Trabalho independente na formação do Licenciatura em Direito

Main Article Content

Jorge Félix Gual Ramos
Elia Mercedes Fernández Escanaverino
Eldis Román Cao

Resumo

O Ministério de Educação Superior de Cuba passa por um processo de atualização e aperfeiçoamento de seu sistema de formação. O projeto Fortalecimento das Ciências da Educação da Universidade de Sancti Spíritus "José Martí Pérez" tem apontado dificuldades na formação de Licenciados em Direito, visto que a articulação do trabalho autônomo ao processo de ensino-aprendizagem ainda é insuficiente. O objetivo deste artigo é apresentar uma estratégia de aprendizagem para que estudantes universitários possam utilizar o trabalho autônomo em sua formação como Bacharel em Direito. O método utilizado é o critério do censo. O modelo utilizado é o estudo de caso, uma vez que uma amostra específica é analisada no curso de graduação em Direito. Esta é uma investigação baseada na análise de dados qualitativos e quantitativos. Os qualitativos na forma de observações participativas e os quantitativos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, seu estudo e descrição da documentação. O artigo apresenta o trabalho independente como estratégia de aprendizagem que permite aprimorar a formação do Licenciado em Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gual Ramos, J. F., Fernández Escanaverino, E. M., & Román Cao, E. (2021). Trabalho independente na formação do Licenciatura em Direito. Mendive. Revista Educação, 19(3), 715–731. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2338
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Jorge Félix Gual Ramos, Empresa de Servicios Legales de Sancti Spíritus

Licenciado en Derecho.  Master en Ciencias de la Educación, Doctorando en Ciencias Pedagógicas, Profesor Instructor Adjunto del Departamento de Derecho de la Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez"

Elia Mercedes Fernández Escanaverino, Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez"

Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesora Titular de la Universidad de Sancti Spíritus ´´José Martí Pérez ´´, Coordinadora de la Escuela doctoral.

Eldis Román Cao, Universidad Técnica de Manabí

Doctor en Ciencias.

Referências

Addine Fernández, F. (2004). Didáctica: Teoría y Práctica. La Habana: Pueblo y Educación.

Arias-Gómez J, Villasís-Keever MÁ, Miranda-Novales MG. (2016) El protocolo de investigación III: la población de estudio. Rev Alerg Méx., 63(2), 201-206. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=486755023011

Blanco Pérez, A., & Recarey Fernández, S. (1999). Acerca del rol profesional del maestro. La Habana: ISPEJV.

Gutiérrez Pérez, R. (2005). Los estudios de casos: Una opción metodológica para investigar la educación artística. En: Investigación en educación artística/: temas, métodos y técnicas de indagación sobre el aprendizaje y la enseñanza de las artes y culturas visuales, ISBN 84-338-3690-0, págs. 151-174, https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2166238

Macías Mozqueda, E. Y. (2012). Significado de las prácticas profesionales: La experiencia de un grupo de alumnos de nutrición de la Universidad Guadalajara Lamar. Revista Iberoamericana de Educación, 59(Extra 3), 7. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5894016

Ministerio de Educación Superior. (2018). Resolución No. 2 "Reglamento de Trabajo Docente y Metodológico de la Educación Superior". La Habana: MES

Ortíz Guerra, J. G., Acosta Ávila, A., & Noguera Matos, J. L. (2020). Modelo didáctico de dinámica del proceso de enseñanza-aprendizaje de la Física en la educación preuniversitaria. Roca. Revista científico-educacional de la provincia Granma, 16, 258-271. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/1457

Portillo Torres, M. C. (2017). Educación por habilidades: Perspectivas y retos para el sistema educativo. Revista Educación, 4, 118-130. https://doi.org/10.15517/revedu.v41i2.21719

Rodríguez Rodríguez, A., Ponce Zavala, C. V., Pibaque Pionce, M. S., Solorzano Solarzano, S. E., Macías Parrales, T. M., Vélez Mejía, R. M., & Cañarte Ávila, J. W. (2019). Relaciones de las categorías pedagógicas en función del aprendizaje óptimo. Editorial Área de Innovación y Desarrollo,S.L. http://doi.org/10.17993/DideInnEdu.2019.47

Román Cao, E. (2013). Evolución histórica del concepto de trabajo independiente. Educación y educadores, 16(1), 10. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5468368

Román-Cao, E., & Herrera-Rodríguez, J. I. (2010). Aprendizaje centrado en el trabajo independiente. Educación y Educadores, 13(1), https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/1623

Schunk, D. H. (1991). Learning theories. An educational perspective. McMillan.

Toledo Rodríguez, O. del C., De Aparicio, X., & Florez Barzola, W. J. (2017). El trabajo independiente en la asignatura Contabilidad de costos de la carrera de Ingeniería en Gestión Empresarial. Universidad y Sociedad, 9(4), 19-26. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202017000400003

Valdivia Cachón, D., Montes de Oca Recio, N., & Amayuela Mora, G. (2019). Las tareas de aprendizaje contextualizadas y el desarrollo de la motivación. Revista científica Olimpia, 16(54), 188-205. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/717

Varela-de-Moya, H. S., García-González, M. C., Menéndez-Parrado, A. L., & García-Linares, G. (2017). Las estrategias de enseñanza aprendizaje desde la asignatura "Análisis Químico Alimentos I". Revista Cubana de Química, 29(2), 266-283. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2224-54212017000200008&lng=es&nrm=iso