Bases metodológicas para uma prática de campo integradora através do uso do ExeLearning

Main Article Content

Mikel Moreno Hernández
Yamilet López Felipe
Jose Alberto Fernández Pérez

Resumo

A formação de professores tem sentido a necessidade de avançar para a aplicação de ferramentas digitais para se conseguir uma aprendizagem melhor adaptada à modernidade. Contudo, os cenários educacionais mudaram e tornou-se necessário reforçar uma interação adequada entre conteúdos educacionais, tecnologia educacional e os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho tinha como objetivo distinguir as bases metodológicas que permitem integrar o software ExeLearning nas práticas de campo que são levadas a cabo na carreira de Bacharel em Educação (Geografia). A investigação de ação foi utilizada como um desenho de investigação qualitativa e o principal resultado é a base metodológica para a introdução do software, com a possibilidade de ser alargado a outras ferramentas informáticas semelhantes e o desenho da prática de campo nas suas três fases, considerando a utilização do software ExeLearning. A investigação deixou claro o potencial formativo da prática de campo para integrar o desenvolvimento de competências para a utilização da tecnologia a fim de resolver problemas profissionais da carreira, refletindo simultaneamente o valor de uma visão pedagógica para promover a utilização eficiente de ferramentas informáticas no contexto em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Moreno Hernández, M., López Felipe, Y., & Fernández Pérez, J. A. (2021). Bases metodológicas para uma prática de campo integradora através do uso do ExeLearning. Mendive. Revista Educação, 19(1), 137–151. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2189
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografias Autor

Mikel Moreno Hernández, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas

Profesor de Geografía Regional de la Universidad Central Marta Abreu de Las Villas. Profesor auxiliar y Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Yamilet López Felipe, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas

DrC Pedagógicas. Licenciada en Educación. Geografía.Profesora asistente . Profesora de Geografía General

Jose Alberto Fernández Pérez, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas

Master en Didáctica de la Geografía. Profesor de Geografía Económica. Profesor Auxiliar

Referências

Akçayýr, M., & Akçayýr, G. (2017). Advantages and challenges associated with augmented reality for education: A systematic review of the literature. Educational Research Review, 20, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2016.11.002

Arias, J., Gómez, J. & Martínez, E. (2016). La interpretación del paisaje de los humedales como recurso didáctico para la Geografía. En Nativos digitales y Geografía en el siglo XXI. Educación geográfica y sistemas de aprendizaje. Alicante: Grupo de Didáctica de la geografía de la AGE, 441 -452. https://doi.org/10.14198/2016-nativos-digitales-y-geografia.

Arias, J. A. (2019). Uso del exelearning, aplicación de contenidos digitales y su relación con el proceso de aprendizaje en la Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión 2017. EPIGMALIÓN, 1(2), Article 2. http://revistas.unjfsc.edu.pe/index.php/EPIGMALION/article/view/540

Cabero, J., & Barroso, J. (2016). The educational possibilities of Augmented Reality. Journal of New Approaches in Educational Research, 5(1), 44-50. https://doi.org/10.7821/naer.2016.1.140

Chiang, T. H. C., Yang, S. J. H., & Hwang, G. J. (2014). An Augmented Reality-based Mobile Learning System to Improve Students' Learning Achievements and Motivations in Natural Science Inquiry Activities. Journal of Educational Technology & Society, 17(4), 352-365. https://www.scirp.org/(S(351jmbntvnsjt1aadkposzje))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=2351482

Crespo, J. M., & Rodríguez, A. (2019). Las tecnologías de información geográfica y su contribución al desarrollo de la competencia digital docente. El uso didáctico del visualizador Iberpix. La reconfiguración del medio rural en la sociedad de la información: nuevos desafíos en la educación geográfica, 2019, ISBN 978-84-120945-6-5, págs. 639-649, 639-649. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7513582

Gómez, I. M. (2010). Análisis del paisaje físico y humano de la provincia de Alicante: Google Earth como herramienta docente en las clases de Geografía. GeoGraphos. Revista Digital para Estudiantes de Geografía y Ciencias Sociales, 1(1), 1-26. https://doi.org/10.14198/GEOGRA2010.1.01

González, A. H., & Vallejo, A. E. (2019). Exelearning: Potencialidades para la creación de REA. I Workshop sobre Prácticas Educativas Abiertas (WPEA) (3 al 5 de abril de 2019). http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/81176

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación Quinta Edición. México: Editorial Mac Graw Hill Interamericana Editores S. A.

Martí, J.; Seguí, D. y Seguí, E. (2019). El uso de la gamificación en la enseñanza del emprendimiento: una revisión de la literatura. En INNODOCT/18. International ConferenceonInnovation, Documentation and Education. Editorial UniversitatPolitècnica de València. 605-614. https://doi.org/10.4995/INN2018.2018.8818

Martín, J., & Vázquez, M. L. (2017). El uso del dron (drone) como recurso didáctico en geografía: Experien…. VIII Congreso Ibérico de Didática de Geografía, Lisboa. https://issuu.com/juan_martin_martin/docs/1_b._el_uso_del_dron__drone__como_r

Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de estudio E.: Licenciatura en Educación: Geografía. MES. https://www.mes.gob.cu/es/

Sebastiá, R., & Tonda, E. M. (2017). La imagen virtual de Andalucía en el mundo: Análisis y evaluación de páginas web. Enseñanza y aprendizaje de la Geografía para el siglo XXI, 2017, ISBN 978-84-16724-47-5, págs. 201-221, 201-221. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5898881

Sebatián, M. & De Miguel, R. (2017). Educación geográfica 2020: Iberpix y Collector for ArcGIS como recursos didácticos para el aprendizaje del espacio. Didáctica Geográfica, 18, 231 246. https://didacticageografica.age-geografia.es/index.php/didacticageografica/article/view/391

Turan, Z., Meral, E., & Fevzi Sahin, I. (2018). The impact of mobile augmented reality in geography education: Achievements, cognitive loads and views of university students. Journal of Geography in Higher Education, 42(3), 427-441. https://doi.org/10.1080/03098265.2018.1455174