Do universo da arte-ciência. Unidade e divergências no ambiente universitário

Main Article Content

Mara Lioba Juan-Carvajal

Resumo

As posições sobre o vínculo entre arte e ciência são díspares. Os pontos de vista estão fundamentalmente relacionados à área do conhecimento a partir da qual é investigado. Um estudo em que se combinam métodos analítico-sintéticos, análise documental, discussão e revisão e triangulação metodológica, aplicados em 40 teses e 11 professores, leva a conclusões em que a unidade "necessária" entre arte e ciência, especialmente em contexto educacional , independentemente das contradições que surgem quando a formação do artista profissional enfrenta processos de avaliação externa com vistas ao credenciamento de um programa. Nesse sentido, formula-se como objetivo: apresentar posicionamentos diversos sobre a relação arte-ciência, a partir de uma reflexão em que essa relação seja defendida como uma universalidade no contexto educacional, a partir da evolução histórica e da identidade de qualidades, não No entanto, há aspectos contraditórios em sua manifestação. Como resultado, identificam-se aspectos divergentes e universais da relação arte-ciência enquadrada no contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Juan-Carvajal, M. L. (2022). Do universo da arte-ciência. Unidade e divergências no ambiente universitário. Mendive. Revista Educação, 20(1), 239–254. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2801
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Mara Lioba Juan-Carvajal, Universidad Autónoma de Zacatecas "Francisco García Salinas"

Doctora en Ciencias sobre Arte por el Instituto Superior de Artes, Universidad de las Artes de La Habana, Cuba. (2012) Doctora en Historia, por la Universidad Autónoma de Zacatecas, México (2005) Master en Filosofía e Historia de las Ideas, por la Universidad Autónoma de Zacatecas, (1997) Licenciada en Música con especialización en viola por el Instituto Superior de Artes, Universidad de las Artes (1987) bajo la tutoría de la violista y pedagoga rusa-americana Viera Borísova. Actualmente es Docente-investigador de Tiempo Completo en la Unidad Académica de Artes, UAZ, Perfil PRODEP y Miembro del Sistema Nacional de investigadores (SNI)-Nivel I, México.

Referências

Barce, R. (1979). Prólogo.En: A. Shoenberg. Tratado de Armonía (pp. V-XXII). Traducción Barce. Madrid: Real Música.

Chacón, L.Y. (2019). Cuerpo y/en movimiento: una alternativa semioestética para su análisis dancístico. Universidad de las Artes: Cuba.

Duque, K. (2017), En perspectiva: Oscar Niemeyer. Chile: ArchDaily. https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/758954/oscar-niemeyer-en-perspectiva

Fargas, J. (2020). El encuentro del arte, la ciencia y la tecnología. Razón y Palabra,(65). http://razonypalabra.org.mx/N/n65/actual/jfargas.html

Freitag, V. (2015). La invención del arte: Una historia cultural. Alteridades, 25(49), 129-133. Recuperado en 02 de febrero de 2022, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-70172015000100012&lng=es&tlng=es

Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología [FECYT] (2020). Metodología de clasificación de revistas de humanidades y ciencias sociales con sello de calidad. FECYT. ISBN/NIPO: e-Nipo: 831200063. https://www.fecyt.es/es/publicacion/metodologia-de-clasificacion-de-revistas-de-humanidades-y-ciencias-sociales-con-sello-de

García, D. (abril 2019). La ciencia del arte. Conferencia llevada a cabo en el ciclo Acerando la Ciencia, Universidad de Burgos y Museo de la Evolución Humana, España.

González-Cobo, R.A. (2016). El mundo en el oído. El nacimiento de la música en la cultura. Barcelona: Acantilado.

Hamann, J. (2015). La problemática interdisciplinar en las artes. ¿Son disciplinas los distintos modos de hacer? Relaciones posibles con otros ámbitos disciplinares.On the W@terfront, 34(1), 5–15. Retrieved from https://revistes.ub.edu/index.php/waterfront/article/view/18830.

Hernández, I. (2013). La creación artística y su relación con la investigación y la innovación. En: La Investigación en la Pontificia Universidad Javeriana. XII Congreso, Colombia.

Hirsch, A., & Navia, C. (2019). Articulaciones diversas entre las labores de investigación y de docencia según los académicos de posgrado de la UNAM. Perfiles Educativos, 41 (163), 8-20. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982019000100011

Leongómez, J.D. (2015). La música como objeto de estudio científico: consideraciones en torno a la musicalidad y el origen de la música. Pensamiento, Palabra y Obra, (13), 77-86. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5271131

Martínez, O. (2005). La tradición en la enseñanza de las artes plásticas. El Artista, (2),19-27. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87400203

Moya, A. (2018). La ciencia y el arte desde la perspectiva de la transevolución. Arbor, 194(790). https://doi.org/10.3989/arbor.2018.790n4002

Philippou, S. (2013). El modernismo radical de Oscar Niemeyer. Arquitectura y Urbanismo, 34(2), 5-26. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-58982013000200002

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico [REDIB] (2020). Ranking de Revistas REDIB. https://www.redib.org/Ranking/revistas.

Rodríguez, J.M. (2007). De musas y sirenas. Apuntes sobre música y psicoanálisis. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 9(2), 85-92. https://www.redalyc.org/pdf/802/80290206.pdf

Salgado, J. & eDalagna, G. (2020). Un modelo de investigación artística. Cahier de Investigación Artística 3. Editorial UA, Editora Universidad de Aveiro. https://ria.ua.pt/bustream/10773/28268/1/ESP_3er_Cahier_Un-modelo-de-investigacion-artistica.pdf

Schawanitz, D. (2004). La cultura. Todo lo que hay que saber. México: Taurus.

Secretaría General de ISO (2015). Norma Internacional ISO 9000, 4 edición,V1. Suiza. http:///www.iso.org/obp/ui/es/#iso:std:iso:9000:ed-4:v1:es

Veciana, S. (2004). La intersección arte, ciencia y tecnología como campo de conocimiento y de acción. Facultad de Bellas Artes, Universidad de Barcelona, España. https://www.academia.edu/24929290/LA_INTERSECCI%C3%93N_ARTE_CIENCIA_Y_TECNOLOG%C3%8DA_COMO_CAMPO_DE_CONOCIMIENTO_Y_DE_ACCI%C3%93N