Comparação de competências cidadãs em alunos de Bacharelato em Educação Física

Main Article Content

Jayson Bernate
Brayan Bejarano
David Cardozo

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar as competências de cidadania dos alunos do Bacharelado em Educação Física da Corporação Universitária "Minuto de Dios" do primeiro e último semestres. Para isso, foi aplicado o questionário para medir competências de cidadania em estudantes universitários. É composto por cinco variáveis para avaliar ações (três itens), emoções (nove itens), empatia (sete itens), ambiente (sete itens) e pensamento crítico (três itens) com um alfa de Cronbach de 0,73 para a escala total. A amostra incidental consistiu em 450 alunos do primeiro e último semestre. A metodologia é quantitativa por natureza e descritiva no seu âmbito. O software SPSS foi utilizado para o estudo e a análise estatística foi realizada com técnicas estatísticas descritivas. Os achados mostraram que a variável com valores mais altos em relação à média aritmética é o ambiente; com valores intermediários estão as variáveis de ações, emoções e empatia e as médias mais baixas em relação à média aritmética foram apresentadas no variável pensamento crítico. Como conclusão, as competências cidadãs estão ligadas a diversas formas de interpretação e valorização do sentido da ação cidadã em relação à participação de forma construtiva e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Bernate, J., Bejarano, B., & Cardozo, D. (2020). Comparação de competências cidadãs em alunos de Bacharelato em Educação Física. Mendive. Revista Educação, 18(3), 647–660. Obtido de https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2049
Secção
ARTIGOS ORIGINAIS
Biografia Autor

Jayson Bernate, CORPORACIÓN UNIVERSITARIA MINUTO DE DIOS UNIMINUTO

Licenciado en Educación básica con énfasis en educación Física recreación y Deportes, Especialista en Dificultades del aprendizaje escolar, Magister en Educación, Doctor en Gerencia y Política Educativa y Doctorando en Ciencias de la Educación. Diseño aplicación y evaluación de estrategias pedagógicas dirigidas a entornos universitarios, Investigación de proyectos en el campo educativo, Líder en procesos de trabajo colectivo, Conocimiento de TICS aplicadas al ámbito educativo social, Manejo y aplicación de procesos lúdico-recreo deportivos en entornos escolares y culturales bajo el direccionamiento de las diferentes disciplinas deportivas. Amplia experiencia en asesoría de proyectos investigativos y curriculares en educación superior, manejo de plataformas moodle y blakcboard, Asesoría de prácticas pedagógicas a nivel universitario, diseño de ambientes curriculares y de aprendizaje en educación para adultos y por ciclos en las modalidades de virtual y a distancia. (Nivel B1 en Ingles según marco europeo)

Referências

Bernate, J. A., Fonseca Franco, I. P., & Castillo Forero, E. R. (2019). Impacto social del deporte y la actividad física en el ámbito escolar. Athlos: Revista internacional de ciencias sociales de la actividad física, el juego y el deporte, (16), 36-59.

Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2019). Impacto de la actividad física y la práctica deportiva en el contexto social de la educación superior. Retos, 37(37), 742-747.

Bernate, J., Fonseca, I., Betancourt Rodríguez, M. A., García, F., & Sabogal, H. (2019). Competencias ciudadanas en la educación física escolar. Acciónmotriz, (23), 90-99.

Borgobello, A., Sartori, M., & Sanjurjo, L. (2018). Concepciones de docentes sobre los estudiantes y sus prácticas pedagógicas. Educación y Educadores, 21(1), 27-48.

Calle Díaz, L. (2017). Citizenship Education and the EFL Standards: A Critical Reflection. Profile: Issues in Teachers´ Professional Development, 19(1), 155-168. https://doi.org/10.15446/profile.v19n1.55676

Fragoso Luzuriaga, R. (2015). Inteligencia emocional y competencias emocionales en educación superior ¿un mismo concepto? Revista Iberoamericana de Educación Superior, 6(16), 110-125. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2015.16.154

Gonçalves Magalhães, T., & Lopes Dalmau, M. B. (2016). A formação cidadãnas instituições de ensino superior: o delineamento das competências cidadãs a partir das publicações na América Latina e Europa. Revista Gestão Organizacional, 9(1), 4-20. https://doi.org/10.22277/rgo.v9i1.2866

Hernández-Pina, F. y Maquilón, J.J. (2010). Introducción a los diseños de investigación educativa. En S. Nieto (Ed.), Principios, métodos y técnicas esenciales para la investigación educativa (pp.109-126). Madrid: Dykinson.

Jara Concha, P., & Stiepovic Bertoni, J. (2007). Currículo por competencias en el postgrado de enfermería. Investigación y Educación en Enfermería, 25(2), 122-129.

Maussa Diaz, E., & Villareal Villa, S. (2015). Estrategias pedagógicas aplicadas al desarrollo de competencias ciudadanas en jóvenes universitarios. Opción, 31(6), 555-576.

Rodríguez, A. C., Ruíz León, S. P., & Guerra, Y. M. (2007). Competencias ciudadanas aplicadas a la educación en Colombia. Educación y Desarrollo Social, 1(2), 140-157.

Tey, A., Vilà Baños, R., & Martínez Martín, J. (2014). Competencias para el aprendizaje ético en estudiantes universitarios de enfermería y pedagogía. REDU: Revista de Docencia Universitaria, 12(1), 337.

Torres Tovar, C. del P., & Reyes Grisales, E. Y. (2015). Subjetivación en la escuela: una mirada crítica al programa de competencias ciudadanas. EDUCACIÓN Y CIENCIA, (18). https://doi.org/10.19053/01207105.5332

Urrea, P. N., Bernate, J. A., Fonseca, I., & Martínez, A. (2018). Impacto social de los graduados de la Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deporte UNIMINUTO. Educación Física y Ciencia, 20(2). https://doi.org/10.24215/23142561e050

Zambrano, E. L. (2018). Prácticas pedagógicas para el desarrollo de competencias ciudadanas. Revista electrónica de investigación educativa, 20(1), 69-82.