000) Algunas estrategias para el mejoramiento de la lectura y de la redacción en estudiantes universitarios de recién ingreso. Revista Investigación y Postgrado. 15(1), Universidad Pedagógica Experimental Libertador.

Campbell Wilcox, K., Yagelski, R., & Yu, F. (2014). The nature of error in adolescent student writing. Reading and Writing, 27(6), 1073-1094. Disponible en: doi:10.1007/s11145-013-9492-x

Carratalá, F (2006) La enseñanza integrada de la ortografía y el vocabulario en la Enseñanza Secundaria. Material didáctico. Comunidad de Madrid. Disponible en: http://www.madrid.org/bvirtual/BVCM001663.pdf

Carlino, Paula (2005). Escribir, leer, y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. Disponible en: https://www.aacademica.org/paula.carlino/3.pdf

Cortina Savigne, Y. A. (2021). Perífrasis verbales vs. redacción periodística. ISLAS, 63(200), Pp. 122129. Recuperado a partir de https://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/1202

Dimángano, P. y Delgrosso, A. (2016) La disortografía en universitarios: estudio descriptivo de la actitud y opinión de los docentes. Revista da UIIPS, 4(4), p1-13. Disponible en: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/download/14455/10842

Figueredo, L. A. L. (2021). Enseñanza aprendizaje de la redacción de textos expositivos: Una experiencia. (Original). Roca. Revista científico - educacional de la provincia Granma, 17(2), 490-506. Disponible en: https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/2394/4671

Lemos, L. L. (2000). Redacción y Estilo Periodístico. En: Colecci6n MONOGRAFIAS CIESPAL, Volumen No. 10, ISBN-9978-55-0Q4-S, Primera Edici6n, Ediciones CIESPAL. Disponible en: https://biblio.flacsoandes.edu.ec/libros/digital/46577.pdf

Ministerio de Educación de Ecuador. (2016). Lengua y Literatura. Ecuador: Ministerio de Educación. Disponible en: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/03 /LENGUA.pdf

Morales, Ó. y Hernández, L. (2004) Estudio descriptivo del uso de la ortografía de los estudiantes universitarios de nuevo ingreso. Kaleidoscopio, 1(2), 151-159. Disponible en: http://www.saber.ula.ve/handle/123456789/16499

Parratt, S., Paniagua, P. y Abejón, P. (2017) Manual práctico de redacción periodística. España: EDITORIAL SÍNTESIS, S. A., ISBN: 978-84-9077-451-9. Disponible en: https://www.sintesis.com/data/indices/9788490774519.pdf

Rodríguez, J. (2001). Errores comunes en el lenguaje periodístico. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 0(76), 53 - 53. Disponible en: doi: https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i76.490

Ríos Laborde, Y. (2021). Particularidades de la oración subordinada en español. Su incidencia en la redacción periodística. ISLAS, 63(200), 112-121. Disponible en: https://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/1200

Suárez Ramírez, S., Suárez Muñoz, Á., Guisado Sánchez, I., & Suárez Ramírez, M. (2019). La ortografía en el ámbito universitario: una realidad que exige la reflexión del alumnado y la implicación del profesorado. Didáctica. Lengua y Literatura, 31, 135-145. Disponible en: https://doi.org/10.5209/dida.65945

Velázquez Avila, K. M., & Santiesteban Naranjo, E. (2021). La evaluación de la competencia gramatical: una experiencia desde el proceso de enseñanza-aprendizaje. Sinergia Académica, 4(3), 19-33. Disponible en: https://doi.org/10.51736/sa.v4i3.59

Zavala González, H. D., & Corona González, M. V. (2010). Importancia de las características y funciones presentes en el lenguaje periodístico de los medios impresos de Maracaibo. Revista de Ciencias Sociales, 16(1), 21-27. Disponible en: https://bit.ly/3IxQKfJ