A relação escola-família-comunidade no caso da evasão escolar: análise do discurso no Ensino Médio

Main Article Content

Laura Rocio Ruiz González
Paola Margarita Chaparro Medina
Dina Elizabeth Cortes Coss

Resumo

A diminuição da matrícula feminina no ensino médio no México é um problema influenciado por diversos fatores que intervêm nas relações interpessoais das mulheres em todas as facetas de suas vidas. Essa evasão escolar tem sua origem em causas dependentes do sexo do aluno. O objetivo deste artigo é demonstrar que a fala recebida em casa e na escola estabelece a diferença de gênero, também expor a influência que esta exerce sobre a evasão escolar. Para tanto, utilizou-se o método de análise crítica do discurso, que possibilitou rotular, catalogar e analisar as falas dos palestrantes. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que os alunos que abandonaram esse nível acadêmico abandonaram a escola, principalmente durante os primeiros semestres do ensino médio. Entre os principais motivos estão fatores econômicos, familiares e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ruiz González, L. R., Chaparro Medina, P. M., & Cortes Coss, D. E. (2021). A relação escola-família-comunidade no caso da evasão escolar: análise do discurso no Ensino Médio. Mendive. Revista Educação, 19(3), 909–919. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2559
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Laura Rocio Ruiz González, Universidad Autónoma de Chihuahua

Estudiante del Doctorado de Educación Artes y Humanidades

Paola Margarita Chaparro Medina, Universidad Autónoma de Chihuahua

Docente de tiempo completo de la Universidad Autónoma de Chihuahua

Dina Elizabeth Cortes Coss, Universidad Autónoma de Nuevo León.

Docente de tiempo completo de la Universdidad Autónoma de Chihuahua

Referências

Althusser, L. (1988). "Filosofía-Ideología-Política" y "El antihumanismo teórico de Marx", en Filosofía y Marxismo. Entrevista por Fernanda Navarro. México, Siglo XXI.

Bonder, G. (2017), "Infancia, Ciencia y Tecnología: un análisis de género desde el entorno familiar, educativo y cultural"

Bourdieu, P., (1998). La distinción. Criterio y bases sociales del gusto.

Carrillo, I. (2017). Los nudos del género. Apuntes para la formación ética de educadoras y educadores. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 6(2). https://revistas.uam.es/riejs/article/view/8590

CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) (2019), Panorama Social de América Latina 2018 (LC/PUB.2019/3-P) Santiago.

Curieses, P. (2017). Por una escuela inclusiva. Las fronteras del género. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 6(2). https://revistas.uam.es/riejs/article/view/8592

Larrañaga, I. (2013). El trabajo reproductivo o doméstico 4 20013 San Sebastián. Guipúzcoa. España.

Larrañaga, O. (2014), "Trayectorias educacionales e inserción laboral en la enseñanza media técnico profesional".

Martínez, I. & Ramírez, G. (2017). Despatriarcalizar y descolonizar la educación. Experiencias para una formación feminista del profesorado. Revista Internacional Organización Panamericana de la Salud, Fondo de Población de las Naciones Unidas, Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. Acelerar el progreso hacia la reducción del embarazo en la adolescencia en América Latina y el Caribe. Washington DC: OPS, UNFPA, Unicef (2018) Disponible en: https://www.unicef.org/lac/informes/acelerarel-progreso-hacia-la -reducci%C3%B3n-del-embarazo-adolescente-enam%C3%A9rica-latina-y-el

Pini, M. E. (2013). El análisis crítico del discurso (ACD). Aspectos teóricos y metodológicos en la investigación de políticas educativas. En C. Tello (comp.) Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 69-90). Mercado de Letras-UNTREF.

Silva Fernández, (2018). Grupo focal y análisis de contenido en investigación cualitativa. Index de Enfermería, 24(1-2), 71-75. https://dx.doi.org/10.4321/S1132-12962015000100016

Van Dijk, T. (1996). "Discourse, power and access". Texts and Practices. Eds. Caldas-Coulthard, C.R. y M. Coulthard. Londres: Routledge. 84-104.