Retomada das aulas em populações rurais durante a pandemia: um estudo de caso na costa equatoriana

Main Article Content

Leonardo Rodrigo Choez Baque
Ignacio Loor

Resumo

O objetivo do artigo é descrever as práticas que surgiram durante a pandemia de COVID-19, para retomar as aulas em uma escola rural na costa equatoriana. A pesquisa se concentra em um estudo de caso com alunos do ensino fundamental básico de Ciências Naturais no cantão de Jipijapa. O foco do estudo é qualitativo-etnográfico, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados ao longo de seis meses, por meio de entrevistas em profundidade, estudos focais, mapeamento colaborativo e observação de campo. Os resultados mostram que o sistema educacional equatoriano carece de planos de contingência que abordem as interrupções nos processos educacionais. Isso é mais relevante para territórios rurais, onde o acesso à internet e a mobilidade são particularmente restritos. Fica evidente também que os conteúdos para o ensino de Ciências Naturais eludem informações do contexto dos alunos, o que evita a educação situacional e limita as possibilidades de se alcançar uma aprendizagem significativa. O estudo conclui que o sistema educacional nacional requer planos de contingência para enfrentar crises futuras, dados suficientes para caracterizar os alunos de acordo com o contexto em que estão inseridos e conteúdos que facilitem o treinamento situacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Choez Baque, L. R., & Loor, I. (2022). Retomada das aulas em populações rurais durante a pandemia: um estudo de caso na costa equatoriana. Mendive. Revista Educação, 20(2), 464–477. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2710
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Ignacio Loor, Universidad San Gregorio de Portoviejo

PhD en Geografía Humana por la Universidad de Manchester, Reino Unido.  Es investigador en urbanismo y desarrollo sostenible. Sus áreas de interés son infraestructura de asentamientos informales, el contexto social del aprendizaje, infraestructura verde y transición hacia carbono cero neto. Actualmente es Jefe de Investigación de la Universidad San Gregorio de Portoviejo, Ecuador.

Referências

Annessi, G. J., & Acosta, J. I. (2021). La educación rural en tiempos de COVID-19. Experiencias de continuidad pedagógica en las escuelas primarias de Maipú, provincia de Buenos Aires, Argentina. Revista Iberoamericana de Educación, 86(1), 43-59. Disponible en: https://doi.org/10.35362/rie8614145

Estupiñan, A. V. (2019). Análisis de la Situación Actual del Servicio Público de Telefonía Fija frente al Servicio de Telefonía Móvil en el Ecuador. INGENIO, 1(2), 31-54. Disponible en: https://revistadigital.uce.edu.ec/index.php/INGENIO/article/view/1628

Galati, F., & Bigliardi, B. (2019). Industry 4.0: Emerging themes and future research avenues using a text mining approach. Computers in Industry, 109, 100-113. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.compind.2019.04.018

Garay Núñez, J. R. (2021). Representaciones sociales de las competencias docentes en entornos virtuales de aprendizaje en tiempos de pandemia. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(2). Disponible en: https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i2.2551

Khan, G. F., & Wood, J. (2015). Information technology management domain: Emerging themes and keyword analysis. Scientometrics, 105(2), 959972. Disponible en: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1712-5

Lorca Marín, A. A., & Renata Alvarado, D. A. (2020). El contexto en el aprendizaje de las ciencias, ¿de quién y para qué? En C. A. Monge Madriz (Ed.), Libro de Memorias XII Festival Internacional de Matemáticas (pp. 30-37).

Mellado Hernández, M. E., & Chaucono Catrinao, J. C. (2015). Creencias pedagógicas del profesorado de una escuela rural en el contexto mapuche. Actualidades Investigativas en Educación, 15(3). Disponible en: https://doi.org/10.15517/aie.v15i3.20924

Pozas, M. de los A., Estrada Saavedra, M., Colegio de México, & Centro de Estudios Sociológicos. (2016). Disonancias y resonancias conceptuales: Investigaciones en teoría social y su función en la observación empírica. Colegio de Mexico. ISBN: 978-607-628-122-2. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/10.2307/j.ctt21h4z74

Ribadeneira Cuñez, F. M. (2020). Estrategias didácticas en el proceso educativo de la zona rural. Revista Conrado, 16(72), 242-247. Disponible en: http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v16n72/1990-8644-rc-16-72 -242.pdf

Silva, A. (2014). El aprendizaje significativo vivencial en las Ciencias Naturales. Revista Electrónica EduSol, 14(49), 1-13. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475747190001

Valero-Cedeño, N., Castillo, A., Rodríguez, R., Padilla, M., & Cabrera, M. (2020). Retos de la educación virtual en el proceso enseñanza aprendizaje durante la pandemia de COVID-19 . Dom. Cien., 6(4), 1201-1220. Disponible en: https://doi.org/10.23857/dc.v6i4.1530

Vivanco-Saraguro, A. (2020). Teleducación en tiempos de COVID-19: Brechas de desigualdad. CienciAmérica, 9(2), 166. Disponible en: https://doi.org/10.33210/ca.v9i2.307

Wyatt, A. (2018, junio 26). Generating a Count of Word Occurrences (Microsoft Word). Disponible en: https://word.tips.net/T001833_Generating_a_Count_of_Word_Occurrences.html

Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and methods. SAGE Publications Inc. Disponible en: https://us.sagepub.com/en-us/cab/case-study-research-and-applications/book250150